10 destinos nacionais para viajar nos feriadões de 2017

2017 está cheio de feriadões. Já tiveram muitos no primeiro semestre e no segundo semestre ainda tem Independência (7 a 10 de setembro), Nossa Senhora de Aparecida (12 a 15 de outubro), Finados (2 a 5 de novembro) e Proclamação da República (15 a 19 de novembro). Para ajudar vocês a se programarem, nós selecionamos 10 destinos nacionais que são possíveis conhecer em 3 ou 4 dias e que ainda têm disponibilidade de hospedagem. Tem destinos para todos os gostos. Continuar lendo 10 destinos nacionais para viajar nos feriadões de 2017


Pernambuco: ilha de Santo Aleixo, o paraíso a 30 minutos de Porto de Galinhas

Quando falei ao dono da nossa pousada em Porto de Galinhas que íamos para a ilha de Santo Aleixo, ele me disse: “Ir a Santo Aleixo é o mesmo que estar no Havaí”. Bem, não conheço ainda o Havaí, por isso, não posso validar a comparação. Mas, conhecemos o Caribe, e posso dizer que a ilha pernambucana não deve em nada às ilhas caribenhas. Tem águas mornas, calmas, cristalinas, em tons de azul, areia branquinha e coqueiros. A ilha é uma propriedade privada que fica em frente a Barra de Sirinhaém, no município de Tamandaré, a 30 minutos de carro de Porto. Fiquei sabendo da existência desse paraíso, graças a Carol Duque (do blog Idas e Vindas e Pernambucanamente), e visitamos a ilha à convite da Monteiro´s Tour, única empresa que faz o passeio de lancha de Barra de Sirinhaém a Santo Aleixo.

Ilha de Santo Aleixo, em Tamandaré
Ilha de Santo Aleixo, em Tamandaré

Continuar lendo Pernambuco: ilha de Santo Aleixo, o paraíso a 30 minutos de Porto de Galinhas


A ideia do “Vale Viagem”: trocando os presentes dos sobrinhos por viagens

Todo mundo tem lembranças de infância que nos fazem acreditar que esta é a melhor fase da vida. Aquele verão em família, os amigos da rua, as brincadeiras com os primos. Mas hoje em dia, as crianças têm cada vez menos bons momentos para recordar e mais brinquedos, eletrônicos e presentes para guardar, pois mal brincam. Fica até difícil saber o que falta elas ganharem. Foi pensando nisso, que fizemos um acordo com os nossos sobrinhos: trocar todos os presentes do ano por “Vales Viagem” e no final de tudo, fazermos uma viagem juntos. E foi o que acabamos de fazer este final de semana, em Pipa- RN, uma viagem em família, cheia de momentos divertidos e de atividades ao ar livre, que certamente eles irão lembrar por muito tempo.

Os sobrinhos, Maria, Karen (minha sobrinha mais velha) e Serginho felizes da vida em Pipa
Os sobrinhos, Maria, Karen (minha sobrinha mais velha) e Serginho felizes da vida em Pipa

Continuar lendo A ideia do “Vale Viagem”: trocando os presentes dos sobrinhos por viagens


Porto de Galinhas com crianças

No Natal, prometemos aos nossos sobrinhos, Serginho (11) e Maria Clara (8) que o presente deles seria uma viagem. Lembram? Se não, leia este post: Quer um conselho? Viaje com as crianças. A viagem que deveria ter sido de um final de semana em Pipa-RN acabou tornando-se um feriadão em Porto de Galinhas-PE. E sabe o que aconteceu? Eles não querem saber de mais outro presente ao não ser viajar! 🙂

Em quatro dias de viagem, conseguimos fazer com que as crianças nem lembrassem que existia televisão e computador. Foi lindo de ver a alegria deles a cada lugar novo que íamos e o brilho nos olhos ao nadar com os peixinhos nas piscinas naturais, o aprendizado em pouquinhos dias e amizades que fizeram com a dona da pousada, a fofíssima Maysa, e até com um casal de brasileira e indiano, os simpáticos Ana Maria e Ashwath.

Morri de rir com as perguntas que eles faziam ao indiano: “Você tem dog?”.

Com base na nossa viagem, resolvi escrever dicas de viagem a Porto de Galinhas com crianças. Lembrando que, não sou mãe sou tia. E fui com crianças maiores. Mas acho que o destino tende a agradar crianças de todas as idades.

 

Continuar lendo Porto de Galinhas com crianças


Blogagem coletiva: Retrospectiva com os 12 posts mais especiais de 2012

Olá viajantes!

O ano já está nos seus últimos dias e só tenho a agradecer. 2012 foi um ano muito especial e para mim, isso muito se deve ao Compartilhe Viagens. Fiz muitos amigos a partir do blog, que nasceu sem muitas pretensões, conheci outras realidades e tive um grato reconhecimento do trabalho que tenho feito com muito carinho. Aliás, como diria Confúcio “escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida” e O CV tem me ensinado que isto não é balela, mas é realmente possível.

Gostaria de agradecer imensamente a todos que colaboraram com este projeto, aos viajantes que me enviaram suas experiências, que para minha surpresa, foram muitos; ao mestre Antonino Condorelli, que tem cadeira cativa no blog, com sua coluna O Vagamundo, onde sempre publica seus belíssimos textos reflexivos; as empresas que apostaram no blog, como a Harabello Turismo, o Restaurante Caxangá Pipa, a Pousada Pedra Grande e o Taverna Pub. Por fim, quero agradecer a meu companheiro de vida e de viagens, que está por trás de tudo no CV, como analista de sistemas e fotógrafo nas horas vagas, Fred Santos.

Este post não é uma retrospectiva qualquer, faz parte da blogagem coletiva de fim de ano, da qual estão participando dezenas de blogs de viagens. Cada um escolheu os seus 12 posts mais especiais de 2012.

Para mim, a tarefa de escolher os melhores posts deste primeiro ano é ainda mais difícil, pois tudo foi muito especial. Como o Compartilhe Viagens não é escrito apenas por mim, resolvi dividir a seleção em seis posts de minha autoria e seis posts de viajantes colaboradores. Para não ser injusta escolhendo os melhores textos de colaboradores, pois todos foram muito importantes para o blog, vou colocar os que tiveram mais acessos e repercussão.

Os 6 posts mais especiais (escritos por Karla Larissa):

1-      Roteiro: Natal (RN) para turistas e natalenses: Escrever sobre minha cidade e com a ajuda do meu pai, Carlos Eduardo, que é guia de turismo em Natal há mais de 15 anos, foi muito especial. Mas melhor ainda, foi acompanhar a repercussão que o post teve, sendo o campeão de acessos e comentários do blog. E o seu desdobramento, que será o Rota 84 (www.rota84.com.br), um site filho do CV com conteúdo exclusivo de Natal e do Rio Grande do Norte que lançaremos em breve.

Noite de lua cheia em Natal. Foto: Canindé Soares
Noite de lua cheia em Natal. Foto: Canindé Soares

Continuar lendo Blogagem coletiva: Retrospectiva com os 12 posts mais especiais de 2012