O que não faltam em Gramado são passeios e atrações. E como muitas pessoas são encantadas pela cidade e a visitam várias vezes, o destino está sempre se reinventando e criando novidades. Um dos passeios que fizemos durante o Encontro de Blogueiros em Gramado*, que achei com uma proposta bem interessante, foi o tour Raízes de Gramado, que fizemos com a Brocker Turismo. O passeio nos leva para uma experiência na zona rural, onde a cidade começou, e conta a história dos colonos italianos e alemães.

O tour sai da Jardineira de Gramado, que fica na Av. das Hortências, e nos leva para a  Linha Nova e Linha Bonita, localidades onde o povoamento de Gramado teve início.

A Casa Centenária visitada no tour Raízes de Gramado
A Casa Centenária visitada no tour Raízes de Gramado

As paisagens no caminho são  bonitas e não demorou muito, menos de 15 minutos, e chegamos na nossa primeira parada: a Casa Centenária. Um exemplar das casas do período da chegada dos colonos, pertencente a uma família de descendentes de italianos.

A casa tem a estrutura principal toda de madeira e o porão em pedras para conservar vinhos, queijos, salames e é usado para esta finalidade ainda hoje. No quintal da casa ficam algumas ovelhas e o guia nos deu algumas espigas de milho para alimentá-las. A gente não tem acesso ao interior da casa, apenas a parte externa e o guia nos explica um pouco da história do casarão e da chegada dos colonos.

 Moinho Cavichion
Moinho Cavichion

Depois seguimos para o Moinho Cavichion, onde fomos recebidos pela Maristela, que nos conta de uma forma muito divertida a história do moinho, de como era o trabalho no campo no final do século 19 e  início do século 20, nos mostra vários utensílios de época e um pouco da história dos colonos italianos e alemães. O moinho foi construído em 1920 pelo bisavô dela, Pedro Cavichion, que veio da Itália para o Brasil aos 10 anos. 

Maristela conta a história do moinho que foi construído pelo seu bisavô
Maristela conta a história do moinho que foi construído pelo seu bisavô

Quase em frente ao moinho fica a Fábrica de Erva Mate Marcon, que também faz parte do passeio. Fomos recebidos pelo casal Marcon, que nos mostra o processo de produção artesanal da erva mate para fazer o famoso chimarrão, tão apreciado pelos gaúchos. No final, fizemos uma degustação da bebida. Na fábrica também tem uma lojinha onde são vendidas a erva mate, as cuias e bombas e outros produtos coloniais.

Ervateira Marcon
Ervateira Marcon

A quarta parada do tour é o Museu Rural Fiorezze. O seu Nelson, fundador do museu, nos recebe com muito bom humor, contando a história da criação do espaço e os objetos que ele coleciona e expõe no museu. Tem de tudo: fotos de famílias de colonos, ferramentas, relógios, telefones, rádios, máquinas registradoras e armas de várias épocas. Na propriedade tem também uma lojinha que vende suco de uva, vinhos, doces, biscoitos.

Museu Rural Fiorezze
Museu Rural Fiorezze
Fotos no Museu Rural Fiorezze
Fotos no Museu Rural Fiorezze
Pão feito no forno à lenha de Dona Zulmira
Pão feito no forno à lenha de Dona Zulmira

No final do passeio somos recebidos com música e muita comida pela família da Dona Zulmira, em um delicioso café colonial com pães feitos no forno à lenha, saborosas cucas, bolos, geleias, sucos, café. E para fechar, somos todos convidados a fazer uma roda para  cantar e dançar músicas tradicionais da região, como La bella Polenta.   

Sendo recebidos com música pela família de Dona Zulmira
Sendo recebidos com música pela família de Dona Zulmira
Todo mundo cantando e dançando La Bella Polenta
Todo mundo cantando e dançando La Bella Polenta

Gostei bastante do tour pelo contato com as famílias, que são muito receptivas, por ter a oportunidade aprender um pouco mais da história e cultura da região e por ser diferente dos passeios mais tradicionais de Gramado.

O passeio tem aproximadamente 6 horas de duração e sai de nas segunda e quintas-feiras, às 13h30 e aos sábados às 9h. Pela Brocker Turismo, o passeio custa R$ 149 por pessoa e pode ser reservado aqui: http://www.brockerturismo.com.br/passeios/tour-raizes-coloniais-de-gramado.

*O Blogueiros em Gramado foi organizado pela Francine Agnoletto, do Viagens que Sonhamos,  com a realização da Prefeitura de GramadoGramado Canela Convention & Visitors BureauBrocker Turismo e o Master Premium Gramado.

Outros blogueiros que participaram do encontro: Renata Campos, do RêVivendoViagens; Cláudia Rodrigues, do Felipe, o Pequeno Viajante; André Morato, Meu Destino; Fernanda Scafi, Tá indo pra onde?; Cris Stilben, Cris pelo Mundo; Ledinara Batista, Férias Now; Talitiane Ferreira, Mundo dos Viajantes; Thais Moura; Love and Travel.

Leia também:

Roteiro de 4 a 6 dias em Gramado e Canela

Onde ficar em Gramado-RS: review Master Premium Gramado

Quer viajar para Gramado? Confira estas promoções que encontramos para você!

Comentários