Todo mundo tem lembranças de infância que nos fazem acreditar que esta é a melhor fase da vida. Aquele verão em família, os amigos da rua, as brincadeiras com os primos. Mas hoje em dia, as crianças têm cada vez menos bons momentos para recordar e mais brinquedos, eletrônicos e presentes para guardar, pois mal brincam. Fica até difícil saber o que falta elas ganharem. Foi pensando nisso, que fizemos um acordo com os nossos sobrinhos: trocar todos os presentes do ano por “Vales Viagem” e no final de tudo, fazermos uma viagem juntos. E foi o que acabamos de fazer este final de semana, em Pipa- RN, uma viagem em família, cheia de momentos divertidos e de atividades ao ar livre, que certamente eles irão lembrar por muito tempo.

Os sobrinhos, Maria, Karen (minha sobrinha mais velha) e Serginho felizes da vida em Pipa
Os sobrinhos, Maria, Karen (minha sobrinha mais velha) e Serginho felizes da vida em Pipa

Pelo o acordo do “Vale Viagem”, durante o ano todos eles trocaram ovos da Páscoa, presentes de aniversário, Dia das Crianças e também o que deveriam ganhar no Natal pela viagem no final do ano. Para eles não ficarem simplesmente sem receber nada, decidi que os vales seriam livros e assim, cada um, Sérginho, 12 anos, e Maria, 9 anos, ganhou um livro em cada data comemorativa desta. Os livros, aliás, são o símbolo perfeito para a brincadeira, pois ler também é uma forma de viajar.

A primeira viagem que fizemos foi no início do ano para Porto de Galinhas, que contei neste post Porto de Galinhas com crianças. Mas ainda não tinha materializado a ideia do vale em si, pois como havia passado o ano de 2013 todo fora, tinha trocado a viagem apenas pelo presente de Natal. Eles gostaram tanto da experiência em Porto de Galinhas, que cobraram quando seria a próxima e foi aí que fizemos o acordo de trocar presentes por uma viagem.

Maria e Serginho em Porto de Galinhas
Maria e Serginho em Porto de Galinhas

Pela brincadeira, a viagem deveria acontecer no final do ano, depois que eles tivessem sido aprovados na escola. Mas aproveitamos o aniversário de Serginho no final de novembro e um feriadão em Natal para fazer a viagem a Pipa-RN não só com os sobrinhos, mas toda a família.

Em quatro dias teve muita praia, trilhas, contato com a natureza e brincadeiras offline. O melhor de tudo é que em Pipa, o sinal da internet pega mal, então, eles ficaram completamente desconectados e aproveitaram muito. Nos próximos dias, irei escrever alguns posts sobre os lugares que visitamos.

Fazendo trilha em Pipa
Fazendo trilha em Pipa
No Chapadão de Pipa
No Chapadão de Pipa

Com a ideia do “Vale Viagem” queremos estimulá-los a valorizarem menos o material e mais as experiências. Também temos optado por destinos de mais natureza e estilo de vida mais simples, onde eles possam ter mais brincadeiras ao ar livre, ter novas experiências e fazer amizades.

Serginho, eu, Maria, Karen e Fred de fotógrafo
Serginho, eu, Maria, Karen e Fred de fotógrafo

E, então, o que acharam da ideia do “Vale Viagem”? Que tal aderir também?

 

 


Comentários