Se eu tivesse que escolher uma palavra para descrever o nosso ano de 2017, seria surpreendente. O nosso ano pareceu narrativa de novela. Mexicana, em alguns momentos. Começou perfeito com uma viagem linda pelo Nordeste, passamos por uns percalços nos meses seguintes, depois veio uma viagem maravilhosa pela América do Sul e alguns destinos do Brasil, e encerrou com uma viagem linda pelo Rio Grande do Sul e, logo quando cheguei, descobri que não tinha viajado sozinha, mas com uma companheirinha. A nossa baby viajante que chega em 2018. Nem preciso dizer que já tô ansiosa pela chegada do próximo ano, né? Já temos, inclusive, viagens agendadas no comecinho do ano.  Mas vamos lá relembrar os destinos que visitamos este ano e compartilhar os posts que já foram publicados.

Janeiro – Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas

2017 começou com banho de cachoeira na Chapada Diamantina

Começamos 2017 com a melhor energia possível em Lençóis, na Chapada Diamantina. Saímos de Natal-RN, na última semana de dezembro, acompanhados dos meus pais, e  começamos nossa viagem de carro do Rio Grande do Norte à Bahia, relembrando a primeira viagem que fiz na vida.

Foram quase 20 dias de viagem e  4.400 km de estrada e, finalmente, pude conhecer lugares que há anos estavam na minha Bucket List Brasil, como a Chapada Diamantina (BA) e os Cânions do São Francisco (AL). Mas também passamos por Porto de Galinhas e a Ilha do Santo Aleixo (PE), Morro de São Paulo  e Boipeba (BA), Aracaju (SE), Piranhas (AL) e Maceió (AL).

Pensa numa viagem espetacular!

Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias

Aracaju (SE): dicas e roteiro para 2 dias só com atrações gratuitas

Pernambuco: ilha de Santo Aleixo, o paraíso a 30 minutos de Porto de Galinhas

Alagoas: Passeio pelos Cânions do São Francisco

3 dias em Morro de São Paulo (Bahia)

Ilha de Boipeba, Bahia: como chegar, onde ficar, praias e passeios

Janeiro – Rio Grande do Norte e Ceará

A Pousada Pedra Grande é inspirada na arquitetura e cultura holandesa

Sempre uma viagem e outra sempre aproveitamos para fazer uma viagenzinha mais curta pelo Rio Grande do Norte. Em Janeiro, voltamos a Monte das Gameleiras para Pousada Pedra Grande, que mais parece um pedacinho da Holanda no RN. E de lá, claro que esticamos para nossa querida Pipa. <3

Ah! Também demos uma escapadinha até Tibau, uma praia linda do RN, que fica quase na divisa com o Ceará, onde parentes de Fred tem casa de praia e de lá fizemos um bate-volta em Canoa Quebrada, no Ceará.

Pedra Grande: pousada em estilo holandês na região serrana do RN

Maio – Chile, Argentina e Paraguai

Com Julie e Fred, na região de Salta, Argentina

Em maio, colocamos o mochilão novamente nas costas e embarcamos em uma viagem de 40 dias pela América do Sul. Desta vez, fomos acompanhados de Julie, nossa amiga alemã, que é também nossa parceira na série Worldlust aqui no Compartilhe Viagens e na versão em inglês, o Share Journeys. Foi uma viagem de passagens espetaculares. Começamos pela capital Santiago, depois alugamos um carro, que batizamos de “Peor es Nada” e fizemos uma viagem de 10 dias pelos Lagos Andinos (mais um destino que risquei da minha Bucket List mundo). Fomos a Pucón, Isla de Chiloé, Puerto Varas e Valdívia.

Depois de retornarmos a Santiago, voamos até o Deserto do Atacama, que era praticamente o único destino que conhecíamos no Chile, mas quando fomos pela primeira vez, em 2015, pegamos o que disseram ser “a maior chuva dos últimos 50 anos” e fizemos praticamente nada. Desta vez, fizemos as pazes com o Atacama, visitamos alguns dos lugares mais lindos que o deserto nos reserva. Masss a surpresa, desta vez, ficou para o último dia, durante a viagem de ônibus para cruzar a fronteira com a Argentina. Pegamos uma nevasca, em pleno mês de maio, que resultou no fechamento na estrada por vários dias, no mesmo dia que conseguimos passar!

Por falar em Argentina, viajamos pela região de Salta por cerca de 5 dias e, que lugar impressionante. Ainda me faltam palavras para descrever as belezas desse destino. Acho que é, por isso, que ainda estou devendo posts de lá! haha Mas prometo que no início de 2018, saem.

Também está faltando publicar os posts sobre o Paraguai, que foi o único país novo que visitei este ano. Foram poucos dias de viagem e pequenos muita chuva, então, infelizmente a viagem foi prejudicada. Inclusive, viajamos até Encarnación, mas não conseguimos ver as ruínas jesuítas devido a chuva, com muitos raios e trovões. =(

Roteiro de 20 dias no Chile: Santiago, Pucón, Lagos Andinos, Isla de Chiloé e Atacama

Dicas práticas e roteiro de 4 a 6 dias em Santiago do Chile

Viagem de carro no Chile – Dicas, Custos e Roteiro de 10 dias por Pucón, região dos Lagos e Isla de Chiloé

Lagunas Escondidas – um passeio surpreendente no Deserto Atacama

Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas: passeio imperdível no Deserto do Atacama

De bicicleta pelo Deserto do Atacama – Valle de La Muerte e mirantes do Valle de La Luna

Onde ficar no Atacama – Casa Sorbac, B&B com vista para Pukará de Quitor

Junho – Foz do Iguaçu, Curitiba, Ilha Grande (RJ) e Rio de Janeiro

Com Julie, nas Cataratas do Iguaçu, lado brasileiro

Encerramos o nosso mochilão pela América do Sul, que fez parte do final da Volta ao Mundo de Julie, no Brasil! Para chegar de volta aqui, percorremos de ônibus desde o Atacama até Foz do Iguaçu, no Paraná. Foi estrada que não acabava mais. E adivinhem?  Foz também era um destino que estava na minha Bucket List Brasil, que foi riscado em 2017. E como valeu a pena esperar! Sem dúvida, as Cataratas do Iguaçu estão entre os lugares mais lindos do mundo. E, desculpem, mas também ainda não consegui publicar sobre Foz. Mas é bom porque vocês já sabem que teremos muitos posts bons em 2018.

De Foz do Iguaçu, passamos por Curitiba, que também não conhecia, depois voamos para o Rio e descansamos as mochilas neste paraíso na terra, chamado Ilha Grande! Eu disse que Ilha Grande só não tem água morninha porque, se tivesse, seria um dos lugares mais perfeitos do mundo!

Roteiro de 1 dia em Curitiba

Passeio de volta à ilha na Ilha Grande-RJ

Trilha do Morro da Urca no Rio de Janeiro

Julho – Sertão do Rio Grande do Norte

Sítio arqueológico Xique-xique, em Carnaúba dos Dantas

Aproveitamos as férias escolares do meio do ano para viajar com nossos sobrinhos, Serginho e Maria, pelo sertão do Rio Grande do Norte e eles, simplesmente, amaram conhecer lugares que são interessantíssimos, mas que, infelizmente, ainda são pouco conhecidos até mesmo pelos próprios potiguares. Visitamos o Lajedo Soledade, sítio arqueológico que fica no município de Apodi, a 340 km de Natal, e guarda pinturas rupestres que teriam entre 3 a 5 mil anos e fósseis de animais da Era Glacial.

De lá, fomos para Serra de Martins, um famoso destino de “inverno” do RN, famoso pelo seu festival gastronômico. Mas é verdade que lá faz um friozinho no meio do ano, mas só à noite porque durante o dia o calor estava intenso! Haha Martins tem uma paisagem serrana deslumbrante e também a segunda maior caverna de calcário do Brasil, chamada de “A Casa de Pedra” e foi ela que visitamos.

Outro destino cheio de atrativos turísticos do RN, porém ainda pouco explorado, que visitamos foi Carnaúba dos Dantas, onde estão os sítios arqueológicos Xique-Xique,  com pinturas rupestres estimadas em 9 mil anos; o Castelo de Bivar e o Monte do Galo.

E se você ficou surpreso em saber que no Rio Grande do Norte tem castelo. Saiba que este não é o único. Tem pelo menos outros três no estado. Um dos mais conhecidos, que visitamos nessa viagem também, é o Castelo de Zé dos Montes, construído por José Antônio Barreto (conhecido como Zé dos Montes), depois que ele teve uma visão de Nossa Senhora quando criança. Todos os posts desta viagem já estão no blog:

Lajedo Soledade (Rio Grande do Norte): sítio arqueológico e pinturas rupestres – onde o sertão já foi mar

Serra de Martins: destino para aproveitar o inverno no Rio Grande do Norte

Carnaúba dos Dantas (RN) – Sítio Arqueológico Xique-Xique, Monte do Galo e Castelo de Bivar

Rio Grande do Norte: conheça o misterioso Castelo Zé dos Montes, a 120 km de Natal

Outubro – Rio Grande do Sul

Cânion Fortaleza

Nosso ano de viagens se encerrou em outubro, quando viajei sozinha (?) para participar, junto com outros 9 blogueiros, do Encontro de Blogueiros em Gramado, destino que também não conhecia, e agora sim, posso entender porque todo mundo volta encantado de lá. Aproveitei a viagem a trabalho para riscar o último destino da minha lista sem fim de destinos dos sonhos: Cambará do Sul! Acompanhada da Renata Campos, do Rê Vivendo Viagens, conhecemos as paisagens de tirar o fôlego dos Cânions Fortaleza e Itaimbezinho. Ainda estou terminando a série sobre essa viagem, que se tornou ainda mais especial, porque no dia que voltei, descobri que a baby viajante tinha ido comigo e já tinha se aventurado um bocado! <3

Roteiro de 4 a 6 dias em Gramado e Canela

Onde ficar em Gramado-RS: review Master Premium Gramado

Onde comer e beber em Gramado e Canela

Tour Raízes de Gramado, um passeio pela zona rural e pela história dos colonos

Snowland Gramado: diversão na neve para todas as idades

Cambará do Sul, Rio Grande do Sul: quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e onde comer

Resumindo o nosso ano: consegui riscar da Bucket List Mundo, os Lagos Andinos e conheci um novo país, que foi o Paraguai (Fred já conhecia e agora conhecemos 38 países). Desta lista internacional que fiz em 2012, agora só faltam Nova Zelândia e Capadócia (Turquia). Do Brasil, consegui em um ano só 5 destinos da minha lista: Foz do Iguaçu, Serras Gaúchas, Chapada Diamantina, Cânions do São Francisco, Sertão do Nordeste (no caso, alguns destinos).  Agora só faltam: Pantanal e Bonito; Lençóis Maranhenses. =)

Os últimos meses do ano foram de descanso e cuidados do primeiro semestre da gestação, mas já no início de 2018, estou liberada para viajar e já estou contando os dias para o próximo destino. Nos acompanhem nas redes sociais e aqui no blog!