Compartilhe Viagens

O que fazer em Lençóis, cidade base para conhecer a Chapada Diamantina

A região da Chapada Diamantina é formada por 24 municípios e vários distritos. O mais turístico deles é Lençóis, base para a maioria dos visitantes da Chapada. A cidade, fundada no século 19, após a descoberta de jazidas de diamantes na região, tem o charme de suas construções históricas, uma boa estrutura de hospedagem, restaurantes e agências de viagem. Também é a mais próxima dos principais atrativos do Parque Nacional. Entre um passeio e outro, você poderá conhecer a cidade. Neste post, listei o que tem para fazer em Lençóis e outras dicas.

Rua da Baderna

Onde ficar

Lençóis tem uma boa estrutura de hospedagem, com várias opções de hotéis, pousadas e hostel. O centro histórico da cidade é pequeno, então, se hospedando nesta parte da cidade, você estará bem localizado, especialmente próximo das ruas Miguel Calmon (antiga rua da Baderna) e Almirante Barroso (antiga rua das Pedras), onde ficam a maioria dos bares, restaurantes e onde a noite acontece.

Nós ficamos no Hi Hostel Suítes por cinco noites, incluindo o Rèveillon. Em Lençóis tem dois Hi Hostel, o que ficamos foi o Suítes, que tem opção de quartos para casal com banheiro privativo e também quartos compartilhados.

Faça sua reserva no Hi Hostel Suítes Lençóis.

Os quartos têm banheiros privativos, ar condicionado, ventilador, chuveiro elétrico, tv, armários. E o café da manhã tem frutas, pães, queijos, sucos, café. O hostel também tem uma cozinha que pode ser utilizada pelos hóspedes. O ponto alto deste HI é a localização excelente, quase em frente à rua da Baderna. Também uma das proprietárias, Fernanda, é uma simpatia, e nos ajudou bastante a organizar o nosso roteiro na Chapada.

Veja outras opções de hospedagem em Lençóis e faça sua reserva.

O que fazer

Mercado de Lençóis

Como Lençóis será a base para a sua visita para a Chapada Diamantina, provavelmente, você fará muitos passeios de um dia pelos arredores e ficará na cidade por mais tempo à noite, que é também quando tudo acontece.

O centro histórico de Lençóis é pequeno, mas muito bonito, com várias construções interessantes.

Igreja de Nosso Senhor dos Passos e o Mercado

A igreja Nosso Senhor dos Passos fica do outro lado da ponte, na entrada do centro histórico. Logo após a ponte está o Mercado de Lençóis. Em frente ao mercado está a Rua das Pedras, assim como a Rua da Baderna (rua perpendicular à das Pedras), é cheia de bares, restaurantes e lojinhas. Essas ruas são bem estreitas e com acesso apenas para pedestres. À noite são ocupadas por mesas, cadeiras e músicos, alguns contratados pelos bares e outros que tocam por conta própria.

Rua da Baderna (esquerda) e Rua das Pedras (direita)

No final da rua das Pedras está a igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Logo na entrada da cidade, depois que passa a ponte, à direita, há um largo com bonitos casarões, onde funcionam os Correios, o Banco do Brasil e o Campus da Chapada da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Subindo por essa rua, você chegará na pracinha do Coreto, onde estão os prédios da Prefeitura, da Câmara Municipal e outras repartições públicas.

Praça do Coreto

Continuando pela pracinha do Coreto até chegar ao Hotel Portal de Lençóis, você poderá ter acesso ao Parque Municipal do Serrano, conhecido como a praia de Lençóis. O Serrano é um parque municipal que inclui as piscininhas naturais ou caldeirões que se formam no rio Lençóis, o Salão de Areias Coloridas, a Cachoeirinha, a Cachoeira Primavera, o Poço Halley e um mirante.

Artistas de rua, na noite de Lençóis

Saiba mais sobre o Serrano neste post:

https://compartilheviagens.com.br/chapada-diamantina-roteiro-cachoeira-do-mosquito-serrano-e-cachoeirinha/

Bate-voltas

A partir de Lençóis é possível fazer bate-volta para vários dos mais importantes atrativos da Chapada Diamantina, especialmente para quem visita pela primeira vez.

Nós fizemos os seguintes roteiros de um dia, partindo e voltando para Lençóis:

Dia 1 – Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio e Pratinha

Dia 2 – Cachoeira do Mosquito, Serrano e Cachoeirinha

Dia 3 – Remanso, Marimbus e Roncador

Dia 4 – Cemitério Bizantino e Cachoeira do Buracão (esse é bem mais distante).

Se você não estiver de carro, é possível fazer os passeios com agências de viagem, mas os preços são um pouco salgados, em média de R$ 130 por pessoa, sem entradas (valores de dezembro de 2016 e janeiro de 2017).

Alugue um carro na Chapada Diamantina

Onde comer

Moqueca vegetariana do Namoranga

Lençóis tem uma ótima variedade de restaurantes, com opções que vão da gastronomia regional à internacional, do “gourmet” à comida de rua. Também tem vários restaurantes com opções vegetarianas e veganas, o que foi perfeito para mim!

Ravióli vegetariano do Sabor da Serra

Alguns dos restaurantes que fomos e recomendamos:

Para quem quiser economizar mais, em Lençóis tem mercadinhos, lanchonetes e várias opções de comidas de rua.

Achei Lençóis um charme de cidade e realmente a melhor opção de cidade base para visitar a Chapada Diamantina, especialmente porque foi a nossa primeira viagem à região. Mas algumas outras cidades podem servir de base, como Ibicoara, Mucugê , Palmeiras.

Veja o nosso roteiro completo na Chapada Diamantina:

Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias

Quer viajar para a Bahia? Confira estas promoções que encontramos para você!