No post, Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias, compartilhei nosso roteiro completo e estou relatando cada dia, em novos posts. Já contei para vocês como foi o nosso primeiro dia (Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio e Pratinha), agora vou detalhar o nosso roteiro do segundo dia, que foi no dia do Rèveillon e, por isso, visitamos lugares próximos a Lençóis, nossa cidade base: a Cachoeira do Mosquito, o Serrano e a Cachoeirinha.

Começamos o dia pela Cachoeira do Mosquito, que fica na Fazenda Santo Antônio, a 1h de carro de Lençóis. Desses, são quase 20km por estrada de terra (6,5km depois que entra na fazenda). Na entrada da fazenda é cobrada uma taxa de R$ 15 por pessoa.

Escada na trilha para Cachoeira do Mosquito
Escada na trilha para Cachoeira do Mosquito

A caminhada do estacionamento até a cachoeira leva entre 15 a 20 minutos de caminhada de nível fácil.

Cachoeira do Mosquito
Cachoeira do Mosquito

O nome da Cachoeira do Mosquito, que lhe faz lembrar de levar o repelente, é, na verdade, uma referência aos pequenos diamantes (chamados de mosquitos) que eram encontrados no local.

A queda d´água da Cachoeira do Mosquito tem cerca de 60 metros de altura e é formada em meio a um cânion. Um pouco antes do estacionamento tem um mirante, que tem uma bela vista para a cachoeira. Fizemos essa parada na volta. Caminhando pelas pedras, no início da trilha, também dá para chegar até o alto da cachoeira. Quando fomos, em janeiro, a queda d´água não estava muito forte e o poço estava quase vazio, mesmo assim, deu para tomar um bom banho.

Na Fazenda Santo Antônio tem restaurante, com buffet self-service no quilo e uma boa estrutura.

Cachoeira do Mosquito, vista do mirante
Cachoeira do Mosquito, vista do mirante

As agências de Lençóis, normalmente, fecham o passeio Cachoeira do Mosquito + Poço Azul (que fizemos em outro dia). Mas, como disse, fomos no dia do Rèveillon e queríamos chegar mais cedo em Lençóis. Por isso, depois da Cachoeira do Mosquito fomos para o Serrano.

Conhecido como “a praia” de Lençóis, o Parque Municipal da Muritiba, mais conhecido como Serrano, inclui os caldeirões do Serrano, os Salões de Areia, o Poço Halley, a Cachoeirinha, a Cachoeira Primavera e o mirante.

Caldeirões do Serrano
Caldeirões do Serrano

Para chegar até o Parque, estacionamos o carro próximo ao Hotel Portal de Lençóis e depois caminhamos. Próximo ao hotel, ficam muitos “guias” que vão dizer que o passeio precisa ser guiado. Mas não é verdade. Também não precisa pagar nenhuma taxa.

Com poucos metros de caminhada, você chegará aos caldeirões ou piscinas naturais do Serrano, que são crateras naturais, que se formam no rio Lençóis. É só escolher a sua jacuzzi natural particular e admirar a vista para a cidade de Lençóis.

Indo pelo lado esquerdo da entrada, você pode fazer a trilha até a Cachoeirinha e demais atrativos do Parque Municipal. O percurso completo leva em torno de 1h30.

Cachoeirinha
Cachoeirinha

Como era sábado e Rèveillon, estava tudo muito lotado, então, ficamos entre os caldeirões e a Cachoeirinha e não chegamos a visitar os outros locais. A trilha até a Cachoeirinha é super fácil, é só seguir o fluxo de visitantes ou perguntar a algum vendedor ambulante. Se perguntar a um dos “guias”, eles vão falar que você está no caminho errado, que é difícil e que você irá se perder. Pelo menos, foi o que um deles falou pra gente. Haha

Pelo que nos falaram, normalmente, a água da Cachoeirinha é bem cristalina, mas como disse, quando fomos, estava lotada, e a água bem mexida. Por isso, recomendo ir num dia mais tranquilo, de preferência de semana, pois, como falei, o Serrano é a praia de Lençóis, então, no fim de semana, é bastante frequentada pelos moradores da cidade.

Ao redor da Cachoeirinha, por exemplo, ficam vendedores ambulantes, vendendo cerveja, água, refrigerante etc.

Apesar da super lotação, achei muito bonita a paisagem do Serrano, especialmente na parte dos caldeirões e gostaria de ter tido mais tempo para explorar as demais atrações do Parque. =)

*Valores referentes a dezembro de 2016 e janeiro de 2017.

 

 

 

 

 

Reserve sua hospedagem em Lençóis, Chapada Diamantina

*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Booking.com, por meio do qual é possível reservar hotéis  com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter. Nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada mais por isso.

Alugue um carro em Lençóis

*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do RentalCars.com, por meio do qual é possível reservar carros com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter. Nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada mais por isso.
Quer viajar para a Bahia? Confira estas promoções que encontramos para você!

Comentários

  • H.a.r.l.y

    Olá, muito legal seu relato. Gostaria de saber se todos os passeios da Chapada Diamantina você fez de carro ou com as agências? Morro do Pai Inácio e Poço do Diabo percebi que dá de fazer de carro próprio né…