É inevitável. Você diz que você vai para a Colômbia e as pessoas já começam falar para tomar cuidado, que é muito perigoso, que tem as Farcs…Mas a verdade é que a realidade no país mudou muito nos últimos 15 anos e viajar  por lá é, sim, seguro. Além disso, a Colômbia é um país cheio de belezas, de diversidade, cultura rica, com um povo muito amável e receptivo, além de ser muito barato.  Ao longo da nossa viagem, já publicamos vários posts sobre a Colômbia, e agora fiz um resumo sobre o que você precisa saber em sua primeira vez no país.

Cabo de San Juan del Guia
Cabo de San Juan del Guia

Capital: Bogotá

Fuso horário: UTC/GMT – 5 (2 horas a menos que o Brasil)

Moeda: Pesos colombianos (COP) (Veja a cotação em real)

Código de discagem: 57

Idioma: espanhol

Nosso roteiro: Bogotá – Barranquilla – Taganga – Parque Tayorona Cartagena – Playa BlancaMedellínGuatapéSalentoCapurganá e Sapzurro.

Nosso tempo de viagem: 32 dias

Nossa média de gastos: US$ 40 por pessoa (mas é possível fazer com bem menos, pois não ficamos em dormitórios, pegamos vários voos e comemos em restaurantes).

Exigências para visitar o país: A Colômbia faz parte do Mercosul, então, não é necessário passaporte. É possível visitar apenas com carteira de identidade.

Tempo máximo de permanência: 180 dias para brasileiros.

Segurança: viajar pelo país é  seguro. Mas, é claro, que assim como toda América do Sul é preciso ter cuidado. Procure sempre saber os lugares que devem ser evitados, tomar cuidado com furtos nas ruas e ficar atento a suas bagagens em viagens de ônibus.

Gastronomia: A culinária colombiana não está entre as melhores da América do Sul, mas dá para comer bem por lá. O prato tradicional, em boa parte do país, a bandeja paisa vem com arroz, feijão, carnes, ovo frito, salada, patacón (banana frita) e abacate, bem parecido com o PF brasileiro. É possível comer um prato desse por menos de R$ 10.

Como viajar: A Colômbia é um país relativamente grande, então, para distâncias longas considere sempre um voo. A companhia Viva Colômbia tem as tarifas mais baratas. Mas viajar de ônibus também é sempre uma opção por todo o país.

Palavras mágicas: chévere é um das palavras mais usadas na Colômbia e significa “legal”; listo equivale ao “OK”; o restante é espanhol convencional, o que muda sempre é o sotaque, que mesmo dentro do país é diferente dependendo da região.

Não é porque você está na Colômbia que o uso de droga está liberado. Na maioria dos hotéis, hostels e pousadas tem avisos claros de que é proibido o consumo de drogas, inclusive, maconha. A lei colombiana proíbe a posse e o consumo de doses mínimas de substâncias entorpecentes ou psicotrópicas.

Reserve seu hotel na Colômbia.

Faça seu Seguro Viagem com 15% de desconto.


Comentários

  • Douglas Henrique da Fonseca

    Vocês tem alguma dica de onde podemos consultar horários de ônibus?

  • Geografia UFSCAR

    Olá tudo bem, eu sem orçamento de 40 dólares diários já contemplavam as passagens aéreas pelo VIVA COLÔMBIA? Voce comprou os voos com antecedência (via net) ou diretamente na Colombia