Pouca gente sabe, mas é possível ir da América do Sul à Central a pé. E isso pode ser feito em apenas 30 minutos. Apesar da fronteira entre a Colômbia e o Panamá ser de floresta densa e não ter sequer uma via de acesso para transporte terrestre, é possível fazer a travessia caminhando, a partir da praia colombiana de Sapzurro até a praia de La Miel, no Panamá.

Fronteira entre Colômbia e Panamá
Fronteira entre Colômbia e Panamá

Neste post aqui, já expliquei como fazer para chegar até Sapzurro, uma bela praia no caribe colombiano. A trilha até La Miel começa em um caminho próximo à igrejinha do povoado e segue pelos primeiros 5 ou 10 minutos plana para depois ser só escadas.

Escadas do lado panamenho
Escadas do lado panamenho

A fronteira entre Colômbia e Panamá é marcada por monumentos dos dois países. Do alto é possível ter uma panorâmica de Sapzurro.

Uma coisa importante para quem quer fazer a trilha é levar o passaporte (nesse caso, só a carteira de identidade brasileira que é aceita na Colômbia não vale). Na fronteira tem um posto militar do Panamá, que não irá carimbar o passaporte, mas irá averiguá-lo e fazer algumas perguntas. A imigração para o Panamá de fato, só acontece em Porto Obaldia, praia que fica mais à frente e que só pode ser acessada de barco.

Até a fronteira são 15 minutos de subida. E para chegar a La Miel são mais 10 ou 15 minutos de descida por escadas.

La Miel, no Panamá
La Miel, no Panamá

La Miel tem um povoado muito pequeno, com pouquíssimos restaurantes, barracas e mercadinhos. A praia é de areia branca e água cristalina, cercada por montanhas, assim como Sapzurro.

La Miel, no Panamá
La Miel, no Panamá
Vilarejo de La Miel, no Panamá
Vilarejo de La Miel, no Panamá

Como trata-se de fronteira, lá tem até um free shop, que é até bem grande e tem praticamente de tudo que é possível encontrar em um free shop de aeroporto (perfumes, bebidas, roupas, chocolates e até eletrodomésticos). Só que, claro, com menos opções e em menor quantidade.

Free Shop de La Miel
Free Shop de La Miel

Do lado do Panamá, a moeda colombiana já não é mais válida e o que é aceito são dólares americanos.

Com Fred em La Miel
Com Fred em La Miel

De La Miel é preciso retornar a Sapzurro antes das 17h, quando o posto militar fecha. Para quem quer seguir ao Panamá, é preciso chegar de barco em Porto Obaldia antes das 16h, quando encerra o trabalho da imigração.

Essa experiência é, sem dúvida, imperdível para quem viaja até Capurganá e Sapzurro. A única pena é que acho que deveriam ter plaquinhas indicando América do Sul e Central. Mas, afinal, somos todos de um único continente. 🙂


Comentários

  • Adriano

    essa informação vai ajudar a tomar umas decisões 🙂