Dia 1

Eu encontrei pela primeira vez meu parceiro de trekking em Senaru. Um rapaz sorridente e feliz, sempre gargalhando de 24 anos, chamado Max da Malásia. Ele estava muito animado. Ele tinha vindo para Lombok apenas para fazer o trekking de 3 dias para Lombok. Antes de sairmos, devemos preencher um documento com nossos nomes e números de passaporte em caso de emergência. Então, nesse ponto, descobri que seu nome verdadeiro não era Max, mas Ng Yin Teck. Perguntei sobre o seu nome e ele me explicou que tem vários significados e um deles era “proteção”. Então conhecemos nosso carregador Bayan que levaria a maior parte do peso até a montanha, incluindo nossas barracas, sacos de dormir, comidas, utensílios de cozinha etc (peso total estimado por mim e Max era de cerca de 40 kg). Na parte traseira do caminhonete, fomos levados de Senaru para o nosso ponto de partida em Sembarun. No caminho, nosso guia Anan se juntou a nós. Max viu o pico do Monte Rinjani distante no céu azul e nós nos olhamos com um sorriso esperando saber como seriam o sacrifício e a dor muscular que nos esperavam. Nosso grupo consistiu em apenas Max e eu como clientes pagantes mais Anan e Bayan, mas ao longo do caminho passamos por uma caminhonete com um grupo de sete pessoas que conheceríamos mais tarde. Então, no nosso ponto de partida, também conhecemos outro grupo de três pessoas: uma menina Nao e dois alemães, Christian e Mathias.

Max e eu apontando para o Mt. Rinjani, no primeiro dia

Durante esses três dias de trekking, devo ter dito 20 vezes ou mais para Bayan e Anan. “Muito obrigado por tudo!”. Sem eles, teria sido muito mais difícil escalar essa montanha, se isso fosse possível … Durante os três dias falei muito com Anan e aprendi algumas palavras para dizer a Bayan também, mas a comunicação devida as barreiras linguísticas foi muito mais difícil. Aprendi sobre sua vida como guias e carregadores. Meus sentimentos em relação ao seu trabalho são muito variados. Sinto muito por eles que eles tenham que carregar tanto peso para cima e para baixo da montanha duas vezes por semana, mas entendo que a alternativa atual é ainda pior. Anan já subiu e desceu o Mt. Rinjani mais de 300 vezes até hoje.

Mas esta não foi a única coisa que me impressionou sobre esses dois … eles escalam essa montanha usando chinelos! No início, eles explicaram que era porque eles estavam acostumados e assim era mais fácil, mas depois de um tempo descobri, que era realmente porque eles não podiam pagar os sapatos … Para escalar o pico do Monte. Rinjani você tem que passar por pedras de lava que machucam e são muito difíceis de escalar. Para esse dia, Anan carrega sapatos especiais que ele compartilha com outro guia.

Na nossa segunda parada, nos encontramos com o grupo de 7 pessoas que já havia visto na caminhonete: Noemi, Albert, Juliana, Hannah, Philip, Nicolas e Florian. Seu guia se chamava Lyon. Era interessante como era diferente a dinâmica do grupo e que, embora cada grupo começasse a caminhar por conta própria, geralmente terminávamos cruzando caminhos novamente para conversar ou rir.

Durante a hora do almoço, Max e eu estávamos vendo os macacos, curtindo a paisagem, conversando sobre nossas vidas e nos divertindo um pouco com um grupo de chineses ao nosso lado. Nós brincamos que eles eram “trekking glamour”, pois eles receberam um menu de 3 pratos, cadeiras para se sentar (não apenas um cobertor) e dois guias para os 4 deles mais 4 carregadores. Normalmente, há um carregador para cada duas pessoas. Durante esse almoço, um dos chineses perguntou onde estava o banheiro e o guia mostrava-lhe os arbustos ao nosso redor. Os chineses pareciam bastante chocados porque não esperavam essa resposta … Desde aquele momento, sempre que Max, Anan ou eu tivemos que ir ao banheiro, dizíamos que estávamos no nosso “Banheiro 5 estrelas”! Nós nos divertimos muito e rimos tanto juntos.

Em uma parada, Max tirou um frasco de spray novamente e pulverizou as pernas. Ele parecia engraçado com suas pernas brilhantes. Desde então, seu apelido era “armadura brilhante”. Anteriormente, eu sempre pensava que seria protetor solar, mas quando ele me ofereceu, eu soube que era um spray analgésico. E eu não queria usar isso. Max me disse que era a primeira vez na vida que fazia um trekking até uma montanha! Como eu já sabia por meus amigos que esta era uma caminhada muito difícil, perguntei-lhe por que no mundo ele escolheria uma rota tão difícil para sua primeira tentativa ?! Ele me disse: “Todos os meus amigos estão me perguntando por que estou fazendo trekking. Eles preferem ir a um shopping center … mas quero viver minha vida, quero me desafiar e fazer algo especial. Eu escolhi Mt. Rinjani porque é uma montanha muito especial com o segundo vulcão dentro do primeiro vulcão, com a linda vista sobre o lago e a pesca. Eu quero poder dizer, eu fiz isso, posso fazer isso! Não quero me arrepender um dia de que não fiz isso. Eu quero poder dizer aos meus filhos e netos o que fiz na minha vida. ” Literalmente, escrevi suas palavras enquanto ele dizia isso, já que eu já planejava escrever uma postagem sobre Mt. Rinjani naquele dia, há um ano.

O bonito cenário do acampamento base acima das nuvens com o lago e o pôr do sol, primeiro dia

Nós apreciamos a vista da cratera acima das nuvens e olhando para o lago com um pôr-do-sol deslumbrante. Observando essa paisagem, comemos o jantar e fomos dormir mais cedo, pois sabíamos que deveríamos levantar às 2 da manhã e começar a andar de novo. Na barraca, eu usei tecidos molhados para remover tanto quanto possível pó, protetor solar e suor. Peguei minhas meias e comecei a limpar um pé e a comparação do pé limpo e sujo foi impressionante! Perguntei a Max se ele já tinha limpado os pés e ele me disse: “Não, eu prefiro não olhar para eles e não tirar minhas meias até amanhã nas fontes termais onde eu posso colocar novas meias limpas”. Isso soou razoável e então fomos dormir, Max com suas meias sujas.

Continue lendo este post:

Texto escrito originalmente em inglês por Juliane Boll (Read this post in English)