Compartilhe Viagens

Cuba: O que fazer em Trinidad

Trinidad é uma das cidades coloniais mais bem preservadas de Cuba. Fundada em 1514, tem um belíssimo centro histórico, com casarões coloridos. A cidade, juntamente com o Vale dos Engenhos, que fica no entorno, é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

É uma das cidades mais visitadas de Cuba, pois além do centro histórico, com museus, há muito o que se ver nos arredores de Trinidad pelo Vale dos Engenhos, com várias cachoeiras. Próximo a cidade também fica a praia Ancón. E ainda por cima, Trinidad é conhecida por ter uma noite animada, com opções para quem quer curtir desde salsa a reggaeton.

Centro histórico de Trinidad

Quantos dias e onde ficar

O ideal é reservar pelo menos 3 dias completos para conhecer Trinidad e se hospedar dentro do centro histórico da cidade, um bom ponto de referência é a Plaza Mayor.

Como em todas as cidades em Cuba, nós optamos por nos hospedar na casa de um cubano também em Trinidad. A casa, que nos foi recomendada pelo nosso anfitrião em Havana, foi o Hostal Fidel Devora y Gladys Rodríguez.

Quarto na casa de Fidel e Gladis

Um casarão colonial, bem localizado, mas tudo muito antigo e simples. O ponto positivo da casa é a terraço no alto com uma vista incrível para toda a cidade, a praia e montanhas.

Vista da terraço
Pôr do sol visto do terraço da casa

Seu Fidel é quem dá toda atenção aos visitantes e é muito gentil.

Nós pagamos em setembro/2015, 25 CUC por casal, por noite.

Endereço: Vicente Zuyama ( antiga Encarnación), 9

Telefone: (54) 41 993084/ 54910977/54530182

Email: fdr67@nauta.cu

O que fazer em Trinidad

No primeiro dia em Trinidad, aproveite para conhecer o Centro Histórico, passear pelas praças, visitar as igrejas, museus e casarões.

Alguns dos pontos mais conhecidos são: a Igreja da Santíssima Trindade, Museu Municipal de História, Casa Rafael Ortiz, Plaza Mayor, Igreja do Espírito Santo, Convento São Francisco de Assis, Parque Central Cespedes e o Museu Nacional de la Lucha Contra Bandidos.

Plaza Mayor
Vista do Museu Nacional de la Lucha Contra Bandidos

Uma das coisas mais legais de se fazer em Trinidad é La Casa de la Música, onde é possível ver apresentações de músicas locais e também dançar muita salsa. O mais legal é que o lugar é frequentado também por moradores, que convidam os turistas a dançarem.

Centro histórico de Trinidad

Para quem quer curtir salsa e outros ritmos tem também outras casas conhecidas como a Casa de la Trova e a Disco Ayala ou La Cueva (que fica dentro de uma caverna).

Para o segundo dia, recomendo fazer um passeio pelo Vale dos Engenhos que pode ser de trem ou a cavalo. Nós optamos pelo passeio de trem, pois já havíamos feito passeio a cavalo em Viñales.

O passeio a cavalo em Trinidad leva ao Vale dos Engenhos e inclui cachoeiras.

Vale dos Engenhos

Já o passeio de trem sai às 9h da estação de trem e vai até às 15h. Custa 10 CUC por pessoa e faz algumas paradas, inclusive para almoço (não está incluído no valor). A paisagem do caminho é muito bonita e o passeio vale a pena.

Passeio de trem Vale dos Engenhos

Para quem tem mais tempo, o ideal é fazer os dois passeios o de trem e a cavalo.

Torre Iznaga, Vale dos Engenhos

No último dia na cidade, não deixe de ir até a Praia Ancón (nós infelizmente não tivemos tempo, mas todos os amigos que foram, amaram). A praia tem águas cristalinas e areia branquinha. É considerada uma das mais bonitas de Cuba.

Vale dos Engenhos

É possível ir até a praia de ônibus (2 CUC) ou táxi (preço a combinar). Também como não fica muito longe, algumas pessoas encaram ir de bicicleta. A distância entre a cidade e a praia é de 13 km.

Apesar de bem turística, Trinidad foi uma das cidades que mais gostamos em Cuba. De lá, seguimos viagem para Santa Clara.

Leia mais:

Cuba: Varadero para mochileiros

Cuba: Roteiro de 1 dia em Santa Clara

15 dias em Cuba – Roteiro, hospedagem e quanto custa

O que fazer em Havana – Roteiro para 3 dias

Cuba pela primeira vez: 11 coisas que você precisa saber antes de viajar

A chegada da wi-fi às ruas de Cuba: Uma nova revolução em Cuba: a chegada da wi-fi às ruas