Cuba: O que fazer em Trinidad

Trinidad é uma das cidades coloniais mais bem preservadas de Cuba. Fundada em 1514, tem um belíssimo centro histórico, com casarões coloridos. A cidade, juntamente com o Vale dos Engenhos, que fica no entorno, é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

É uma das cidades mais visitadas de Cuba, pois além do centro histórico, com museus, há muito o que se ver nos arredores de Trinidad pelo Vale dos Engenhos, com várias cachoeiras. Próximo a cidade também fica a praia Ancón. E ainda por cima, Trinidad é conhecida por ter uma noite animada, com opções para quem quer curtir desde salsa a reggaeton.

Centro histórico de Trinidad
Centro histórico de Trinidad

Continuar lendo Cuba: O que fazer em Trinidad


15 dias em Cuba – Roteiro, hospedagem e quanto custa

O fato de Cuba ser uma ilha (e, aparentemente no mapa, pequena) dá aquela sensação de que é possível conhecer o país inteiro em poucos dias. Ledo engano. A ilha principal é um pouco maior do que o estado de Pernambuco. Entretanto, em Cuba há muitos lugares que valem a pena ser visitados e os deslocamentos não são tão rápidos. Decidimos ficar por duas semanas no país, que considero um bom período para uma primeira visita. Neste post, explico como organizar o roteiro, escolher a hospedagem e o orçamento necessário para viajar por 15 dias em Cuba.

Antes de ir a Cuba, conversei com muitos amigos que haviam visitado o país. Tinha mais ou menos uma ideia do que queria fazer, mas fomos sem nada planejado. Com a ajuda do Luís, o dono da casa em que nos hospedamos em Havana , escolhemos a cidade, qual itinerário a seguir e fizemos as reservas das casas onde nos hospedamos.

Trinidad, Cuba
Trinidad, Cuba

Continue lendo este post:

Roteiro

Definimos nosso roteiro de forma que poderíamos ter um pouco de história, cultura, natureza, música e praias.

Então, ficamos 6 noites em Havana (5 na chegada, 1 dia no final),  2 noites em Viñales, 3 noites em Trinidad, 1 noite em Santa Clara e 2 noites em Varadero.

Ficamos um dia a mais em Havana do que desejávamos, pois a capital cubana recebeu o Papa Francisco no dia em que estivemos lá. Poderíamos ter acrescentado um dia a mais em Trinidad, em que poderíamos ter ido a praia Ancón.

A ordem das cidades, essa foi a melhor que encontramos para otimizar o tempo de deslocamento. Para ir de uma cidade para a outra é possível ir de ônibus ou carro fretado. Mas muito cuidado com os carros clássicos, pois muitos quebram na estrada. O trajeto mais longo é de Viñales a Trinidad, por isso, é bom sair bem cedo.

O que fazer em cada cidade

Havana

Apesar de termos ficado 6 noites em Havana, resumi nosso roteiro na capital em 3 dias, que, dependendo do ritmo de viagem, pode ser feito em mais dias.

Leia: O que fazer em Havana – Roteiro para 3 dias

Gran Teatro de La Habana
Gran Teatro de La Habana

Viñales

Viñales é uma pequena cidade rural, a cerca de 2h de Havana. O vale que circunda o povoado é um dos parques nacionais de Cuba e é declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Viñales, Cuba
Viñales, Cuba

Existem duas formas interessantes de conhecer os principais atrativos de Viñales: o ônibus turístico que faz um roteiro circular, em que é possível fazer várias paradas ao longo do dia; e o passeio a cavalo feito dentro do vale, com paradas nas grutas, rios, fazenda de café e fábrica artesanal de charutos. Nós fizemos e recomendamos as duas.

Principais atrações: Mural da Pré-história (uma pintura que não é pré-histórica, apesar do nome), Cueva del Indio, Rio San Vicente e Cueva Santo Tomás.

Passeio a cavalo, em Viñales
Passeio a cavalo, em Viñales

Trinidad

Uma das cidades coloniais mais bem preservadas de Cuba, com um belíssimo centro histórico. A cidade, juntamente com o Vale dos Engenhos, que fica em volta, também foram declarados Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco.

Trinidad e o Vale dos Engenhos
Trinidad e o Vale dos Engenhos

Além do passeio pelo centro histórico, visita a museus, há muito o que se ver nos arredores de Trinidad pelo Valle dos Engenhos, com várias cachoeiras. E próximo a cidade fica a praia Ancón.

Uma das coisas mais legais de se fazer em Trinidad é La Casa de la Música, onde é possível ver apresentações de músicas locais e também dançar muita salsa. O mais legal é que o lugar é frequentado também por moradores, que convidam os turistas a dançarem.

Principais atrações: Centro Histórico (praças, Igreja da Santíssima Trindade, Museu Municipal de História, Casa Rafael Ortiz), Casa da Música, Vale dos Engenhos e Praia Ancón.

Santa Clara

É a cidade onde foi travada a batalha final da revolução que derrubou o governo de Fulgencio Batista em 1958. Por essa razão, Che Guevara está enterrado lá, junto com outros revolucionários. Também estão lá as cinzas de Alberto Granado, o amigo de Che, que fez junto com ele a famosa viagem pela América do Sul, retratada no filme Diários de Motocicleta.

Memorial e Museu Che Guevara
Memorial e Museu Che Guevara

Apesar de ter muitos atrativos históricos interessantes, um dia é suficiente para conhecer tudo em Santa Clara.

Estátua de Che segurando a criança
Estátua de Che segurando a criança

Principais atrações: Memorial e Museu Che Guevara, Monumento a tomada do Trem Blindado, estátua de Che segurando a criança, Catedral de Santa Clara de Assis e Teatro de La Caridad.

Varadero

O mais famoso destino de praia de Cuba. Resume-se, de fato, às praias e aos hotéis. Vários amigos recomendaram não ir a Varadero, mas dar prioridade a outras cidades e praias de Cuba. Fomos mesmo assim. O mar de Varadero é realmente incrível, mas o mais bonito que encontramos em Cuba foi pertinho de Havana.

Varadero
Varadero

Varadero vale a pena para quem realmente quer só curtir a praia e o hotel. No nosso caso, ficamos hospedados em uma casa, como em todas as outras cidades.

Depois escreverei posts mais detalhados sobre essas cidades.

Continue lendo este post:

Hospedagem

Em todas as cidades que conhecemos em Cuba, nos hospedamos em casas de cubanos. Essas casas, na verdade, funcionam como pousadas domiciliares e são todas regulamentadas pelo governo, que faz várias exigências, como todos os quartos serem suítes.

As casas em que ficamos nos foram indicadas por Luís, dono da casa em Havana. Fomos bem recebidos em todas elas. As casas são bem simples, mas são sempre limpas, com ar condicionado, frigobar e são bem localizadas. Os cafés da manhã são pagos a parte e, em geral, são muito bem servidos e deliciosos.

Seguem os contatos:

*Havana

Hostal Corazón de Vedado

Proprietário Luís

Quanto pagamos em setembro/2015: 25 CUC, casal, por noite.

Avenida de los Presidentes, 604, Vedado

Tel.:+53 7 833 2772 Cel.:+53 5361 6256

Email: info@hostal-vedado.com

Nosso quarto em pousada domiciliar em Havana
Nosso quarto em pousada domiciliar em Havana

*Viñales

Villa Lidia

Proprietária Lídia (um amor de pessoa. Ela e o marido trata os hóspedes como filhos)

Quanto pagamos em setembro/2015: 20 CUC, casal, por noite.

Calle Rafael Trejo 22, Vinale

Tel: (53) 48 696745

Villa Lidia
Villa Lidia

Quarto na casa de Lidia
Quarto na casa de Lidia

*Trinidad

Hostal Fidel Devora y Gladys Rodríguez

(Senhor Fidel em que dá mais atenção aos visitantes. Essa casa é bem localizada. Mas por ser um casarão colonial tudo tinha um aspecto de muito antigo e simples. A vista da Terraza é incrível dá para ver a cidade, a praia e as montanhas).

Quanto pagamos em setembro/2015: 25 CUC, casal, por noite.

Endereço: Vicente Zuyama ( antiga Encarnación), 9

Telefone: (54) 41 993084/ 54910977/54530182

Email: fdr67@nauta.cu

Quarto na casa de Fidel
Quarto na casa de Fidel

Vista da terraça
Vista da terraça

Pôr do sol visto da terraçaPôr do sol visto da terraça
Pôr do sol visto da terraça

*Santa Clara

Hostal Casa Rolando y Adelaida

(Casa muito boa e bem localizada em Santa Clara, donos bem simpáticos).

Quanto pagamos em setembro/2015: 25 CUC, casal, por noite.

Endereço: Maceo 355-A e/ S.Garcia (Nazareno) y E.P.Morales (Sindico), Santa Clara, Villa Clara 50100, Cuba

Tel: +53 42 06725 / +53 42 206725Cheap calls to Cuba

Quarto na casa de Rolando em Santa Clara
Quarto na casa de Rolando em Santa Clara

*Varadero

Odalys y Jochy

(Na verdade, não ficamos nesta casa porque lotou e ficamos na casa ao lado da filhas deles. Mas essa é melhor do que a que ficamos. Próximo à praia e à avenida principal de Varadero).

Quanto pagamos em setembro/2015: 30 CUC, casal, por noite.

Endereço:  Avenida 5, 5409

Tel: 045611974/ 5352222564

Email: jd46@nauta.cu

Continue lendo este post:

Quanto custa

Nosso orçamento médio em Cuba foi entre 40 e 50 CUC por pessoa/dia.

Hospedagem: entre 20 e 30 CUC por quarto duplo

Transporte: depende dos destinos e do transporte (carro ou ônibus), mas varia entre 10 CUC ( distância mais curta Varadero-Havana) a 40 CUC (distância mais longa Viñales – Trinidad de táxi coletivo).

Alimentação: Esse é um item em que se pode economizar muito ou estourar o orçamento em Cuba. Comendo em restaurantes frequentados por cubanos se paga entre 1 e 2 CUC por refeição. Em restaurantes turísticos entre 5 e 10 CUC.

O café da manhã cobrado pelas casas particulares, em geral, custam entre 3 e 4 CUC por pessoa, mas são muito bem servidos e diversificados. Algumas casas, como a de Lídia, Fidel e Rolando, oferecem opção de almoço e jantar, que também são muito fartos e saborosos.

Internet: o cartão custa 2 CUC a hora. No mercado “negro” em Havana, 3 CUC.

Além desses gastos, reserve mais dinheiro para alguns passeios, água mineral, bebida (daiquiri, rum, margaritas! :)), souvenirs e transporte dentro das cidades.

Antes de ir para Cuba, leia também este post:

Cuba pela primeira vez: 11 coisas que você precisa saber antes de viajar

Quer viajar para Cuba? Confira estas promoções que encontramos para você!

Reserve sua hospedagem em Cuba