Varadero é o destino número 1 de Cuba e, provavelmente, o mais caro também. A praia é a Cancún cubana, com a orla tomada por resorts all inclusive e hotéis de alto padrão. Mas Varadero também é possível para mochileiros. Veja as dicas para conhecer a praia mais famosa do país com baixo orçamento.

Em Varadero
Em Varadero

Como chegar

Como para praticamente todos os destinos turísticos de Cuba existem duas opções de transporte: ônibus ou fretar um carro. Alugar carro em Cuba não é uma boa ideia, pois o custo alto, as leis são severas, os carros são antigos e você não terá Google Maps online pra lhe ajudar.

Ônibus intermunicipal em Cuba
Ônibus intermunicipal em Cuba

E como estamos falando de opções para mochileiros, os ônibus, normalmente, são a opção mais barata e são também confortáveis. A outra opção é fretar um carro, mas essa só vale a pena, se você tiver acompanhado de mais pessoas para que o preço possa sair quase o mesmo do ônibus.

Antes de optar pelo carro, veja bem as condições dele para não correr o risco de ficar no prego na estrada. Também confirme o horário de saída, pois eles costumam enrolar para pegar mais clientes.

O trecho Havana- Varadero ou o contrário custa 10 CUCs (setembro 2015) e os ônibus saem em vários horários, mas é bom perguntar antes no local onde você estiver hospedado. Chegue também com antecedência no terminal, pois os ônibus costumam lotar.

Hospedagem

Assim como nos outros destinos turísticos cubanos, em Varadero também há opções de hospedagem domiciliar. O preço é um pouco mais caro do que nas outras cidades, mas infinitamente mais barato do que nos hotéis ou resorts. Uma hospedagem domiciliar em Havana custa em torno de 25 CUCs, em Varadero pagamos 30 CUCs, sem café da manhã.

Nosso quarto em Varadero
Nosso quarto em Varadero

Conseguimos uma casa a poucas quadras da praia, de restaurantes e lojas.

Veja todas as nossas hospedagens em Cuba

Alimentação

Como já disse, em Varadero tudo é muito mais caro, inclusive, a alimentação. Mas lá também há os comedores, restaurantes frequentados por cubanos, onde se paga entre 1 e 2 CUC por refeição. Em restaurantes turísticos em Havana, por exemplo, uma refeição custa entre 5 e 10 CUC. E em Varadero mais.

Sempre pergunte ao proprietário da casa onde estiver hospedado, onde pode encontrar um comedor ou restaurante com preço mais em conta.

Apesar de simples, as comidas nos comedores normalmente são gostosas, com um sabor caseiro. Para o almoço, o prato típico cubano é arroz, feijão, salada, abacate e alguma carne ou frango.

Em Varadero, diferente das outras cidades em que visitamos, também é mais fácil de encontrar mercados para comprar água, lanches e comida para café da manhã.

Fred de boas na praia próxima a nossa casa em Varadero
Fred de boas na praia próxima a nossa casa em Varadero

Deslocamento

Em Varadero, assim como Havana, há algumas opções de transporte para conhecer melhor o balneário. Tem os táxis, os passeios de conversíveis e também o o  Varadero Beach Tour Bus, um ônibus de dois andares, com a parte de cima aberta, como existem em várias cidades do mundo.

O ticket para um dia, com quantas paradas quiser, custa 5 CUCs.

Ônibus turístico em Varadero
Ônibus turístico em Varadero

Eu não gosto muito desse tipo de ônibus, mas como Varadero é uma península de 20 quilômetros de cumprimento, acaba valendo a pena, pois é possível conhecer melhor a cidade e também a área dos resorts.

Fizemos o passeio apenas em um dias e nos outros ficamos na praia próximo a casa onde estávamos hospedados.

Praia na área dos resorts
Praia na área dos resorts

Compras

Varadero foi a única cidade onde vimos centros comerciais, com lojas, restaurantes, casas de câmbio e opções de lazer.

É, claro, que com todas as restrições em Cuba, a única coisa que vale a pena comprar são os artesanatos. Lá há um centro de artesanato com vários quiosques e também algumas lojas ao longo da avenida principal que também vendem artesanatos.

Centro de artesanato
Centro de artesanato

Varadero é uma cidade completamente diferente de todas as  outras que vimos em Cuba. Tudo funciona em função dos turistas. A praia é incrivelmente linda, com a areia muito branca e transparente. Mas não foi a mais bonita que vimos em Cuba, que na minha opinião foi Santa Maria, próximo a Havana.

Varadero
Varadero

Recomendo a ida a Varadero, mas por poucos dias. Para quem quer conhecer Cuba de verdade indico viajar por outras cidades, além de Havana, como Trinidad, Santa Clara, Viñales.

Leia mais posts sobre Cuba:

Cuba: Roteiro de 1 dia em Santa Clara

15 dias em Cuba – Roteiro, hospedagem e quanto custa

O que fazer em Havana – Roteiro para 3 dias

Cuba pela primeira vez: 11 coisas que você precisa saber antes de viajar

A chegada da wi-fi às ruas de Cuba: Uma nova revolução em Cuba: a chegada da wi-fi às ruas

Começou a pré-venda do livro sobre a nossa Volta ao Mundo. Garanta o seu: http://fortunella.lojaintegrada.com.br/dois-no-mundo

imagemprevenda


Comentários

  • Paula Santana

    Olá! Você pode partilhar o contato da casa em que se hospedou em Varadero? Grata.