Chapada Diamantina: Roteiro – Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio e Pratinha

No post, Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias, compartilhei nosso roteiro completo e prometi, depois, detalhar cada dia. Para começar, escolhemos fazer algo mais leve e próximo a Lençóis, que foi a cidade onde ficamos hospedados. Então, no nosso primeiro dia, fizemos: Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio e Pratinha. Lugares lindos e de fácil acesso.

Continuar lendo Chapada Diamantina: Roteiro – Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio e Pratinha


Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias

Há quase 5 anos sonhava em conhecer a Chapada Diamantina, na Bahia, desde que publicamos, aqui no CV, o post “Chapada Diamantina (BA): cenários de tirar o fôlego”, escrito pela jornalista Lívia Cavalcanti. Por diversas vezes, planejei, disse que ia e quando estava quase tudo certo, alguma coisa me fazia cancelar a viagem. Tinha colocado na cabeça que acabaria indo em algum momento especial. Este momento foi o Rèveillon de 2017. Tudo certo para passarmos a virada do ano em Lençóis e quando saímos de carro de Natal-RN, o carro quebrou logo no início da viagem (como contei no post  Viagem de Carro do Rio Grande do Norte à Bahia: nosso roteiro, hospedagens e principais custos). Não conseguia acreditar. No final das contas, acabamos indo no dia seguinte, acompanhados dos meus pais. Chegamos a Lençóis na data planejada e cada ano de espera foi compensado nos dias de viagem pela Chapada. Que lugar incrível! E que energia para começar o ano! Como era a nossa primeira vez na Chapada e estávamos com meus pais, fizemos um roteiro de 5 dias, com trilhas de nível leve a médio.

Continuar lendo Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias


Chapada Diamantina (BA): cenários de tirar o fôlego

Olá viajantes!

Hoje vamos fazer uma viagem a um dos lugares mais lindos do Brasil: a Chapada Diamantina, na Bahia. Com uma diversidade incrível de paisagens e inúmeras opções de passeios capaz de agradar desde aventureiros à turistas convencionais. O texto foi escrito pela jornalista, Lívia Cavalcanti, que faz parte do grupo de APNs (Aventureiros por Natureza), e traz tudo que você precisa saber sobre a Chapada, além de fotos de tirar o fôlego e que dão vontade de sair correndo para lá.

Boa viagem!  

Chapada Diamantina por Lívia Cavalcanti

Sabe aqueles lugares que você não pode deixar de ir durante sua vida? Pois é, a Chapada Diamantina, na Bahia é um deles.  Aliás, diga-se de passagem, o nosso Brasil é cheio desses lugares. Costumo dizer que só parto para expedições no exterior depois de ter conhecido, pelo menos em parte, o estilo de cada região do nosso país.

Mas, voltemos à Chapada Diamantina. O lugar permite todo perfil de visitante, desde os mais aventureiros – que é o meu caso – até os mais convencionais. É possível conhecer belezas naturais tanto fazendo pouco esforço físico, se deslocando mais de carro como também a pé, fazendo trilhas na “natureza selvagem”. Mas, aviso de antemão: a máxima “os lugares mais inacessíveis são os mais bonitos” é verdadeira. Portanto caso queira desfrutar desses locais, prepare-se fisicamente.

Continuar lendo Chapada Diamantina (BA): cenários de tirar o fôlego