Espanha: roteiro para conhecer Salamanca, Ávila e Segóvia, Patrimônios da Humanidade

Nos arredores de Madri, visitamos três cidades que são Patrimônio Mundial da UNESCO: Salamanca, Ávila e Segóvia. Difícil eleger a mais bonita. Cada uma delas tem uma importância histórica distinta, mas todas são incrivelmente bem preservadas. Em Salamanca está a Universidade mais antiga da Espanha e uma das plazas mayores mais lindas do país. A cidade também possui um dos mais ricos patrimônios dos períodos medieval e do Renascimento. Ávila que se orgulha de ter a muralha fortificada mais bem preservada da Europa e Segóvia, também murada, é famosa pelo seu castelo Alcázar, que, assim como o Neuschwanstein na Alemanha, dizem ter inspirado Walt Disney a criar o castelo da Cinderela. Em Segóvia também há um aqueduto romano. Passear pelas três cidades é como estar em um filme de época, sem falar na paisagem ao redor das cidades, com muitos campos, montanhas e rios. As três cidades comunidade autónoma de Castela e Leão e são próximas uma das outras, organizei um roteiro para quem quer conhecer as três.

Plaza Mayor de Salamanca
Plaza Mayor de Salamanca

Continue lendo este post:

Transporte

Começamos o roteiro pela cidade mais distante de Madri, que é Salamanca. O trajeto pode ser feito de transporte público de ônibus ou trem. Mas opção mais econômica que encontramos foi de ônibus com a empresa Avanza Bus. A viagem leva em torno de 2h30. De trem a viagem leva em torno de 2h40 e é um pouco mais cara. A pesquisa pode ser feita no site da RailEurope.

De Salamanca seguimos para Ávila, que fica no meio do caminho até Segóvia. Também optamos pelo ônibus com a mesma empresa. A viagem leva em torno de 1h30. De trem, o trajeto pode levar entre 1h05 e 1h25 e também custa um pouco mais caro.

De Ávila a Segóvia, também seguimos de ônibus com a mesma companhia, em uma viagem de 1h. Não há opções de trem. A volta de Segóvia a Madri é que fizemos de trem.  A pesquisa também pode ser feita no site da RailEurope. A viagem dura entre 28 min e 1h45, a depender do trem escolhido e horário.

Os ônibus da Avanza Bus foram bem confortáveis e os preços são bem acessíveis.

Continue lendo este post:

Hospedagem

Uma noite em cada uma dessas cidades é o suficiente para conhecê-las. Em Salamanca nos hospedamos no Hostal Uría, simples, mas confortável, com preço acessível e relativamente próximo ao centro histórico, apenas a uma caminhada de 10 minutos. Veja outras opções em Salamanca aqui.

Em Ávila, ficamos no Hostal Alcántara, que fica dentro das muralhas, o que foi uma experiência maravilhosa. Hostal super charmoso, confortável e bem avaliado.  Veja outras opções em Ávila aqui.

Não reservamos hospedagem em Segóvia, pois voltamos no final do dia para Madri. Deixamos nossa bagagem no locker da rodoviária. Mas a cidade é um charme e quem quiser se hospedar, acho uma boa ideia. Veja opções aqui.

<strong>Continue lendo este post:</strong>

O que fazer

Salamanca

IMG_5608

Das três cidades Salamanca é a maior e com mais atrações que merecem ser visitadas. Historicamente, Salamanca é uma cidade universitária e isso é bem perceptível num passeio pela cidade, onde se vê muitos jovens. A Plaza Mayor é um bom começo para um passeio pela cidade. Mas o ideal é voltar à noite e vê-la também iluminada. Também são imperdíveis as visitas as Catedrais Velha e Nova; ao Convento San Estéban; a Universidade de Salamanca (a mais antiga da Espanha); a Casa de Las Conchas; a subida nas torres de La Clerecía na Scala Coeli (vista para a cidade) e um passeio pela ponte romana.

Vista das torres de La Clerecía na Scala Coeli
Vista das torres de La Clerecía na Scala Coeli

Ponte romana
Ponte romana

Porta da Catedral de Salamanca
Porta da Catedral de Salamanca

Continue lendo este post:

Ávila

Muralha de Ávila
Muralha de Ávila

Ávila é a menorzinha das três cidades, mas uma das mais charmosas. A grande atenção é, sem dúvida, as suas muralhas e passear em volta delas é a melhor forma de ver o quanto são grandiosas e preservadas. Existe um caminho que leva até os Quatro Postes, o ideal é fazê-lo no fim de tarde para ver o pôr do sol de lá e depois a cidade iluminada. Em um passeio dentro das muralhas, destacam-se a Catedral, a Prefeitura e Plaza Mayor. Um pouco afastado das muralhas fica o Convento de São Tomas, que também tem a visita muito recomendada.

Rua de Ávila
Rua de Ávila

Igreja de Santa Tereza de Ávila
Igreja de Santa Tereza de Ávila

Muralhas vista dos Quatro Postes
Muralhas vista dos Quatro Postes

Cidade iluminada
Cidade iluminada

Continue lendo este post:

Segóvia

Aqueduto romano de Segóvia
Aqueduto romano de Segóvia

Alcázar de Segóvia visto do mirante
Alcázar de Segóvia visto do mirante

O castelo Alcázar e aqueduto romano são as atrações mais famosas de Segóvia, mas a cidade tem muito o que vê. A Catedral, a Plaza Mayor, a Calle Real e La Juderia são alguns dos lugares mais importantes da cidade por dentro das muralhas. Também vale um passeio no entorno das muralhas. Para ver o castelo de fora, o melhor local é o Mirador de la Pradera de San Marcos.

Segóvia
Segóvia

Ruas de Segóvia
Rua de Segóvia

 

Outros posts sobre a Espanha:

Barcelona: Visita a Cavas Freixenet

Sexta é dia de bar: Bodega la Ardosa em Madri e as melhores croquetas do mundo

Verão na Europa: conheça a linda Tossa de Mar na Costa Brava (ES)

Roteiro de 2 dias em Madri só com atrações gratuitas

Espanha pela primeira vez: dicas e o que você precisa saber

Roteiro em Barcelona (Primeiro Dia): Plaça de Catalunya, Sagrada Família, Parque Güell, La Pedrera e La Rambla

Roteiro em Barcelona (Segundo dia): Catedral Gótica, Passeig de Colom, Montjuic e Camp Nou

Quer viajar para Madri? Confira estas promoções que encontramos para você!

Viaje tranquilo! Para viajar para Europa é obrigatório fazer um seguro viagem. Faça sua cotação:


Sexta é dia de bar: Bodega la Ardosa em Madri e as melhores croquetas do mundo

Croquetas ou cocretas, como diz minha priminha catalã Laia. Não importa, o que importa é que as melhores do mundo estão na Bodega la Ardosa, na Calle Colón, em Madri. As croquetas de cabrales da la Ardosa estão no top 5 das coisas que sinto mais falta na Volta ao Mundo, juro!! São simplesmente deliciosas. Por isso, escolhi a Bodega la Ardosa para o segundo post da série “Sexta é dia de bar”, em que apresentarei os melhores bares do mundo (na minha opinião e que eu conheci! haha).

Bodega la Ardosa em Madri
Bodega la Ardosa em Madri

Continue reading Sexta é dia de bar: Bodega la Ardosa em Madri e as melhores croquetas do mundo


Roteiro de 2 dias em Madri só com atrações gratuitas

Prédios do centro de Madri
Prédios do centro de Madri

Assim como Rio e São Paulo, existe uma “rixa” entre Barcelona e Madri. Meu coração já era de Barcelona, pois já havia estado lá duas vezes, quando conhecemos a capital espanhola.  Mas, depois de conhecê-la, prefiro não tomar partido. A verdade é que as duas cidades são bem diferentes e interessantíssimas.

Madri é uma cidade com uma bonita arquitetura e com uma vida cultural pulsante. É lá que ficam em cartaz os principais espetáculos teatrais do país, concertos e musicais. Também estão na capital os principais museus da Espanha, como o Museu do Prado e o Museu da Reina Sofia, que guardam obras de mitos da artes espanhola como Pablo Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró.

Madri tem também bonitos prédios, parques e praças, com destaque para o Parque Del Retiro e a Plaza Mayor, que são alguns dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Mas o melhor jeito de conhecer Madri e os madrilenhos é tapeando, ou melhor, degustando as deliciosas tapas (petiscos espanhóis), em algum de seus inúmeros bares e restaurantes. Para quem gosta, Madri também é famosa por sua noite animada. As baladas mais famosas ficam no Chuenca, distrito GLS da cidade.

Para sobrar dinheiro para as tapas, vinhos e baladas, preparei um roteiro de 2 dias em Madri só com atrações gratuitas (algumas são pagas, mas tem horários gratuitos). Para ficar melhor ainda, se você estiver hospedado em uma boa localização, dá para fazer tudo a pé e não gastar nem com transporte. Continue reading Roteiro de 2 dias em Madri só com atrações gratuitas


Espanha pela primeira vez: dicas e o que você precisa saber

A Espanha é um dos meus países  favoritos. As paisagens, a diversidade cultural, as pessoas, a comida, tudo me encanta naquele país. Estivemos lá a primeira vez em 2012. Mas apenas em Barcelona. Durante, a Volta ao Mundo, em 2013, voltamos a capital da Catalunha e aproveitamos para conhecer outras cidades espanholas: fomos a Costa Brava, Madri, Salamanca, Ávila, Segóvia. Pouco ainda. Mas a Espanha é assim: é preciso visitá-la muitas vezes para conhecer cada um dos “pequenos países” que estão dentro dela, que são chamados comunidades autônomas.  Das próximas vezes, queremos ir a Andaluzia, país Basco, Galícia…

Para quem nunca viajou para a Espanha,  divido algumas  informações importantes sobre o país. E inicio esta semana a série “Espanha”.

Plaza Mayor de Salamanca
Plaza Mayor de Salamanca

Continue reading Espanha pela primeira vez: dicas e o que você precisa saber


Ingressos para as principais atrações de 6 cidades da Europa e Nova York à venda no blog

O Compartilhe Viagens fechou uma parceria com a empresa holandesa Ticketbar e agora você pode comprar ingressos para as principais atrações de seis cidades europeias (Lodres, Amsterdã, Barcelona, Madri, Roma e Paris) e Nova York com praticidade, segurança e ótimos preços. Tudo online e longe das longas filas!

Para comprar os ingressos, basta acessar esse link: https://compartilheviagens.com.br/ingressos/, escolhe a cidade que deseja comprar os ingressos e a forma de pagamento. As informações sobre cada atração estão em português. Os preços vendidos são os mesmos dos praticados nas bilheterias ou mais baratos. O Compartilhe Viagens recebe por comissão, sem custo adicional para os compradores! Continue reading Ingressos para as principais atrações de 6 cidades da Europa e Nova York à venda no blog


Roteiro em Barcelona (Primeiro Dia): Plaça de Catalunya, Sagrada Família, Parque Güell, La Pedrera e La Rambla

Olá viajantes!

O post de hoje é uma homenagem à tricampeã da Eurocopa: a Espanha, que neste domingo deu uma surra de 4 X 0 na Itália. Afinal, boa parte da seleção espanhola é catalã.

E também uma homenagem à minha priminha Laia, filha da minha prima Suzy, minha anfitriã em Barcelona, e que esta semana completa 2 aninhos!

Apesar de ter ficado quatro noites em Barcelona, dividi o meu roteiro em dois dias. Neste post, que considerei como primeiro dia, relato, na verdade, os dois primeiros dias, o da chegada que fizemos um passeio em Platja de Castelldelfels e o primeiro propriamente em Barcelona. 

Em uma palavra para resumir minha estadia em Barcelona, diria que fiquei “enamorada”!

Bon viatge!

Continue reading Roteiro em Barcelona (Primeiro Dia): Plaça de Catalunya, Sagrada Família, Parque Güell, La Pedrera e La Rambla


Caminhante, são tuas pegadas o caminho, e nada mais

condor_76@hotmail.com
@el_condor76

A trilha sonora deste post é Cantares – Letra: Joan Manuel Serrat e Antonio Machado; Música e interpretação: Joan Manuel Serrat.

Sou europeu e fui adotado pela América do Sul. Ao longo de mais de trinta anos de existência, vivi em três países de diferentes continentes e passei longos períodos em outros dois. Sempre que pude, embora não tanto quanto teria gostado, devido a uma situação financeira sempre instável, fiz longas viagens de mochila pelo mundo. Sempre me senti atraído pelo encontro com o diferente; sempre procurei o deslumbramento, a vertigem, centelhas de significado para a minha existência no contato com outros lugares, outros povos, outras paisagens, no mergulho – embora por períodos breves – em ambientes não-urbanos. Sempre senti um impulso irresistível para o conhecimento e a mestiçagem com outros estilos de vida, com outras maneiras de pensar o mundo e de vivê-lo. Nunca me senti enraizado em lugar algum, sentindo à flor da pele aquela sensação de estrangereidade que Claude Lévi-Strauss, em Tristes Trópicos, assumiu como sua condição permanente, um sentimento de estranhamento constante que o fazia sentir-se estrangeiro em qualquer lugar, inclusive em sua cultura de origem.

Continue reading Caminhante, são tuas pegadas o caminho, e nada mais


Roma: uma viagem à cidade eterna

Olá viajantes!

Hoje vamos fazer uma viagem à cidade que respira história e cultura. O berço da civilização ocidental, Roma, é um dos destinos mais desejados no mundo, por seu patrimônio histórico, cultural, religioso e gastronômico.

Quem nos leva a esse passeio pela capital italiana é a engenheira eletricista, formada pela UFRN, mestre  em Planejamento Energético pela Unicamp e  servidora pública, especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Alexandra Sales, natalense, residente em Brasília (DF).

Com o casamento perfeito do texto com as fotos, Alexandra nos leva a sonhar com uma visita à Cidade Eterna e de quebra ao Vaticano, sede da Igreja Católica.
Buon viaggio!

Continue reading Roma: uma viagem à cidade eterna