Olá viajantes!

Hoje vamos fazer uma viagem à cidade que respira história e cultura. O berço da civilização ocidental, Roma, é um dos destinos mais desejados no mundo, por seu patrimônio histórico, cultural, religioso e gastronômico.

Quem nos leva a esse passeio pela capital italiana é a engenheira eletricista, formada pela UFRN, mestre  em Planejamento Energético pela Unicamp e  servidora pública, especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Alexandra Sales, natalense, residente em Brasília (DF).

Com o casamento perfeito do texto com as fotos, Alexandra nos leva a sonhar com uma visita à Cidade Eterna e de quebra ao Vaticano, sede da Igreja Católica.
Buon viaggio!

Roma (ITA) por Alexandra Sales

Meu nome é Alexandra Sales, uma natalense, que já não mora mais em Natal, que ama viajar e contabiliza as coisas na vida em quantas viagens, novos lugares e culturas são possíveis conhecer! E como diz um amigo: “Quando falam em viagem os olhos dela brilham!” rs

Em setembro de 2010, realizei um grande sonho: fiz um tour pela Europa de 23 dias passando por Lisboa, Madri, Barcelona, Roma, Veneza, Florença, Siena e Paris! Hoje compartilho com vocês minha experiência de 4 dias em Roma!

Já haviam me falado que cada país tem a sua atmosfera, seu clima. E é assim mesmo, cada um tem seu jeitinho. Ao chegar em Roma me deparei com os italianos agitados, falando alto, gesticulando, as coisas mais confusas. Ainda no aeroporto, na fila do ônibus, que fazia o percurso Aeroporto Fiumicino – Estação Termini (aeroporto e estação de trem principais da cidade), dois funcionários de empresas diferentes não se entendiam em determinar qual ônibus pararia primeiro para pegar os passageiros e eles começaram a discutir calorosamente, com direito a muitas mãos gesticulando, como só eles fazem! Já comecei a entrar no clima da Itália…

Em setembro ainda é verão na Europa e estava muito calor, muito mesmo! Fiquei hospedada no Hotel XX Settembre, localizado no centro histórico de Roma e bem próximo à Estação Terminni e a Praça da República. É um hotel pequeno, sem grandes luxos, mas pelo preço valeu a pena, sem contar que a localização facilitou bastante a locomoção pela cidade. O recepcionista do hotel, Antonio, deu a dica do melhor restaurante que estive em Roma: La Pentolaccia, um restaurante pequeno, charmoso, aconchegante, freqüentado só por romanos e com uma comida deliciosa! Mamma mia!

Para que tem disposição, coloque um tênis e explore a cidade a pé, não há nada mais gostoso, pois Roma tem monumentos por todos os lados, praças e igrejas, é uma cidade que respira história e mistura o antigo e o novo de um jeito bem peculiar. Nas ruas, o turista se depara com o dia a dia dos romanos, com seu trânsito agitado, circulando seus carros do tipo ‘smart’ e ‘mini-coupper’ e as charmosas vespas, espalhadas por toda parte, além de observar o charme e o estilo dos italianos (eles e elas) sempre antenados na moda!

O primeiro dia na cidade foi dedicado ao Coliseu, Foro Romano, Arco de Constantino, Palatino, Piazza di Campidoglio e monumento a Vittorio Emanuele II, debaixo de um sol escaldante em que foi necessária muita água para refescar e ainda assim, tive a sensação de que a cidade convida a continuar caminhando e descobrindo o próximo monumento, a próxima praça.

Coliseu
Coliseu

Passear pelas praças, aliás, é um programa imperdível em Roma. Todos passeiam por elas, sentam, tomam sorvete, conversam e interagem com os artistas e suas artes. É assim na Piazza Navona, ponto explorado no segundo dia, bem como suas redondezas, onde estão localizados o Pantheon, Templo Adriano, a famosa Fontana de Trevi (em que é praticamente impossível tirar um foto sem que outros turistas apareçam em volta), além das muitas lindas igrejas ao longo do caminho, onde se pode visitar e conhecer um pouco da arte e arquitetura italiana.

Piazza Navona
Piazza Navona
Piazza Navona
Piazza Navona

O terceiro dia foi dedicado ao Vaticano. Peguei o metrô na estação Termini e desci na estação Ottaviano, direto e fácil, o metrô de Roma é bem velho, mas funciona. Dica: não é permitido entrar nas dependências do Vaticano de bermuda, mini-saia, blusa regata, seja homem ou mulher (eu que estava de regata, tive que comprar um lenço para cobrir os ombros!). A fila gigantesca formada na Praça São Pedro e o esquema de segurança impressionam, é muita gente e muitos seguranças, mas tudo flui rápido e logo é possível estar dentro da Basílica de São Pedro, a maior construção sacra existente, e que teve como principal arquiteto Michelangelo, artista presente também em importantes esculturas, como o Pietá, e afrescos, como os da Capella Sistina. De lá, segue-se o fluxo para os museus do Vaticano e da Capella Sistina, onde boas horas são dedicadas às muitas salas com obras e afrescos maravilhosos, que valem a pena serem apreciados. Saindo do Vaticano, ainda tive pique de caminhar em direção ao Castelo Sant’Angelo, que é um museu (não entrei), segui margeando o rio Tevere, onde existem belas pontes, (com linda vista para o Vaticano) até o Palácio da Justiça.

Vista para o Vaticano
Vista para o Vaticano

O quarto e último dia em Roma começou pela Villa Médici, uma mansão do século XVI onde hoje funciona a Academia Francesa, localizada no alto do morro, onde existe um lindo parque, tranqüilo, onde os romanos passeiam de bicicleta e com seus cachorros. Do alto, tem-se uma vista linda de toda a cidade de Roma. Desci por uma escadaria que me levou até a Piazza Del Popolo (praça do povo), onde estão localizadas duas igrejas idênticas uma ao lado da outra, chamadas de S. Maria de Montesanto e S.Maria dei Miracoli, construídas no século XVII.

As igrejas idênticas na Praça do Povo
As igrejas idênticas na Praça do Povo

Segui caminhando em direção à Praça Espanha (Piazza Spagna), por uma rua comercial, cheia de lojinhas interessantes. Mas, é em torno desta praça, que se concentram lojas chiquérrimas, cafés e restaurantes (basta escolher o de sua preferência e se deliciar com o cardápio!). A praça fica lotada de italianos e turistas, muitos sentados na escadaria da Santíssima Trindade dos Montes (onde no alto fica uma igreja), curtindo o sol e fazendo um lanche (eu preferi tomar meu sorvete na sombra mesmo!).

Escadaria da Piazza Spagna
Escadaria da Piazza Spagna

E assim foi minha jornada em Roma, intensa e divertida! De lá peguei um trem na estação Termini e segui para Veneza…

Espero que as dicas contribuam para a viagem de vocês!

Informações:

Hotel XX Settembre – Via Del Macao, 6  00185 Roma, Itália

http://www.hotelventisettembre.com/

Restaurante La Pentolaccia – Via Flavia,  38 Roma, Itália

Compre na Livraria do Compartilhe Viagens:

tp-roma-ebook

Compre ingressos com desconto para as principais atrações de Roma e não perca tempo em filas.

*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Ticketbar, por meio do qual é possível comprar ingressos on- line com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter. 

Reserve seu hotel em Roma

*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Booking.com, por meio do qual é possível reservar hotéis  com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter. 

Comentários