A Espanha é um dos meus países  favoritos. As paisagens, a diversidade cultural, as pessoas, a comida, tudo me encanta naquele país. Estivemos lá a primeira vez em 2012. Mas apenas em Barcelona. Durante, a Volta ao Mundo, em 2013, voltamos a capital da Catalunha e aproveitamos para conhecer outras cidades espanholas: fomos a Costa Brava, Madri, Salamanca, Ávila, Segóvia. Pouco ainda. Mas a Espanha é assim: é preciso visitá-la muitas vezes para conhecer cada um dos “pequenos países” que estão dentro dela, que são chamados comunidades autônomas.  Das próximas vezes, queremos ir a Andaluzia, país Basco, Galícia…

Para quem nunca viajou para a Espanha,  divido algumas  informações importantes sobre o país. E inicio esta semana a série “Espanha”.

Plaza Mayor de Salamanca
Plaza Mayor de Salamanca

País: Oficialmente Reino da Espanha. Em castelhano e galego: España; em catalão e valenciano: Espanya; em basco: Espainia; em aranês: Espanha.

Capital: Madri

Fuso horário: UTC/GMT  +1 hora ; no verão, UTC +2. Confira que horas são agora na Espanha: http://goo.gl/iP86Xl

Moeda: Euro (EUR). Veja aqui a cotação atual em real.

Código de discagem: + 34

Idioma: O espanhol é a língua oficial do país. Mas várias comunidades autônomas tem idiomas co-oficiais:  o catalão na Catalunha, Ilhas Baleares, e na Comunidade Valenciana (nesta última é chamado de valenciano), o galego na Galícia, o basco no País Basco e parte de Navarra, o aranês na comarca do Vale de Arão (província de Lérida).

Nosso roteiro: Barcelona, Tossa del Mar, Madri, Salamanca, Ávila, Segóvia

Nosso tempo de viagem: 10 dias

Nossa média de gastos:  46 euros por pessoa, por dia. Economizamos em hospedagem em Barcelona, pois ficamos na casa da minha prima. Mas gastamos com deslocamentos, pois viajamos para várias cidades em poucos dias. Mas a Espanha está entre os países da Europa Ocidental mais baratos para viajar. Em Madri, por exemplo, ficamos em quarto privativo de um “hostal”, pagando 26 euros para o casal.

Alta temporada: De junho a agosto, período do verão. Nós viajamos no outono, em outubro. Neste período, o clima é bom nem muito frio, nem insuportavelmente quente, como da vezes que fomos na Primavera. Também não pegamos chuva.

Exigências para visitar o país: São as mesmas regras da União Européia. Brasileiros não precisam de visto. Mas é necessário seguro viagem. Saiba mais aqui.

Tempo máximo de permanência: 3 meses, mas pode ser renovável.

Segurança: Apesar da crise econômica e do alto índice de desemprego, viajar pela Espanha é seguro. O cuidado maior deve ser tomado nas grandes cidades e nos pontos mais turísticos, onde os batedores de carteira atuam.

Religião: A grande maioria dos espanhóis é de católicos, 76% da população.

Política: A Espanha é uma monarquia parlamentar, com um monarca hereditário que exerce como Chefe de Estado – o Rei da Espanha, e um parlamento bi-cameral, as Cortes Generales. Mas nem toda Espanha é contente com esse modelo político, os catalães, por exemplo, não gostam nenhum pouco da ideia de ter um rei.

Gastronomia:  a culinária espanhola varia de região para região, mas as tapas (aperitivos) estão presentes em praticamente todas elas. Na região da Catalunha, há muitas opções de frutos do mar, como os deliciosos calamares (lula), muito comum em Barcelona; a  tortilla espanhola (omelete de ovo, cebola e batatas fritas), apesar de ser originário de Navarra, pode ser encontrado em todo o país. Ah! E não tem como esquecer da paella! Na região norte de Madri, em Salamanca, Ávila e Segóvia, também encontramos muitas opções de carnes, de boi e porco. O destaque ficou para o chuletón de Ávila, apesar de termos que pedi para assar mais vezes, pois o boi vem quase vivo. 

Bebidas: Vinhos, sangria, cervejas, cavas (versão espanhola da champanhe), a Espanha tem muitas opções de boas bebidas.

Como viajar:  Apesar de ser um país grande é muito fácil viajar pela Espanha. Há opções de voos low cost, muitas linhas de trem, inclusive, com trens de alta velocidade  (AVE) e  ônibus, como opção mais barata.

Para pesquisar sobre voos low cost: http://www.skyscanner.pt/ 

Para pesquisar sobre trens: http://www.renfe.com/

Para pesquisar sobre viagens de ônibus: http://www.alsa.es/

Nos próximos dias, irei escrever sobre as cidades que visitamos na Espanha.

Reserve seu hotel na Espanha.


Comentários