Nos arredores de Madri, visitamos três cidades que são Patrimônio Mundial da UNESCO: Salamanca, Ávila e Segóvia. Difícil eleger a mais bonita. Cada uma delas tem uma importância histórica distinta, mas todas são incrivelmente bem preservadas. Em Salamanca está a Universidade mais antiga da Espanha e uma das plazas mayores mais lindas do país. A cidade também possui um dos mais ricos patrimônios dos períodos medieval e do Renascimento. Ávila que se orgulha de ter a muralha fortificada mais bem preservada da Europa e Segóvia, também murada, é famosa pelo seu castelo Alcázar, que, assim como o Neuschwanstein na Alemanha, dizem ter inspirado Walt Disney a criar o castelo da Cinderela. Em Segóvia também há um aqueduto romano. Passear pelas três cidades é como estar em um filme de época, sem falar na paisagem ao redor das cidades, com muitos campos, montanhas e rios. As três cidades comunidade autónoma de Castela e Leão e são próximas uma das outras, organizei um roteiro para quem quer conhecer as três.
Continue lendo este post:
Transporte
Começamos o roteiro pela cidade mais distante de Madri, que é Salamanca. O trajeto pode ser feito de transporte público de ônibus ou trem. Mas opção mais econômica que encontramos foi de ônibus com a empresa Avanza Bus. A viagem leva em torno de 2h30. De trem a viagem leva em torno de 2h40 e é um pouco mais cara. A pesquisa pode ser feita no site da RailEurope.
De Salamanca seguimos para Ávila, que fica no meio do caminho até Segóvia. Também optamos pelo ônibus com a mesma empresa. A viagem leva em torno de 1h30. De trem, o trajeto pode levar entre 1h05 e 1h25 e também custa um pouco mais caro.
De Ávila a Segóvia, também seguimos de ônibus com a mesma companhia, em uma viagem de 1h. Não há opções de trem. A volta de Segóvia a Madri é que fizemos de trem. A pesquisa também pode ser feita no site da RailEurope. A viagem dura entre 28 min e 1h45, a depender do trem escolhido e horário.
Os ônibus da Avanza Bus foram bem confortáveis e os preços são bem acessíveis.
Continue lendo este post:
Hospedagem
Uma noite em cada uma dessas cidades é o suficiente para conhecê-las. Em Salamanca nos hospedamos no Hostal Uría, simples, mas confortável, com preço acessível e relativamente próximo ao centro histórico, apenas a uma caminhada de 10 minutos. Veja outras opções em Salamanca aqui.
Em Ávila, ficamos no Hostal Alcántara, que fica dentro das muralhas, o que foi uma experiência maravilhosa. Hostal super charmoso, confortável e bem avaliado. Veja outras opções em Ávila aqui.
Não reservamos hospedagem em Segóvia, pois voltamos no final do dia para Madri. Deixamos nossa bagagem no locker da rodoviária. Mas a cidade é um charme e quem quiser se hospedar, acho uma boa ideia. Veja opções aqui.
<strong>Continue lendo este post:</strong>
O que fazer
Salamanca
Das três cidades Salamanca é a maior e com mais atrações que merecem ser visitadas. Historicamente, Salamanca é uma cidade universitária e isso é bem perceptível num passeio pela cidade, onde se vê muitos jovens. A Plaza Mayor é um bom começo para um passeio pela cidade. Mas o ideal é voltar à noite e vê-la também iluminada. Também são imperdíveis as visitas as Catedrais Velha e Nova; ao Convento San Estéban; a Universidade de Salamanca (a mais antiga da Espanha); a Casa de Las Conchas; a subida nas torres de La Clerecía na Scala Coeli (vista para a cidade) e um passeio pela ponte romana.
Continue lendo este post:
Ávila
Ávila é a menorzinha das três cidades, mas uma das mais charmosas. A grande atenção é, sem dúvida, as suas muralhas e passear em volta delas é a melhor forma de ver o quanto são grandiosas e preservadas. Existe um caminho que leva até os Quatro Postes, o ideal é fazê-lo no fim de tarde para ver o pôr do sol de lá e depois a cidade iluminada. Em um passeio dentro das muralhas, destacam-se a Catedral, a Prefeitura e Plaza Mayor. Um pouco afastado das muralhas fica o Convento de São Tomas, que também tem a visita muito recomendada.
Continue lendo este post:
Segóvia
O castelo Alcázar e aqueduto romano são as atrações mais famosas de Segóvia, mas a cidade tem muito o que vê. A Catedral, a Plaza Mayor, a Calle Real e La Juderia são alguns dos lugares mais importantes da cidade por dentro das muralhas. Também vale um passeio no entorno das muralhas. Para ver o castelo de fora, o melhor local é o Mirador de la Pradera de San Marcos.
Outros posts sobre a Espanha:
Barcelona: Visita a Cavas Freixenet
Sexta é dia de bar: Bodega la Ardosa em Madri e as melhores croquetas do mundo
Verão na Europa: conheça a linda Tossa de Mar na Costa Brava (ES)
Roteiro de 2 dias em Madri só com atrações gratuitas
Espanha pela primeira vez: dicas e o que você precisa saber
Roteiro em Barcelona (Segundo dia): Catedral Gótica, Passeig de Colom, Montjuic e Camp Nou
Viaje tranquilo! Para viajar para Europa é obrigatório fazer um seguro viagem. Faça sua cotação: