A Costa Rica é um país para os amantes da natureza. Tem belas praias no Mar do Caribe e Oceano Pacífico, florestas, vulcões e uma fauna impressionante. O país fez parte do nosso mochilão pela América Central, durante o Dois na América e compartilho com vocês nosso roteiro de 10 dias.
Roteiro
Nós chegamos na Costa Rica cruzando a fronteira do Panamá, saindo de Bocas del Toro e chegando em Puerto Viejo de Talamanca, uma pequena cidade praiana do Caribe, bastante turística. Ficamos dois dias em Puerto Viejo e depois seguimos para a capital, San José. Em San José ficamos mais dias do que gostaríamos, pois, como vocês sabem, nós temos que viajar e trabalhar. Mas 2 dias são mais que suficientes para conhecer a cidade.
O nosso próximo destino na Costa Rica foi o Parque Nacional de Manuel Antonio, que tem uma das praias mais bonitas do mundo, de acordo com o Traveller´s Choice 2016, promovido pelo Tripadvisor. Para ter tempo suficiente para conhecer o parque e as praias que ficam próximas, o ideal são 2 dias também.
Para irmos de Quepos, cidade base para o Parque Nacional, até Monteverde, que seria nosso próximo destino, tivemos que fazer uma parada de 1 noite em Puntarenas, outra cidade praiana. O mar de Puntarenas não se compara ao das praias de Manuel Antonio, mas a orla é bem charmosinha, com um farol e o fim de tarde, com o pôr do sol no mar é muito bonito.
Na manhã seguinte, bem cedo, partimos para Monteverde, uma região de floresta nublada. Este é um dos destinos turísticos mais importantes da Costa Rica, pela variedade da fauna e flora e também por ter várias opções de atividades ao ar livre, inclusive, esportes radicais.
Quem tiver mais tempo na Costa Rica, pode aproveitar ainda para incluir a cidade de La Fortuna, onde fica o vulcão Arenal.
Continue lendo este post:
Hospedagem e Transporte
A Costa Rica é o país mais desenvolvido da América Central, tanto em termos econômicos quanto sociais. É um país bastante organizado e com boa estrutura, além de ser seguro.
Viajar pelo país é bem tranquilo e dá para ir para os principais destinos turísticos de ônibus, que, comparado com os outros países da América Central, são modernos e confortáveis. Fique atento apenas às distâncias entre um destino e outro, pois vendo no mapa, podem parecer bem próximos, mas como o país tem muitas regiões montanhosas, os trajetos podem ser mais longos do que o que parece.
A Costa Rica também oferece boas opções de hospedagem, tanto hostels, pousadas quanto hotéis. Algumas praias do pacífico oferecem mais opções de resorts e são destinos muito procurados por estrangeiros, especialmente americanos. Por isso, na Costa Rica, os destinos do Pacífico são mais caros do que os do Caribe.
Reserve sua hospedagem na Costa Rica
Continue lendo este post:
Custo
A moeda do país é o Colón Costa-Riquenho. Apesar de R$ 1 ser o equivalente a R$ 136 CRC, não se engane, o custo na Costa Rica é muito alto, especialmente se comparado com os outros países da América Central.
Infelizmente, não temos o cálculo do nosso custo médio no país, mas só para vocês terem um ideia, fiz uma comparação entre o custo de vida em San José com o de São Paulo, pelo site Expatistan, que apontou que a capital da Costa Rica é, em média, 30% mais cara que Sampa. A comida, por exemplo, chega a ser 55% mais cara em San José do que em São Paulo.
Um detalhe é que, na maioria dos estabelecimentos turísticos, inclusive restaurantes e parques nacionais, os preços são cobrados em dólares americanos.
Leia também:
Costa Rica: Parque Nacional Manuel Antonio tem uma das melhores praias do mundo
8 Motivos para fazer um mochilão pela América Central