Um dos destinos turísticos mais importantes do Panamá é o arquipélago de Bocas del Toro, que fica no litoral do Caribe panamenho. Bocas é um destino que oferece opções para mochileiros, turistas econômicos e também aqueles que buscam mais conforto. Entre os atrativos do arquipélago estão os corais, as ilhas virgens, a fauna e a vegetação abundantes. Além disso, algumas praias são tranquilas e cristalinas, ideais para mergulho e snorkeling, e outras propícias para prática de surf. Veja como chegar, onde se hospedar e o que fazer em Bocas del Toro.

Cayo Zapatilla, Isla Bastimento
Cayo Zapatilla, Isla Bastimento

Como chegar

Se você vai viajar no esquema mochileiro, como nós, para ir da Cidade do Panamá até Bocas será necessário tomar um ônibus noturno + táxi + barco.

Os ônibus de Cidade do Panamá para Almirante (cidade base para ir para Bocas) saem do terminal de ônibus do Albrook Centro Comercial. A viagem dura em torno de 9h30. Por isso, os ônibus são noturnos. Ao chegar em Almirante, táxis (em geral, caminhonetes) já estarão esperando pelos passageiros para levar até os cais em Changuinola, onde é possível pegar os barcos para Bocas City.

É uma viagem cansativa, mas sai bem mais econômica do que de avião, além de economizar uma diária de hospedagem.

A opção para quem não está com orçamento apertado e quer economizar tempo é ir de avião. A companhia Air Panama tem voos para Bocas del Toro, via Isla Colón e Changuinola (necessário pegar o barco).  O voo de Panamá City até Isla Colón dura apenas 1h e, geralmente, sai no início da manhã.

Hospedagem

A escolha da hospedagem e da ilha vai depender do estilo da viagem e do orçamento de cada um. A ilha principal onde fica Ciudad de Bocas del Toro é Isla Colón. É o local com mais opções de hospedagens, restaurantes, bares e também para fazer passeios.

Panama´s Paradise Saigoncito - quarto
Panama´s Paradise Saigoncito – quarto
Panama´s Paradise Saigoncito - cozinha
Panama´s Paradise Saigoncito – cozinha
Panama´s Paradise Saigoncito - varanda
Panama´s Paradise Saigoncito – varanda

Nós ficamos no Panama´s Paradise Saigoncito, em Ciudad de Bocas. Dividimos chalé com duas canadenses, muito bacanas, que tornaram-se amigas e mantemos contato até hoje. O chalé tem um tamanho bom, uma decoração muito bonitinha e possui uma cozinha bem equipada. Também tinha uma varanda bem espaçosa com mesa e rede.

Reserve sua hospedagem em Bocas del Toro

O que fazer

Bocas tem dezenas de praias e opções de passeios. Em Isla Colón ficam as praias de Bocas del Drago, Playa de las Estrellas, Playa Bluff e Playa Pauch. A essas praias é possível chegar de ônibus, que saem em vários horários (informe-se em seu hostel, pousada ou hotel) da praça central de Ciudad de Bocas, alugando bicicleta, quadriciclo ou de táxi.

Ciudad de Bocas
Ciudad de Bocas

Várias agências e cooperativas de barqueiros (opção mais econômica) oferecem passeios para os Cayos Zapatillas (Cayo Cangrejo), Coral Key, Cayo Coral, Isla Carenero, Isla Pájaros, Bahía de los Delfines, Playa Red Frog e Isla Bastimentos.

Baía dos Golfinhos
Baía dos Golfinhos
Playa de las Estrellas
Playa de las Estrellas

Em Ciudad de Bocas tem bastante opções de restaurantes, bares e baladas. Um restaurante que viciamos e fomos quase todos os dias foi o Taco Surf Bocas, que fica em frente a praça principal, e tem uma deliciosa comida mexicana.

Isla Bastimento
Isla Bastimento
Bicho Preguiça em uma das ilhas de Bocas del Toro
Bicho Preguiça em uma das ilhas de Bocas del Toro

Como viajamos para o Panamá em julho, era época de chuva no Caribe. Pegamos dias bastante chuvosos em Bocas del Toro e acabamos não visitando tudo que queríamos. Então, importante conferir a previsão do tempo na época em que deseja visitar o arquipélago.

Custo

O custo da viagem em Bocas del Toro irá depender muito do orçamento e padrão de viagem escolhido. Mas como a moeda corrente no Panamá é o dólar e Bocas é um dos destinos mais turísticos do país, não é uma viagem que sairá muito barata.

Outros destinos do Panamá

Dicas da Cidade do Panamá: O que fazer na Cidade do Panamá

As paradisíacas ilhas de San Blás: Panamá: 4 dias pelas ilhas de San Blás, saindo pela Colômbia


Comentários

  • Carla Rossi

    Oi, Karla! Vi que você viajou para alguns lugares da America Central, e gostaria de saber se você sabe se algum desses lugares não vale a pena ir em Julho por conta da estação de chuvas.. algum você acha que não vale a pena?