Compartilhe Viagens

Porto de Galinhas com crianças

No Natal, prometemos aos nossos sobrinhos, Serginho (11) e Maria Clara (8) que o presente deles seria uma viagem. Lembram? Se não, leia este post: Quer um conselho? Viaje com as crianças. A viagem que deveria ter sido de um final de semana em Pipa-RN acabou tornando-se um feriadão em Porto de Galinhas-PE. E sabe o que aconteceu? Eles não querem saber de mais outro presente ao não ser viajar! 🙂

Em quatro dias de viagem, conseguimos fazer com que as crianças nem lembrassem que existia televisão e computador. Foi lindo de ver a alegria deles a cada lugar novo que íamos e o brilho nos olhos ao nadar com os peixinhos nas piscinas naturais, o aprendizado em pouquinhos dias e amizades que fizeram com a dona da pousada, a fofíssima Maysa, e até com um casal de brasileira e indiano, os simpáticos Ana Maria e Ashwath.

Morri de rir com as perguntas que eles faziam ao indiano: “Você tem dog?”.

Com base na nossa viagem, resolvi escrever dicas de viagem a Porto de Galinhas com crianças. Lembrando que, não sou mãe sou tia. E fui com crianças maiores. Mas acho que o destino tende a agradar crianças de todas as idades.

Quando ir

A alta estação em Porto de Galinhas vai de dezembro a março. O período chuvoso é de abril a agosto, portanto, é melhor evitar. Mas o mais importante antes de ir a Porto é verificar a lua e a tábua de maré. Pois as piscinas só se formam na maré baixa e a lua tem influência direta nisso. As melhores luas para ir são a cheia e a nova.

Confira a tábua de marés de Porto de Galinhas: http://www.tabuademares.com/br/pernambuco/porto-de-galinhas

Como chegar

Para quem vem de estados mais distantes e precisa pegar avião, Porto de Galinhas não tem aeroporto. O mais próximo é o Aeroporto Internacional do Recife. Porto fica a quase 70 km do Recife e a 55 km do aeroporto. E é possível chegar do aeroporto até lá de ônibus, táxi, transfer ou carro.

A empresa de ônibus que faz o trajeto Aeroporto – Porto de Galinhas é a Viação Cruzeiro. E a passagem custa R$ 10,45 no ônibus executivo, climatizado, e R$ 6,10 o ônibus comum, que demora mais e é menos confortável.

Os serviços de táxi e transfer tem preços variáveis, a serem negociáveis. Mas em média o táxi custa R$ 100 para 4 pessoas durante o dia e R$ 120 à noite.

De carro, saindo do Aeroporto do Recife deve-se seguir pela Av. Mascarenhas de Morais sentido Sul até  o término dela e início da BR-101. Depois é só seguir pela BR-101 por cerca de 10 quilômetros e dobrar a direita em direção ao Cabo de Santo Agostinho (aproximadamente 4 quilômetros). Do Cabo de Santo Agostinho, deve-se dobrar a esquerda na PE-060 e continuar por mais de 20 quilômetros. Depois dobrar a esquerda, neste ponto em que há um cruzamento com a PE-038. E lá está a entrada para Porto de Galinhas.

Como fomos de carro saindo de Natal, seguimos pela BR-101 até seguir em direção ao Cabo de Santo Agostinho e depois fomos pelo mesmo trajeto. Acontece que no trecho final, o congestionamento está simplesmente terrível, e a viagem que deveria levar 5 horas demorou 7!!

Então, recomendo ir abastecido de lanchinhos e entretenimento para crianças.

Hospedagem

Porto de Galinhas tem inúmeras opções de hospedagem que vão dos resorts mais luxuosas às pousadas mais simples e albergues. Na praia de Muro Alto estão os resorts como Nannai e Summerville. Mais o lugar com mais opções e melhor localização para se hospedar é na vila, próximo as piscinas naturais, mas são hotéis mais simples.

Nós ficamos na Pousada Casa Colorida, que tinha acabado de ser inaugurada (início de janeiro). A dona da pousada, Maysa Nimtz, foi um amor e nos fez sentir realmente em casa. As crianças adoraram ela.

A Casa Colorida é uma pousada no estilo homestay e a Maysa toma conta de praticamente tudo. A pousada fica a 800 metros das piscinas naturais. São poucos quartos com o básico: camas, ar condicionado e banheiro com ducha quente. Mas ficamos em um quarto enorme que deverá ser utilizado em outras ocasiões para quarto compartilhado. As crianças amaram porque tinham beliche!haha  A cozinha pode ser usada pelos hóspedes, bem como a sala com televisão. A casa tem uma decoração regional lindinha. O jardim, onde fica a piscina, é muito bonito e agradável. O café da manhã era bem servido e delicioso. Maysa também liberou a churrasqueira para a gente usar! 🙂

Jardim da Pousada Casa Colorida

Ela criava um clima bem legal na casa que fazia com que os hóspedes interagissem e foi assim que acabamos conhecendo a Ana e Ashwath, no que poderia ter sido uma gafe gigante, pois convidei o indiano para o churrasco! Mas, por sorte, ele não era vegetariano.

As crianças adoraram ela e na nossa despedida ela convidou Serginho e Maria para pintar um banquinho do jardim, fazendo marcas das mãos.

Com Maysa, dona da Pousada Casa Colorida

O que fazer

Porto de Galinhas é uma delícia para crianças porque praticamente todas as praias formam piscinas naturais. Na maré baixa, a água é transparente e o banho é uma delícia. Na maré alta, a praia fica completamente diferente.

Relaxando nas piscinas naturais

Das piscinas naturais saem os passeios de jangada, para ver o “mapa do Brasil”, formação do coral semelhante ao mapa do país, e nadar com os peixinhos. Nesse quesito, a praia me decepcionou, o passeio é fraquíssimo, rápido, e na alta estação, caro. Pagamos R$ 20 por pessoa e não durou nem 30 minutos, e a distância percorrida era tão curta que era possível ir nadando. Só valeu porque as crianças ficaram encantadas em ver os peixinhos.

Maria e Serginho
Encantados com os peixinhos

Mas vou falar, no Rio Grande do Norte temos passeios em piscinas naturais muito melhores. Sem bairrismo.

Como fomos na primeira semana de janeiro, a praia estava lotada. Mas como é um destino muito famoso, imagino que seja assim praticamente o ano todo.

A vila é super organizada, com muitas opções de restaurantes, bares e lojinhas. E claro, por onde passamos lá estão as galinhas, esculpidas em tronco de coqueiro.

Com tio Fred, passeando pela Vila
Na alta estação, a vila lota

Na vila tem também várias empresas de turismo que oferecem opções de passeios de buggy e barco para as praias vizinhas. Um passeio que não fizemos, mas que imagino que seja bem interessante, é para ver os cavalos marinhos, no Pontal de Maracaípe.

Vale também uma esticadinha às praias de Muro Alto e principalmente a Praia dos Carneiros, que na minha opinião, é a mais bonita da região. Mas é mais ou menos uns 40 minutos de carro.

Praia dos Carneiros

Orçamento

Quanto gastar pode ser muito relativo em Porto de Galinhas, pois há opções diversas. Mas nada é muito barato, pois é um destino disputadíssimo. No período de alta estação, as hospedagens mais em conta para família giravam em torno de R$ 200. Alimentação também não saia barato e se for incluir na cota, passeios, pode aumentar a conta.

Reserve seu hotel em Porto de Galinhas.