Esse sorriso aí, foi quando a mochila estava vazia! :)
Esse sorriso aí, foi quando a mochila estava vazia! 🙂

A primeira vez que arrumei minha própria mochila eu deveria ter uns 7 anos. Eu participei do movimento Escoteiro por dez anos e amava acampar. E desde esta idade arrumava minha mochila sozinha e não conseguia dormir na noite anterior de tanta ansiedade.

Já depois de adulta, quando comecei viajar de fato, aderi as malas de rodinhas. Mas, na viagem que fizemos pela Europa no ano passado, elas foram realmente um estorvo. Não é à toa que a gente chama uma pessoa chata de mala. As malas servem muito bem naquelas viagens em que ao chegar no aeroporto, você pega um táxi e chega ao hotel tranquilamente, aí vem o funcionário e te ajuda a levá-la até o quarto. Mas se você for do aeroporto até o hotel de transporte público, metrô ou ônibus, ter que subir escada e arrastá-la pelas calçadas, aí sim, aquelas inocentes rodinhas são capazes de te tirar do sério.

Enfim, estou contando toda essa história, porque desde que comecei a planejar a nossa Volta ao Mundo, as pessoas me perguntam: você vai mesmo só de mochila? Não dá para levar uma mala de rodinhas?

Não. Não dá. Não dá porque a praticidade será a palavra de ordem em nossa viagem, juntamente com economia. Então, pegar um táxi do aeroporto até o hotel só quando não houver nenhuma outra possibilidade. Além disso, hostels não disponibilizam guarda roupas enormes para você guardar sua linda mala. No máximo, um locker para você guardar sua mochila e nem todos. Mas em compensação, tem máquinas de lavar roupa!

E já que é para levar a mochila nas costas é preciso aguentar bem o peso para andar, inclusive, grandes distâncias. E aí é que morava o problema. Como levar roupas e tudo que precisaremos em 7 meses  em uma mochila e não torná-la pesada? Simples: o que você usa em 1 semana, você pode usar em 7 meses.

Ah! Então, você vai ficar repetindo as roupas nas fotos? (Essa é a melhor pergunta de todas!) E a minha resposta é: é melhor usar as mesmas roupas em lugares diferentes do que usar roupas diferentes nos mesmos lugares!

Mas também não sou assim esse poço de desapego e a primeira vez que organizei a mochila para nossa Volta ao Mundo, mal consegui colocar nas costas! Resultado: tive que tirar uma calça jeans, uma jaqueta e um vestido de frio.

Refiz a mochila e consegui chegar aos 10kg a minha e 9kg a de Fred.Isso porque tivemos que colocar roupas de frio e calor, já que pegaremos as diversas estações. O ideal seria que viajássemos apenas no verão, mas como serão apenas 7 meses e não 1 ano, isso não foi possível.

Veja o que iremos levar cada um:

Mochila de Karla (incluindo as roupas para o embarque) –

Itens da mochila de Karla
Itens da mochila de Karla

01 Calça Jeans

01 Toalha

5 blusinhas sem manga para o calor (Uma com o nome Brasil, que só usei na última Copa do Mundo!hehe)

2 blusinhas com manguinha para o calor

1 saída de praia, que também pode fazer as vezes de vestido

01 vestidinho para sair a noite ou de dia

2 shorts jeans

1 short de tecido

1 legging

1 calça de algodão para usar como pijama

1 blusa para usar para pijama

2 blusas segunda pele para o frio

1 cardigã

2 blusas de frio

2 cachecóis

1 canga de praia

2 meias fio 80

3 meias comuns

4 biquinis

8 calcinhas

2 sutiãs

1 top

1 casaco

1 par de sapatilhas

1 par de havaianas

1 par de tênis

Produtos de higiene, lentes de contato, kit para unhas e alguns poucos acessórios brincos, pulseirinhas (nada pesado)

Mochila de Fred (incluindo as roupas para o embarque –

Itens da mochila de Fred
Itens da mochila de Fred

2 calças jeans

1 casaco

1 moleton

1 camisa social

1 camisa polo

4 camisetas (sendo 1 para dormir)

2 regatas

4 camisas para frio

1 camiseta para dormir no frio

3 bermudas

6 meias

1 boné

1 toalha

6 cuecas

1 par de tênis

1 par de havaianas

1 boné

Produtos de higiene

A minha mochila é de 60l e sobrou pouco espaço, já a de Fred é de 90l e preencheu menos da metade. Isso significa, que se comprarmos algo, teremos como levar. E também temos 5kg de crédito, pois nas viagens de companhias de low cost pagamos para levar mochilas de até 15kg.

Além dos nossos mochilões, iremos levar dos mochilas pequenas de “ataque” com documentos, reservas de passagens e hotéis, vistos, máquina fotográfica, netbook, ipad, remédios,  adaptadores e kit viagem com produtos de higiene em pequena quantidade.

E vocês? O que acharam das nossas mochilas? Eu não sei por que, mas tenho a sensação, que durante a viagem, aos poucos, iremos deixá-las ainda mais maneiras!hehe


Comentários

  • Perfeito Karla,

    Se você precisar de mais roupa, compra no caminho, vai trocando. Uma mochila muito grande pode te atrapalhar em vans, num traslado de barco na Ásia. Enfim, 10 kg é mais que suficiente. Além disso você não precisará despachar as malas, evitando dor de cabeça e perda de tempo.

    Ta chegandooo 🙂

    • Pois é Guilherme, não estou muito preocupada com a pouca coisa, por isso, se precisar, me desfaço de algumas coisas e compro outras! 😉 Simmm, finalmente, está chegando a hora!!

  • Fausto

    Olá Larissa! Acompanho há tempos seu blog e o projeto Volta ao mundo de vcs. Passando para desejar uma excelente viagem, que tudo seja maravilhoso e inesquecível. Aproveitem bastante. E leve na mochila as lições do Velho Máca e de BP: Sempre Alerta!
    Valeu!
    Fausto

    • Oiii Fausto,

      que legal você por aqui. Claro que levarei essas lições comigo sim, aliás, tenho levado por toda a vida. Muito obrigada pelas boas energias e por acompanhar o blog.

      bjo,

  • Luciana zaranza

    Oi, karla…já viajei 4 meses com mochila e foi a melhor coisa… Mesmo no frio… Menos é mais!! Boa viagem Pra vcs e divirtam-se, sao momentos únicos…

    • Oi Luciana,

      Está sendo tudo ótimo e na estrada você percebe que poderia ter trazido muito menos coisas. A leveza de bagagem e de alma é tudo em uma viagem!

      Obrigada por comentar!

      Abs!