Compartilhe Viagens

Tour Raízes de Gramado, um passeio pela zona rural e pela história dos colonos

O que não faltam em Gramado são passeios e atrações. E como muitas pessoas são encantadas pela cidade e a visitam várias vezes, o destino está sempre se reinventando e criando novidades. Um dos passeios que fizemos durante o Encontro de Blogueiros em Gramado*, que achei com uma proposta bem interessante, foi o tour Raízes de Gramado, que fizemos com a Brocker Turismo. O passeio nos leva para uma experiência na zona rural, onde a cidade começou, e conta a história dos colonos italianos e alemães.

O tour sai da Jardineira de Gramado, que fica na Av. das Hortências, e nos leva para a  Linha Nova e Linha Bonita, localidades onde o povoamento de Gramado teve início.

A Casa Centenária visitada no tour Raízes de Gramado

As paisagens no caminho são  bonitas e não demorou muito, menos de 15 minutos, e chegamos na nossa primeira parada: a Casa Centenária. Um exemplar das casas do período da chegada dos colonos, pertencente a uma família de descendentes de italianos.

A casa tem a estrutura principal toda de madeira e o porão em pedras para conservar vinhos, queijos, salames e é usado para esta finalidade ainda hoje. No quintal da casa ficam algumas ovelhas e o guia nos deu algumas espigas de milho para alimentá-las. A gente não tem acesso ao interior da casa, apenas a parte externa e o guia nos explica um pouco da história do casarão e da chegada dos colonos.

Moinho Cavichion

Depois seguimos para o Moinho Cavichion, onde fomos recebidos pela Maristela, que nos conta de uma forma muito divertida a história do moinho, de como era o trabalho no campo no final do século 19 e  início do século 20, nos mostra vários utensílios de época e um pouco da história dos colonos italianos e alemães. O moinho foi construído em 1920 pelo bisavô dela, Pedro Cavichion, que veio da Itália para o Brasil aos 10 anos. 

Maristela conta a história do moinho que foi construído pelo seu bisavô

Quase em frente ao moinho fica a Fábrica de Erva Mate Marcon, que também faz parte do passeio. Fomos recebidos pelo casal Marcon, que nos mostra o processo de produção artesanal da erva mate para fazer o famoso chimarrão, tão apreciado pelos gaúchos. No final, fizemos uma degustação da bebida. Na fábrica também tem uma lojinha onde são vendidas a erva mate, as cuias e bombas e outros produtos coloniais.

Ervateira Marcon

A quarta parada do tour é o Museu Rural Fiorezze. O seu Nelson, fundador do museu, nos recebe com muito bom humor, contando a história da criação do espaço e os objetos que ele coleciona e expõe no museu. Tem de tudo: fotos de famílias de colonos, ferramentas, relógios, telefones, rádios, máquinas registradoras e armas de várias épocas. Na propriedade tem também uma lojinha que vende suco de uva, vinhos, doces, biscoitos.

Museu Rural Fiorezze
Fotos no Museu Rural Fiorezze
Pão feito no forno à lenha de Dona Zulmira

No final do passeio somos recebidos com música e muita comida pela família da Dona Zulmira, em um delicioso café colonial com pães feitos no forno à lenha, saborosas cucas, bolos, geleias, sucos, café. E para fechar, somos todos convidados a fazer uma roda para  cantar e dançar músicas tradicionais da região, como La bella Polenta.   

Sendo recebidos com música pela família de Dona Zulmira
Todo mundo cantando e dançando La Bella Polenta

Gostei bastante do tour pelo contato com as famílias, que são muito receptivas, por ter a oportunidade aprender um pouco mais da história e cultura da região e por ser diferente dos passeios mais tradicionais de Gramado.

O passeio tem aproximadamente 6 horas de duração e sai de nas segunda e quintas-feiras, às 13h30 e aos sábados às 9h. Pela Brocker Turismo, o passeio custa R$ 149 por pessoa e pode ser reservado aqui: http://www.brockerturismo.com.br/passeios/tour-raizes-coloniais-de-gramado.

*O Blogueiros em Gramado foi organizado pela Francine Agnoletto, do Viagens que Sonhamos,  com a realização da Prefeitura de GramadoGramado Canela Convention & Visitors BureauBrocker Turismo e o Master Premium Gramado.

Outros blogueiros que participaram do encontro: Renata Campos, do RêVivendoViagens; Cláudia Rodrigues, do Felipe, o Pequeno Viajante; André Morato, Meu Destino; Fernanda Scafi, Tá indo pra onde?; Cris Stilben, Cris pelo Mundo; Ledinara Batista, Férias Now; Talitiane Ferreira, Mundo dos Viajantes; Thais Moura; Love and Travel.

Leia também:

Roteiro de 4 a 6 dias em Gramado e Canela

Onde ficar em Gramado-RS: review Master Premium Gramado

Quer viajar para Gramado? Confira estas promoções que encontramos para você!