O nosso primeiro destino de viagem, após meses de isolamento, foi São Miguel do Gostoso. Fomos no final de setembro, em período de baixa estação. E para esta primeira viagem, como fomos em casal (a primeira vez depois que tivemos nossa filha que já estava com mais de 2 anos), escolhemos a Pousada Spa dos Amores por oferecer uma experiência mais exclusiva, sem precisar de interação com os outros hóspedes.
A Spa dos Amores fica a 104km da zona Sul de Natal, na praia de São José, município de Touros, e fica um pouco antes da entrada de São Miguel do Gostoso. Já havíamos ficado nessa pousada há quase 10 anos. Mas ela está bem diferente agora.
A pousada fica bem em frente ao mar. Basta fazer apenas uma pequena descida pela areia. Apesar de ter muitas pedras, dá para tomar um banho de mar tranquilo na maré baixa. A praia é praticamente exclusiva para os hóspedes.
A Spa dos Amores tem várias opções de hospedagem, desde chalés, bangalôs e até casas com mais de um quarto. Optamos por um bangalô com piscina privativa e de frente para o mar.
O quarto do bangalô é enorme, com 50 m², equipado com uma cama king com dossel, tem armário com cabides, tv, frigobar, cadeira, banco para colocar as malas. O banheiro é dividido em dois espaços, um para o vaso sanitário e outro para a ducha. Entre os dois fica uma bancada com duas pias e um espelho enorme. O, claro quarto, tem ar condicionado e Wi FI. O bangalô, como disse, tinha ainda a piscina privativa e vista para o mar.
O check in foi feito pelo Whatsapp, pegamos apenas as chaves, e o café da manhã foi servido na varanda do quarto (escolhemos os itens e o horário pelo Whatsapp no dia anterior). O café da manhã foi muito bem servido, com opções de frutas, pães, torradas, tapioca, suco, café, geléias.
A pousada tem ainda uma outra piscina aberta a todos os hóspedes, que é muito bonita também e tem vista para o mar. E um bar e restaurante bem charmoso, onde ficamos logo na nossa chegada para almoço e tomar alguns drinks. Mas os hóspedes também pode solicitar o serviço para consumo no bangalô.
Tivemos pouco contato com os funcionários, que estavam sempre de máscara e distantes. Na época, a pousada também não estava funcionando com a capacidade máximo e fomos em um dia de semana.
A Spa dos Amores tem recepção 24 horas e serviço de quarto e estacionamento privativo. No site do Booking, fala que eles podem cobrar pelo estacionamento, mas não fomos taxados por isso.
Vizinho a pousada fica o Restaurante Jangadeiro Samburá de Sabores, avaliado como o número 1 no TripAdvisor entre os restaurantes de São Miguel do Gostoso. Mas não tivemos tempo de ir, pois como fomos em dia de semana e em baixa estação não estava funcionando. Também como ele oferece uma experiência diferente só funciona com reserva.
Da Pousada Spa dos Amores até o centrinho de SMG, onde estão os principais restaurantes é cerca de 15 minutos de carro.
Seis meses de pausa aqui no blog. E já estava mais do que na hora de voltar, não é mesmo? Mas o intervalo se deve a vários motivos, incluindo, é claro, a nossa parada nas viagens devido à pandemia. Ficamos de março a setembro, basicamente, isolados na casa de praia dos meus pais, que fica num município vizinho a Natal e depois fomos tendo que retomar a vida. E, bem timidamente retomamos a fazer algumas poucas viagens, aqui pelo Rio Grande do Norte e fomos à Paraíba também. Masss, para viajar nesses novos tempos, tivemos novos critérios também, especialmente quando viajamos com Elis. Vou contar para vocês quais têm sido eles.
1️⃣ Em primeiro lugar, só viajamos nos meses de queda no número de casos. Por exemplo, viajamos a dois, Fred e eu, em setembro e com nossa filha Elis, em novembro. Quando começou a alta estação e, consequentemente, o número de casos voltaram a subir, optamos por não viajar.
2️⃣ Optamos por viajar apenas para destinos que poderíamos ir de carro e que fossem tranquilos. O nosso primeiro destino foi São Miguel do Gostoso, a 2h de carro de Natal, que na baixa estação, é bem tranquilo. E, em novembro, fomos a Bananeiras e a Barra de Camaratuba, na Paraíba. Além disso, fizemos alguns passeios diferentes em lugares bem tranquilos que ficam nos arredores de Natal.
3️⃣ Como disse, a nossa primeira viagem nesses tempos de pandemia foi a dois. A nossa primeira desde que Elis nasceu. Ela estava com 2 anos e 3 meses e passou a primeira noite longe de nós dois com meus pais na casa de praia. Fomos comemorar o aniversário de Fred em São Miguel do Gostoso e ficamos na Pousada Spa dos Amores, em um bangalô bem reservado, incluindo, piscina privativa.
Decidimos ir só nós dois a princípio, pois entendemos que para criança cumprir os protocolos e evitar ter contato com outras pessoas é mais difícil. Mas depois que observamos como as coisas estavam funcionando adaptamos para levarmos ela na nossa próxima viagem.
4️⃣ Quando viajamos com Elis, em novembro, fomos à Paraíba. Escolhemos ir a Bananeiras e a Barra de Camaratuba, dois destinos conhecidos pela tranquilidade, especialmente, na baixa estação. Escolhemos pousadas que podíamos ficar mais reservados também.
5️⃣ Procuramos fazer a maioria dos passeios por conta própria, com pouca interação com outras pessoas. Mas, quando foi necessário, como no caso de um passeio de quadriciclo, que fizemos em Bananeiras, seguimos os protocolos de biossegurança. Alguns deles são fazer check in online, uso de máscara, álcool gel, tapete de higienização etc.
6️⃣Os restaurantes também, que praticamente não estamos frequentando, durante as viagens, procuramos ir em lugares tranquilos e que seguiam os protocolos à risca. Em Barra de Camaratuba, fizemos quase todas as refeições na própria pousada.
7️⃣Sempre que voltamos de viagem, evitamos contato com pessoas de grupo de risco, como no caso dos meus pais, que seguem em isolamento mais rigoroso.
8⃣Apesar de todos os cuidados, temos consciência de que o risco sempre existe. Então, sejam bem rigorosos em suas escolhas e tomem todo cuidado possível.
9⃣Ainda não me senti tranquila para viajar de avião com Elis e não sei quando retomaremos as viagens aéreas. Apesar dela estar muito bem adaptada ao uso de máscara e pedir sempre para passar álcool nas mãos, criança é criança, né? Uma hora quer interagir e sai pegando em tudo.
E, agora que retomei os posts aqui no blog, vou pouco a pouco trazendo os relatos dessas viagens mais recentes e também de viagens que estou devendo há um pouquinho mais de tempo.
Também estou curiosa para saber sobre vocês, retomaram as viagens, que critérios estão tendo? Compartilha com a gente nos comentários. 👇
Agora que acabou o Carnaval e, como dizem, o ano começou pra valer, no que pensam todos os viajantes? Nos próximos feriadões, é claro! Mas, ao contrário de 2018 em que quase não existiram dias úteis com Copa do Mundo, vários feriadões e eleições, 2019 é um ano de pouquíssimos feriadões. Muitas datas comemorativas cairão no sábado ou domingo. Então, é preciso escolher onde aproveitar cada folga. Sugiro aqui 9 destinos nacionais em que é possível viajar por 3 ou 4 dias e que, portanto, são uma boa para aproveitar os feriadões de 2019.
Mas antes de apresentar os destinos, eis a lista dos próximos feriadões:
– Páscoa de 18 a 21 de abril (quinta ao domingo). O domingo de Páscoa coincidiu com o feriado de Tiradentes (21).
– O Dia do Trabalho (1 de maio) cairá numa quarta-feira. Para quem pode fazer este “impressadão”, pode optar entre o dia 27 de abril a 1 ou de 1 a 5 de maio.
– O feriado de Corpus Christi será na quinta-feira, 20 de junho e emendará com o final de semana de São João que é feriado em vários estados. 20 a 24 de junho (quinta a domingo)
– Os feriados de 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro este ano cairão no sábado. =(
– O último feriadão do ano será o da Proclamação da República de 15 a 17 de novembro.
Agora vamos aos destinos:
Costa dos Corais em Alagoas (De Maragogi a São Miguel dos Milagres)
Um dos destinos de praia mais lindos do Brasil é, sem dúvida a Costa dos Corais, que possui 130 km de extensão, e vai dos municípios de Paripueira até Maragogi. Do que conhecemos aqui no Brasil é o que mais se aproxima do Caribe: com um mar calmo, de águas em tons turquesa, areia branquinha e coqueirais. Segundo o Traveller´s Choice 2019 promovido pelo site TripAdvisor, a Costa dos Corais tem três praias entre as 25 melhores do Brasil: São Miguel dos Milagres (6a), Praia de Antunes – Maragogi (7a) e a Praia do Toque (20a).
Para um feriadão, eu escolheria ficar em São Miguel dos Milagres e conhecer as Melhores Praias entre Maragogi e Milagres, que listei neste post:
Um destino de praia para quem busca sossego é São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Em 3 ou 4 dias é possível conhecer o vilarejo praiano e ainda fazer um day use no Tao Paradise, que é um verdadeiro paraíso natural e gastronômico. Não deixe de ver o pôr do sol na Praia de Tourinhos.
Noronha dispensa apresentações. E em 2019, a Baía do Sancho, que fica no arquipélago, foi eleita a praia mais bonita do Mundo pelo Traveller´s Choice 2019 promovido pelo site TripAdvisor.
A ilha é um destino ideal para uma viagem curta, já que não é um lugar barato. Mas planejando com antecedência dá para conhecer para ilha gastando menos. Só não deixe de fazer o passeio de barco para ver os golfinhos, que é imperdível.
Quer viajar para Fernando de Noronha? Confira estas promoções que encontramos para você!
Lençóis Maranhenses
Este é um destino que não conheço e adoraria poder conhecer em um dos feriadões de 2019. Mas temos aqui no blog, publicamos o roteiro enviado pelo Igor Castro, que encaixa perfeitamente em 3 dias de viagem pelos Lençóis Maranhenses.
Quer viajar para a os Lençóis Maranhenses? Confira estas promoções que encontramos para você!
Ilha Grande – RJ
Para fechar as sugestões de destinos de praia, o estado do Rio de Janeiro não poderia ficar de fora. A minha sugestão para quem quer paisagens de tirar o fôlego e sossego é a Ilha Grande, que também tem um das melhores praias do Brasil, de acordo com o Traveller´s Choice: a Praia de Lopes Mendes (13a).
Quer viajar para a Ilha Grande- RJ? Confira estas promoções que encontramos para você!
Cambará do Sul – RS
Para quem não é de praia, mas curte o contato com a natureza, Cambará do Sul, a 208 km de Porta Alegre- RS é um destino perfeito para conhecer durante um feriadão. Os grandes atrativos do lugar são os cânions Fortaleza e Itaimbezinho. Para visitá-los com tranquilidade, o ideal é reservar um dia para cada um, pois eles ficam em direções contrárias, tem várias opções de trilhas e paisagens que vão render inúmeras paradas para fotografar. E, por favor, não caiam na besteira de escolher apenas um para visitar, pois os dois são incríveis.
Também no Rio Grande do Sul, Gramado é um dos destinos mais desejados (e mais bem preparados do Brasil e que pode ser conhecido, pelo menos o que há de mais importante, em 3 ou 4 dias. Não esqueça de dar uma esticada até o município vizinho, Canela.
Entre as capitais, recomendaria para incluir na lista para conhecer em 2019, Manaus. A capital amazonense é a principal base para conhecer a Amazônia brasileira e deveria estar na Bucket List de todo brasileiro, pois tenham certeza que está na lista de praticamente todo estranheiro.
Em um feriadão é possível conhecer as principais atrações de Manaus e arredores.
Quer viajar para Manaus? Confira estas promoções que encontramos para você!
Belo Horizonte + Ouro Preto e Mariana
Para quem é fã de cidades históricas é possível aproveitar os feriadões para fazer um roteiro Belo Horizonte + Ouro Preto + Mariana. Estas duas últimas fazem parte da Estrada Real são, provavelmente, as cidades históricas mineiras mais famosas. O roteiro fica ainda mais completo, se sobrar tempo para uma esticadinha até o Inhotim.
São Miguel do Gostoso, a 101 km de Natal, é conhecido por ser um destino tranquilo, sem muita movimentação e estabelecimentos nas praias, além das pousadas. Um dos poucos restaurantes à beira-mar é Jack Sparrow’s, que fica na praia da Ponta do Santo Cristo. Com um estilo rústico é bastante frequentado no fim de tarde para quem pretende assistir ao pôr do sol.
O Jack Sparrow’s funciona como bar e restaurante e tem uma estrutura quase em madeira e palhoça de coqueiros, mas é bem charmoso, com mesas, cadeiras, espreguiçadeiras, redário, banheiros, chuveiro e redes de vôlei de praia.
O cardápio tem uma grande variedade de bebidas, com cervejas a partir de R$ 8 (long neck) e drinks a partir de R$ 12. A água de coco sai e o refrigerante saem por R$ 5 cada.
Entre as opções para as entradas, que variam entre R$ 15 e R$ 35, têm caldos, batatas fritas, pratos com peixes e frutos do mar e até hambúrguer vegetariano, que foi a minha escolha. Para os pratos principais, que são individuais, o menu oferece opções de peixes (a partir de R$ 35), carnes (a partir de R$ 40), massas (a partir de R$ 36), risotos e arroz (a partir de R$ 36). Para finalizar tem sobremesas a partir de R$ 13.
Mas, para falar a verdade, a comida não é o ponto alto do lugar. Os pratos têm uma proposta “gourmet”, mas o sabor não é pra tanto. Gostei mais da atmosfera do ambiente. O atendimento é bem gentil, mas foi um pouco demorado. Ah! Mas as bebidas (cervejas para Fred e outras pessoas que estavam com a gente) foram servidas bem geladas e estava com um preço mais acessível do que das barracas da Praia de Tourinhos, que têm estrutura mais simples.
A praia em frente ao Jack Sparrow’s, marcada por uma bandeira de pirata, é bastante frequentada por praticantes de kite e windsurf. Mas apesar das ondas medianas é possível nadar também. Apesar do restaurante ser à beira-mar é preciso caminhar um pouquinho para chegar até o mar, pois todos os estabelecimentos de Gostoso são um pouco recuados.
Outro ponto favorável do Jack Sparrow´s é a trilha sonora, mesmo com música ambiente, tem uma seleção musical bem bacana e tranquila. E, como falei, o restaurante é bem frequentado no fim de tarde para quem pretende ver o pôr do sol. Eles aproveitam o momento para acender fogueira e, algumas vezes, convidam bandas, DJs e fazem promoções de drinks.
Assista ao vídeo na praia da Ponta do Santo Cristo em frente ao Jack Sparrow’s:
Endereço: Av. Enseada das Baleias, 440 Ponta do Santo Cristo, São Miguel do Gostoso
São Miguel do Gostoso, a 101 km de Natal, é famoso por ser um dos melhores destinos brasileiros para praticantes de kite e windsurf, devido aos fortes ventos. A maioria das praias de São Miguel tem uma larga faixa de areia, longos trechos desertos sem restaurantes ou barracas e ondas medianas. Mass, para quem quer procura uma boa praia para banho e com uma bela paisagem recomendo a Praia de Tourinhos, que para mim é a mais bonita de Gostoso. E para completar, nela, é possível ver o pôr do sol.
No post “Conheça São Miguel do Gostoso, destino do Rio Grande do Norte que tem se destacado e recebido famosos” fiz um resumo de o que fazer em São Miguel e já adiantei que Tourinhos era uma das melhores praias para banho. Mas, apesar de frequentar Gostoso, desde quando tudo ali “era mato” (hehe!), nunca tinha tido a oportunidade ir a Tourinhos no entardecer. Consegui ir na nossa última estadia lá, em janeiro (2019) e só confirmei que esta é mesmo a mais bela praia do destino.
Como a maioria dos lugares bonitos, chegar em Tourinhos não é tão fácil. O acesso é por uma estrada de barro bem maltratada, mas acessível com carro de passeio. A praia fica a uns 15 km do centro de São Miguel e leva uns 20 minutos de carro, ou um pouco mais se você for com cuidado.
No outro post também expliquei que o nome da praia se deve às formações de dunas petrificadas que seriam parecidas com um rebanho de touros. Uma dessas formações,na maré alta, faz subir um forte jato d´água, conhecido como o “suspiro da baleia”. Já na maré baixa, formam-se piscininhas naturais que garantem um banho delicioso.
Tourinhos é uma das poucas praias de SMG que tem barracas com mesas e cadeiras. As estruturas são bem simples e os preços são em conta. Nos fins de semana, a praia lota. Mas em dias de semana, mesmo na alta estação, Tourinhos fica quase deserta.
Se possível, aproveite para ficar na praia até o entardecer. O sol se põe ao lado de um dos vários parques eólicos da região e faz um belo reflexo no mar. Vale a pena!
Se você ainda não está convencido de que Tourinhos é um paraíso, assista ao vídeo que fizemos na praia:
São Miguel do Gostoso, a 101 km de Natal-RN, até pouco tempo era um destino que atraía principalmente praticantes de kitesurf e windsurf e potiguares que queriam descansar. Mas nos últimos tempos, a praia, que há um bom tempo já foi descoberta pelos estrangeiros, tem chamado atenção de turistas nacionais, inclusive, famosos. No mês de dezembro, a jornalista Fátima Bernardes e o namorado, o advogado Túlio Gadelha estiveram por lá. E no réveillon, Gostoso foi o destino escolhido por Sasha Meneghel (filha de Xuxa, se é que existe alguém que não sabe) e o namorado, o ator Bruno Montaleone. Mas o que é que São Miguel do Gostoso tem de tão especial para cair no gosto até dos famosos? Vem comigo que eu te conto! =)
Mas antes, senta que lá vem história! A primeira vez que estive em São Miguel do Gostoso foi há mais de 20 anos, eu era criança e meu pai decidiu ir com toda a família, incluindo tios e primos, para essa praia deserta que ficava no litoral norte e nem ele mesmo conhecia. Pense numa viagem looonga. A estrada até Gostoso era de barro e tinha uma tia minha que não passava dos 50 km por hora. haha Chegamos lá, e São Miguel do Gostoso era um vilarejo de pescadores, uma praia deserta com uma imensa faixa de areia. Passamos o dia e quando já estava tarde, nos demos conta de que lá não tinha nem onde dormir (se havia pousada nessa época, deveria ser uma e muito cara) e já estava tarde demais para voltar. Acabamos dormindo de rede emprestada pelos moradores no alpendre de um restaurante. haha E depois voltamos para passar o próximo Carnaval, já num chalezinho, que na época em que fomos pela primeira vez, estava sendo construído.
O que eu quero mostrar com essa história é que por muito tempo, São Miguel do Gostoso foi um tranquilo vilarejo de pescadores e que aos poucos foi sendo descoberto pelos praticantes de esportes náuticos, devido aos fortes ventos da região. Se você olhar no mapa, Gostoso fica bem aonde o vento faz a curva, na esquina do Rio Grande do Norte e do Brasil.
Com um tempo, a praia foi sendo descoberta por estrangeiros de todo o mundo, que hoje são a maior parte dos donos de pousadas e restaurantes. Portanto, lá é mais fácil de encontrar restaurantes de gastronomia internacional até mesmo do que em Natal.
Mas ao contrário do que foi especulado por muito tempo, São Miguel do Gostoso não se tornou uma nova Pipa e não se tornou um destino badalado. Continua sendo uma praia tranquila para quem quer curtir uma praia sossegado. Talvez por isso, tem atraído a atenção de famosos, em busca de um refúgio para descansar.
Assista ao vídeo gravado na Ponta do Santo Cristo:
O que fazer em Gostoso?
São Miguel tem várias praias, boa parte delas com uma extensa faixa de areia e você pode caminhar por muito tempo com a praia praticamente deserta. As praias que ficam mais próximas da cidade são a Praia de Santo Cristo, Praia do Cardeiro, que são as mais procuradas por praticantes de kitesurf e windsurf, e as praias da Xêpa e do Maceió. E mais afastadas da área urbana estão a Praia de Tourinhos e do Marco.
A Praia de Tourinhos é uma das melhores para banho, com piscininhas naturais, e a mais bonita de São Miguel. A praia tem umas formações rochosas interessantes, resultado de dunas petrificadas. Inclusive, o nome da praia foi dado porque as formações seriam parecidas com um rebanho de touros. Um fato curioso é que uma das pedras, na maré alta, faz subir um forte jato d´água, conhecido como o “suspiro da baleia”.
Também da praia de Tourinhos tem uma bonita vista para os geradores de energia eólica. A praia fica a uns 15 minutos do centrinho de São Miguel e é preciso ir de carro próprio/alugado ou em passeio, por uma estrada de barro. Lá tem algumas barracas com mesas e cadeiras. Mas em outras praias de São Miguel, o serviço de praia é oferecido apenas pelas próprias pousadas.
Assista ao vídeo da Praia de Tourinhos:
Já a Praia do Marco tem este nome porque lá foi cravado um dos marcos do descobrimento do Brasil. Aliás, existem várias teorias de que o Brasil foi descoberto pelo litoral do Rio Grande do Norte, mas este é um tema polêmico. O marco original se encontra na Fortaleza dos Reis Magos em Natal. Na praia, hoje, tem apenas uma réplica não muito bem feita.
Outro lugar interessante em São Miguel e que sempre fazemos uma parada é a Urca do Tubarão, que fica na pista principal, logo na entrada da cidade. A Urca é um misto de pousada, restaurante, cachaçaria e museu. Mas o grande atrativo do lugar é o dono, Edson Nobre, que é uma figura. Enquanto mostra seu museu que tem de tudo, geladeiras antigas, radiolas, discos etc e oferece uma degustação de cachaça, ele conta histórias, piadas, recita poemas. É divertidíssimo!
Se tiver tempo para conhecer os arredores de São Miguel do Gostoso, em uma das praias próximas, Perobas, a 45 km, saem passeios para piscinas naturais, que infelizmente, ainda não conheço mas sei que são muito bonitos e, por serem menos procurados do que os de Maracajaú, você tem mais chances de aproveitar o passeio com mais tranquilidade.
Outro lugar maravilhoso para se conhecer próximo de São Miguel do Gostoso, a menos de 50 km, é o Tao Paradise, um verdadeiro paraíso, como o nome sugere, que fica em meio a um bananal de 25 hectares, às margens da nascente do rio Catolé, que tem águas cristalinas. No local foi montada uma estrutura em estilo indonésio para receber até no máximo 20 visitantes ao dia, em sistema de Day Use. Já escrevi um post sobre o Tao Paradise e tem sido sucesso de visualizações. Leia aqui:
Em São Miguel do Gostoso há várias opções de hospedagem, desde hostels e pousadas mais simples até luxuosas pousadas. Por lá só não tem grandes hotéis, pois não faz o estilo da praia. Os preços não são dos mais baratos. Gostoso é um destino mais caro que Pipa, por exemplo.
Tem ainda a Pousada Mi Secreto, que foi a escolha de Fátima Bernardes e Túlio em São Miguel.
Onde comer?
A maior parte das pousadas de São Miguel do Gostoso possui também restaurante. Além disso, na praia tem várias opções de restaurantes, que vão desde a culinária regional as mais diversas gastronomias internacionais. A maioria fica na rua principal, a Avenida dos Arrecifes e caminhando por lá, você pode olhar os menus e escolher o que mais lhe agrada. Entre os mais conhecidos estão o Tuk-Tuk, Genesis Resto Bar, e a Pizzaria Quintal.
“As definições de paraíso foram atualizadas com sucesso.” Esta foi a minha legenda (clichê, mas pura verdade!) no Instagram (Siga @compartilhe_viagens) para a foto que abre este post e, de repente, todo mundo queria saber onde ficava o tal paraíso. Trata-se do Tao Paradise, que fica a 90km de Natal-RN, mais ou menos 1h30 de carro. Em meio a um bananal de 25 hectares, às margens da nascente do rio Catolé, foi montada uma estrutura em estilo indonésio para receber até no máximo 20 visitantes por dia, em sistema de day use.
A proposta do Compartilhe Viagens sempre foi ser aberto aos viajantes que queiram compartilhar experiências. Mas já faz um tempinho que não postávamos posts de outros viajantes. E hoje trago para vocês um relato interessante da jornalista Amanda Faia. Ela conta sobre sua visita ao Marco Zero da BR 101 que fica no RN e tem monumento de Niemeyer e faz uma denúncia sobre o estado da obra, que infelizmente não está tão bem conservada.
Marco Zero da BR 101 por Amanda Faia
“Não sabia que o ‘Marco Zero” da BR 101 era aqui”. Esta foi a frase mais ouvida por mim desde que publiquei uma parte do meu passeio ao litoral norte do Rio Grande do Norte em um feriadão recente nas redes sociais. Estava de saída da Praia de São Miguel do Gostoso (pouco mais de 100 km de Natal) de volta para casa quando eu e o marido decidimos ver o início da BR 101 – que liga o RN ao RS. O Marco Zero. Nem todo mundo sabe, mas a BR 101 começa no RN e segue por quase 5 mil quilômetros até o o extremo sul do Brasil, no município de São José do Norte.