A proposta do Compartilhe Viagens sempre foi ser aberto aos viajantes que queiram compartilhar experiências. Mas já faz um tempinho que não postávamos posts de outros viajantes. E hoje trago para vocês um relato interessante da jornalista Amanda Faia. Ela conta sobre sua visita ao Marco Zero da BR 101 que fica no RN e tem monumento de Niemeyer e faz uma denúncia sobre o estado da obra, que infelizmente não está tão bem conservada. 
Marco Zero da BR 101 por Amanda Faia
“Não sabia que o ‘Marco Zero” da BR 101 era aqui”. Esta foi a frase mais ouvida por mim desde que publiquei uma parte do meu passeio ao litoral norte do Rio Grande do Norte em um feriadão recente nas redes sociais. Estava de saída da Praia de São Miguel do Gostoso (pouco mais de 100 km de Natal) de volta para casa quando eu e o marido decidimos ver o início da BR 101 – que liga o RN ao RS. O Marco Zero. Nem todo mundo sabe, mas a BR 101 começa no RN e segue por quase 5 mil quilômetros até o o extremo sul do Brasil, no município de São José do Norte.
Marco Zero da BR 101
Marco Zero da BR 101

Confesso que fiquei extremamente decepcionada. O que deveria ser um ponto turístico interessante está completamente jogado ao relento com apenas uma placa indicativa e – o que mais me doeu – um monumento criado por Oscar Niemeyer completamente abandonado. A nossa sorte é que um simpático vendedor de coco que trabalha no local se ofereceu para tirar nossas fotos e passar informações.
O monumento criado por Oscar Niemeyer está mal conservado
O monumento criado por Oscar Niemeyer está mal conservado
De fato, o arco foi projetado por Niemeyer e inaugurado em 1999, mas é notório que provavelmente desde então não vê nem uma demão de tinta. E isso porque a Prefeitura de Touros faz questão de colocar o Marco Zero em sua página de atrações turísticas. O que mais impressiona é que o Marco Zero não fica nem a 2km da entrada para a Praia de São Miguel do Gostoso e nem cinco minutos de carro da entrada da cidade de Touros e próximo a praias badaladas pelos turistas como Maracajaú. Nada que um pouco de interesse, reforma rápida e divulgação não resolvam.
Farol do Calcanhar
Farol do Calcanhar
E teria muito mais para os visitantes. Seguindo por uma estrada de terra a direita da placa do Marco Zero, a gente se deparou com o Farol do Calcanhar com seus imponentes 62 metros de altura, 298 degraus e, o que também afirma o site da Prefeitura de Touros, “maior farol do Brasil e da América Latina construído em concreto”. Infelizmente a gente não pôde subir a apreciar a vista porque a visitação só é permitida aos domingos a partir das 14h.Fica aqui minha dica e denúncia. Apesar dos pesares, é sempre interessante resgatar nossa história e valorizar o que é nosso. Afinal de contas, tenho certeza, que quando a gente viaja pro exterior, tipo Paris (que visitei em 2009), o Ponto Zero da cidade está incluso no passeio.
Amanda Faia e Jeferson no Marco Zero da BR 101Amanda Faia e Jeferson no Marco Zero da BR 101
Amanda Faia e Jeferson no Marco Zero da BR 101
Obrigada Amanda! Quer enviar também seu relato ou dica de viagem para o Compartilhe Viagens? Envie email para contato@compartilheviagens.com.br
Leia outros posts enviados pela Amanda Faia:

Comentários