Em nosso roteiro de 10 dias de carro pela Croácia, tivemos que escolher bem os lugares que íamos visitar. Afinal, num país tão lindo é difícil eleger as prioridades. E como viajamos no verão, não podiam faltar praias. Algumas das mais bonitas encontramos na ilha de Hvar, na costa da Dalmácia, que é um destinos mais procurados no verão europeu. Além das praias de águas cristalinas, Hvar também têm vilarejos com centro históricos muito bem preservados, inclusive, fica lá a primeira cidade da Croácia, Stari Grad, que é uma das mais antigas da Europa. Para completar, Hvar é um destino famoso pelas baladas. Nós ficamos 3 dias em Hvar, tempo que considero mínimo para aproveitar um pouco de cada coisa que esta ilha apaixonante tem a oferecer. Compartilho neste post dicas de como chegar, onde ficar e o que fazer. E vou logo avisando que o difícil é querer ir embora de Hvar.
Há tantas opções em Nova York que o difícil não é saber o que há para fazer na cidade, mas eleger o que fazer de acordo com os dias que você tem de viagem. Para uma primeira visita, o mínimo de dias para conhecer as principais atrações seria 4, mas o ideal é ter pelo menos uma semana. Compartilho com vocês nosso roteiro de 7 dias na cidade, que fizemos com bastante calma, portanto, pode ser feito em menos tempo também. Dependendo do viajante, o mesmo roteiro pode ser feito entre 4 a 7 dias. Neste roteiro, também tem alguns lugares que só conhecemos porque estávamos hospedados na casa de um nova iorquino e ele nos apresentou.
Continue lendo este post:
Dia 1
Central Park
Começamos a nossa visita em Nova Iorque pelo Central Park. O parque tem mais de 150 anos e 341 hectares. É considerado um oásis em meio a selva de pedra que é NY. Por ser imenso, o ideal é planejar a visita ao parque antes para não perder nenhum detalhe. Neste site, você pode imprimir ou salvar um mapa do parque e escolher os lugares que deseja visitar.
O ideal é reservar bastante tempo para passear no parque para fazer piquenique, assistir aos artistas de rua, caminhar. No Central Park também é oferecido o famoso passeio de carruagem. Do final de outubro ao começo de abril, no Central Park, está aberta a pista de patinação Wollman Rink.
Dentro do parque ou no seu entorno também funcionam vários museus. Entre os mais importantes estão o The Metropolitan Museum of Art e o Solomon R. Guggenheim Museum. Nós visitamos os museus em outro dia, mas você pode reservar um dia para o parque e os museus.
Em uma das laterais do Central Park está a avenida mais famosa de Nova York, símbolo da riqueza da cidade. Nesta rua estão algumas das principais lojas de NY e também alguns prédios mais emblemáticos, como o próprio The Metropolitan Museum of Art, o Empire State Building, a Biblioteca Pública de Nova Iorque, o Rockefeller Center e a Catedral de St. Patrick.
Love e Hope
Caminhamos pela 5a Avenida e depois seguimos para a 6a Avenida com a 55, onde está a escultura LOVE. Mais a frente na 6a com a 53 fica a escultura HOPE. Ambas esculturas são do artista Robert Indiana.
A Times Squarefica no centro de algumas das avenidas mais importantes de Nova Iorque e é um dos locais de maior movimentação da cidade. Está sempre lotada de turistas, mas é um dos locais imperdíveis e pelo menos por um dia merece ser visitado, apesar de que muitas visitantes passam por lá várias vezes. O ideal é chegar no fim da tarde e observar o acender das luzes. Nos arredores, da Times Square, você irá encontrar também grandes lojas, especialmente de marcas mais populares.
Uma loja que vale a visita para quem viaja com crianças é a Toy “R” Us, uma loja enorme de brinquedos, que dentro tem até roda gigante.
Musical
Bem no centro da Times Square existe uma arquibancada e, embaixo dela, fica a bilheteria do TKTS, que vende ingressos para musicais com até 50%. Os ingressos vendidos aí são para o mesmo dia. Por isso, o ideal é chegar na Times Square no fim de tarde, comprar o ingresso e dar uma volta nos arredores até o horário do espetáculo. Os teatros onde são apresentados os musicais ficam todos próximos da Times Square.
Para assistir a musicais mais famosos, como O Rei Leão, é preciso comprar o ingresso com antecedência, pois as sessões lotam sempre.
Começamos nosso segundo dia noChelsea Market, onde você pode tomar café da manhã, lanchar ou almoçar antes de começar a bater perna por Nova Iorque. No mercado tem restaurantes, padarias, cafés, docerias. Uma opção é comprar algo no mercado e ir comer no The High Line Park.
The High Line Park
Depois do Chelsea Market, subimos para o The High Line Park. Sim, subimos porque o parque é uma espécie de jardim suspenso, construído em uma histórica linha de trem de carga sobre as rua do West Side deManhattan. O parque começa na GansevoortStreet e segue até 30th street. Do alto do parque tem vista para o rio Hudson e no caminho também estão vários painéis de grafites.
Macy´s
A uma curta caminhada da saída do High Line Park da 30th street está a maior unidade da Macy´s, famosa loja de departamentos. A loja da Herald Square tem 205 mil metros quadrados, onze andares e é conhecida como a maior loja de departamentos do mundo.
Empire State Building
Muito próximo da Macy´s, na 34th com a 5th, está um dos prédios mais icônicos de Nova Iorque, o Empire State Building, mais conhecido como o prédio do filme King Kong. O prédio tem 102 andares e foi, por muitos anos, um dos mais altos do mundo.
No Empire State fica um observatório para turistas, um dos lugares mais famosos para ver Nova Iorque do alto. Nós não visitamos este, preferimos o Top of the Rock. Mas quem quiser visitá-lo, pode saber os detalhes sobre a visita aqui.
O ingresso com desconto para o Observatório Empire State Bulding pode ser comprado aqui no blog, neste link.
Biblioteca Pública de Nova Iorque e Bryant Park
Seguindo pela 5a Avenida, a algumas quadras do Empire State Bulding, sentido norte, está a Biblioteca Pública de Nova Iorque, uma das mais importantes do Mundo. O prédio é belíssimo por fora e por dentro, e a visita é gratuita. Além do arquivo permanente da biblioteca, que inclui obras importantes como uma Bíblia de Gutenberg, também são realizadas exibições temporárias.
A Biblioteca é aberta de terça a sábado, das 10h às 18h. Mas chegue antes das 17h para fazer a visita.
Por trás da Biblioteca está o Bryant Park, que é um bonito parque com alguns cafés em volta. Do final de outubro a março, também funciona lá uma das pistas de patinação mais populares de NY, pois tem entrada gratuita.
A famosa Wall Strett é o mais importante centro comercial e financeiro do mundo. Um dos prédios mais emblemáticos dessa rua é a Bolsa de Valores de Nova Iorque.
Trinity Church
Na Wall Street com a Broadway fica a bela Trinity Church, igreja anglicana. O primeiro prédio da Trinity Church começou a ser construído 1696, mas o prédio atual é a terceira versão e foi consagrada em 1846.
Charging Bull
Seguindo pela Broadway no sentido Sul, você irá encontrar um dos símbolos mais famosos do distrito financeiro de Nova Iorque, o Charging Bull, uma escultura em bronze de um touro, do artista Arturo Di Modica. O touro está sempre rodeado por turistas, especialmente na parte de trás, pois reza a lenda que pegar no saco do touro, desculpe o palavreado, terá sorte e dinheiro.
Ferry para Staten Island e Estátua da Liberdade
Esse foi um dos passeios que mais curtimos fazer em Nova York e o melhor é que é gratuito. O terminal do ferry fica ao lado do Battery Park, no extremo sul de Manhattan. É só chegar e esperar a próxima balsa. O melhor lugar para ficar na barca é na parte de trás ou lateral, do lado direito, na ida, e esquerdo, na volta. O trajeto dura 30 minutos e é possível ter uma vista incrível de Manhattan e também da Estátua da Liberdade. Um bom horário para fazer esse passeio é no final da tarde para assistir ao pôr do sol do Battery Park.
Battery Park
Este parque, como eu disse, fica ao lado do do Terminal do Ferry para Staten Island e tem uma bela vista para o Rio Hudson. Também é possível ver, mesmo pequena, a Estátua da Liberdade. É perfeito para assistir ao pôr do sol. Para quem viaja com crianças não pode deixar de ir no carrossel, que é um dos mais lindos que já vi, todo futurista, com tema fundo do mar.
Continue lendo este post:
Dia 4
Ponte do Brooklyn
O nosso dia 4 em Nova Iorque era um sábado, o melhor dia para visitar o Brooklyn, pois é nesse dia que acontece a feira de Smorgasburg. Começamos o dia cruzando a Ponte do Brooklyn a pé. O melhor sentido para fazer esse trajeto é Manhattan – Brooklyn. Se o dia estiver frio, vá bastante agasalhado, pois o vento é muito forte. Da ponte é possível ter belas vistas de Manhattan, Brooklyn, rio Hudson e também dá para ver a Estátua da Liberdade.
Williamsburg e Smorgasburg
Williamsburg é um bairro do distrito do Brooklyn, um dos mais charmosos, com muitos restaurantes, lojas descoladas, brechós e mercados de pulga. É em Williamsburg, à beira do rio Hudson, que acontece aos sábados o mercado Smorgasburg, com várias barraquinhas de comida.
Próximo do local onde acontece o Smorgasburg tem um mercado de pulgas Artists & Fleas, onde são vendidas roupas, acessórios, peças de arte e muitas outras coisas lindas.
Soho
Outro bairro charmoso e descolado de Nova Iorque é o Soho para onde fomos depois de Williamsburg. O Soho é famoso por ter galerias de artes, muitas lojas e restaurantes. Uma dica de onde comer no Soho é o 100 Montaditos, que faz parte de uma rede espanhola, especializada em sanduíches e tapas. Lá dá para comer e beber por preços muito baratos para os padrões de nova iorquinos.
Continue lendo este post:
Dia 5
O nosso quinto dia em NY era um domingo, então, aproveitamos para sair com o nosso anfitrião, o nova iorquino Michael, que nos levou a alguns lugares que poucos turistas conhecem na cidade.
Fort Tryon Park
Este é um dos parque mais bonitos e tranquilos de Nova Iorque. Fica em Hudson Heights, norte de Manhattan. O parque tem uma bonita vista para o rio Hudson e também muitas flores e animais.
The Cloisters
No Fort Tryon Park fica o The Cloisters, que faz parte do Metropolitan Museum of Art. O Cloisters tem uma coleção de aproximadamente cinco mil obras medievais, que vão do século XII ao XV. São especialmente peças religiosas trazidas de vários países da Europa. É definitivamente um lugar completamente diferente em Nova York.
Lembrando que, assim como outros museus de NY, o preço sugerido para a visita é de 25 dólares por pessoa, mas você paga quanto quiser. Nós pagamos 20 dólares pelos dois, mas nosso amigo brigou com a gente e disse que 10 dólares para nós era mais que suficiente.
The Little Red Lighthouse
Esse é um dos segredos de NY que só conhecemos graças ao nosso amigo. Um pequeno farol vermelho, que fica bem abaixo da ponte George Washington, dentro da área do Fort Washington Park. O nome oficial do farol é Jeffrey´s Hook e foi construído em 1889. O parque é muito bonito, com mesinhas de piquenique, parquinho para crianças e áreas para prática de esporte.
Moris-Jummel Mansion Museum
AMoris-Jummel é uma mansão construído em 1765 como uma casa de verão, pelo coronel Roger Morris e sua esposa, Mary Philipse. Durante a Revolução Americana, Mary e Roger tiveram que deixar sua casa, porque eles eram Tories (colonos leais à Grã-Bretanha), depois que eles saíram, George Washington e seus oficiais se mudaram para a casa. Hoje, o museu funciona de terça a domingo. O valor de entrada normalmente é de 10 dólares, mas fomos em um domingo e a entrada estava gratuita. Dentro da casa estão móveis da época da sua construção. O interior é belíssimo assim como os jardins e a vista.
Na lateral da Moris-Jummel fica uma belíssima rua, de casas do mesmo período, chamada de Greenstreet.
Continue lendo este post:
Dia 6
Moma
Apesar de estar distante, depois da Moris-Jummel, fomos visitar o Moma– Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Mas acho que se encaixa melhor, neste 6o dia. Fundado em 1929, o Moma é um dos mais importantes museus de arte moderna do mundo. Em seu acervo estão obras de Pablo Picasso, Frida Kahlo, Andy Warhol, Salvador Dali, Van Gogh, entre tantos outros famosos pintores.
O Moma funciona todos os dias, exceto alguns feriados, das 10h30 às 17h30. A entrada é 25 dólares por pessoa. No caso do Moma este é o valor mesmo, não é preço sugerido.
A Catedral de Nova Iorque é dedicada a São Patrício. A construção em estilo neogótico foi construída entre 1858 e 1878. A catedral fica na 5a avenida, bem em frente ao Rockfeller Center, e a entrada é gratuita.
Rockfeller Center
O grandioso Rockefeller Center é um complexo de 19 edifícios comerciais que ocupam uma área de 89 mil m². O complexo pertence a tradicional família Rockefeller. O local imperdível é a Praça do Rockefeller Center onde durante o inverno funciona uma pista de patinação no gelo e também é montada uma gigantesca árvore de Natal.
Para quem gosta de doces, próximo ao Rockfeller Center fica a Magnolia´s Bakery, que tem doces maravilhosos.
Top of the Rock
Nova Iorque tem vários observatórios onde é possível ver a cidade do alto em 360 graus. Nós escolhemos o Top of the Rock, que faz parte do Rockfeller Center, porque de lá é possível ter uma das melhores vistas, que incluem o Central Park e o Empire State Bulding.
Compramos o ingresso antecipado e com desconto pelo Ticketbar e escolhemos ir no final da tarde para ver o pôr do sol e o acender das luzes da cidade. Foi simplesmente perfeito!
Continue lendo este post:
Dia 7
Metropolitan
No último dia, fizemos um piquenique no Central Park e visitamos o The Metropolitan Museum. Este é o principal e mais grandioso museu de NY, por isso, requer muitas horas para visita. Mesmo assim é preciso escolher as exibições que deseja visitar. Uma das mais interessantes é, sem dúvida, a do Egito Antigo. O Met é aberto todos os dias, sendo de segunda a quinta, das 10h às 17h30 e sextas e sábados até às 21h. O preço sugerido é de 25 dólares por pessoa, mas você paga quanto quiser.
9/11 Memorial
Apesar de estar bem distante do Met, decidimos visitar o Memorial do 11 de setembro neste dia, pois nas terças a entrada é gratuita. Mas é preciso garantir o ticket na segunda-feira anterior pelo site. O museu do memorial é enorme e muito emocionante. Para mim, a visita foi muito difícil e cheguei a me sentir mal especialmente com os áudios e fotos. Além do museu, do lado de fora também foram construídas duas enormes piscinas no local onde ficavam as torres do World Trade Center para relembrar as vítimas do atentado.
A visita aos dois museus demora bastante, por isso, dediquei um dia todo para eles.
Para quem quer fazer compras, bem próximo ao memorial fica a enorme loja de departamentos Century 21.