Dia 2

A Praça da Liberdade foi o nosso ponto de partida para o nosso segundo dia no Porto. Por ali, ficam muitos restaurantes. Fred aproveitou para experimentar uma Francesinha, um prato tradicional do Porto, que se parece a um sanduíche. Fomos no Restaurante Avenida, mas certamente vários restaurantes por lá têm a Francesinha no cardápio.

Praça da Liberdade, Porto

Da praça, subimos caminhando pela rua de Sá da Bandeira até a Igreja Capela das Almas de Santa Catarina. A igreja é do início do século 18 e tem uma das fachadas mais bonitas, com painéis em azulejos portugueses que representam cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. A entrada é gratuita.

Capela das Almas

Por trás da capela tem um centro comercial com grandes lojas, onde também estava funcionando temporariamente o Mercado do Bolhão, pois o prédio original se encontrava em reforma. O mercado, que tem bancas de frutas, verduras, flores, vinhos etc é o mais famoso da cidade, mas não chegamos a visitar.

Descemos pela rua Santa Catarina, que é bem comercial e tem lojas de marcas famosas e algumas de roupas baratinhas (adoro!) como Zara, Pull & Bear, Bershka, Parfois, C&A etc. Também fica nesta rua o Majestic Café, o equivalente a Confeitaria Colombo, em Porto. Também não visitamos, pois a fila para entrar estava imensa.

Seguimos em direção a Praça da Batalha, onde fica o Teatro Nacional São João e passam algumas linhas de elétrico, bondinhos de superfície, que dão ainda mais charme à cidade. De lá, descemos para a Estação Ferroviária de Porto – São Bento, mesmo que você não vá pegar nenhum comboio, vale visitá-la, pois tem belíssimos painéis de azulejos.

Estação Ferroviária do Porto

Catedral e pelourinho do Porto

Subindo a Avenida Dom Afonso Henriques chega-se à Muralha Primitiva e a Catedral do Porto (Sé). A entrada para catedral e museu do Tesouro da Sé custa € 3,00 adulto. De dentro do edifício, que é do século 12, é possível ter uma bela vista para o rio Douro e para a Ribeira.

Em frente à Sé fica um Pelourinho e mais à frente, o Miradouro da Rua das Almas. Descendo pela Rua das Almas, que é bem estreita e cheia de charme, chegamos até a Ribeira. Antes de chegar ao Cais, quem tiver interesse, pode visitar o Palácio da Bolsa e a Igreja de São Francisco. Nós preferimos não visitar, pois consideramos que as entradas estavam muito caras, 10,00 € e €7,50, respectivamente.

Próximo à igreja é possível pegar um elétrico ou ônibus para ir até a Foz do rio Douro.

Praia na Foz do rio Douro, Porto

Nós deixamos para fazer essa visita à Foz e às praias do Porto, incluindo o Castelo do Queijo (Forte de São Francisco Xavier), no dia em que deixamos a cidade, quando já estávamos de carro (Alugamos o carro com a RentCars.com). Mas, além da opção do transporte público, se você tiver optado pelos ônibus Sightseeing Tours, eles também fazem paradas nestes pontos.

Castelo do Queijo, Porto

Porto tem uma rede de transporte interligados. O bilhete custa 1,20 € por 1 hora de transporte, podendo trocar de modalidade. Muito importante não esquecer de validar.

Como o tempo ainda estava frio (início de maio) e precisávamos comprar algumas roupas para Elis, fomos até o Norte Shopping, onde fica a loja da Primark, em Porto. Para quem não sabe, esta é uma loja de departamento baratíssima. Encontramos até blusinhas por 1,80 € para Elis. Este shopping fica distante do centro, mas é bem moderno, tem bastante lojas interessantes e uma praça de alimentação diversificada. Mas recomendo o deslocamento até lá se o interesse for mesmo a ida à Primark, pois as outras lojas, você pode encontrar pelo centro.