Dia 1

Comecei dizendo que ficamos 3 dias completos no Porto, porém na verdade, um dia foi a soma de uma tarde do primeiro dia e a manhã do último. Pois chegamos já à tarde na cidade, vindos do Brasil, com escala em Lisboa. E com o tempo que levamos entre sair do aeroporto, ir para o apartamento, nos arrumarmos e comermos algo, acabamos saindo quase no final da tarde. Então, o que irei recomendar para este primeiro dia não é exatamente na ordem que fizemos, mas como ficaria melhor.

Resolvemos iniciar pelo cais de Vila Nova de Gaia, que fica na outra margem do rio Douro. É lá que ficam o teleférico e também as Caves do vinho do Porto.

Teleférico de Gaia

O passeio pelo teleférico de Gaia pode ser feito só um trecho ( €6,00 adulto/ € 3,00 criança de 5 a 12 anos) ou ida e volta (€ 9,00 adulto/ € 4,50 criança). Fizemos ida e volta, mas acho que teria sido melhor fazer só a ida. Mas para isso deveríamos ter visitado uma das Caves antes e só visitamos outro dia por questões de horários, como já expliquei. A vista do teleférico para o rio Douro e para a cidade do Porto são muito bonitas e o passeio vale realmente a pena, mesmo o trajeto sendo bem curtinho.

Degustação na Porto Calém

No Cais de Gaia existem várias caves, uma ao lado da outra. Apesar do vinho se chamar do Porto (que é também o nome do distrito), todas as caves estão em Gaia, por antigas questões fiscais. Como eu ainda estou amamentando Elis, Fred fez a visita sozinho a Porto Calém.

São vários tipos de tour. Ele fez o tour e degustação Premium (€ 16,00 adulto) que inclui a visita guiada às caves históricas, degustação de 3 vinhos (Cálem White & Dry, Cálem Tawny 10 Anos, e Cálem L.B.V.). A visita Standart com degustação de 2 vinhos custa € 13,00 adulto. A visita teve duração de 50 minutos e ele gostou bastante dos vinhos.

Enquanto ele fazia a visita, eu e Elis passeamos pelo cais e ela brincou no parquinho público que fica próximo ao teleférico, e fizemos um lanche no Mercado Municipal da Beira-Rio, que tem vários quiosques. No Jardim do Morro (na parte alta do teleférico) tem outro parquinho.

Uma vez que você faz o trecho de subida no teleférico, você pode aproveitar para visitar o Mosteiro da Serra do Pilar, o que não fizemos, pois a hora que chegamos já estava fechado.

Se quiser completar o passeio, recomendo cruzar a ponte de D. Luís caminhando até o cais da Ribeira, no lado do Porto.

Cruzeiro das 6 pontes, Porto

Se ainda houver tempo, você pode aproveitar para fazer o Cruzeiro das 6 pontes (€ 13,00 adulto), passeio de barco que sai do cais da Ribeira e vai passando pelos principais pontos turísticos que ficam às margens do rio. O cruzeiro tem 50 minutos de duração e pode ser comprado em qualquer um dos quiosques que ficam no cais, pois os preços são tabelados e os barcos são praticamente todos iguais.

Para o dia ficar completo, você pode escolher um dos restaurantes do cais da Ribeira para comer ou beber um legítimo vinho do Porto.

Dica: Algumas empresas de Sightseeing Tours (aqueles ônibus turísticos de dois andares) oferecem combos com o tour de ônibus com paradas nos principais pontos turísticos + visita à cave + cruzeiro das 6 pontes, que saem com um valor proporcional muito melhor do que se pagos separadamente. Então, vale conferir os valores antes.