Os bolivianos dividem o país em Ocidente e Oriente. Quem é do Ocidente, é colla e quem é do Oriente, é camba. No Ocidente, a maior cidade é a capital administrativa, La Paz. Já no lado oriental, Santa Cruz de La Sierra, que também é a segunda maior cidade do país.

Santa Cruz é a porta de entrada na Bolívia para muitos brasileiros pelo fato de estar a menos horas de voo do Brasil, as passagens terem preços mais atrativos e também poderem ser emitidas com um número menor de milhas do que La Paz.

Catedral de Santa Cruz de la Sierra
Catedral de Santa Cruz de la Sierra

Chegar por Santa Cruz é também mais fácil para adaptação com a altitude. A cidade fica apenas a 416 m do nível do mar, enquanto outras cidades do país chegam até 4 mil. O clima também é mais quente, com máximas de 33 graus no verão e mínimas de 12 no inverno. No entanto, a umidade é muito alta, o que dá uma sensação maior de calor.

Apesar de ser uma cidade antiga, fundada em 1561, é a cidade boliviana com ares mais modernos, também pelo fato de ser a cidade mais rica do país, considerada o motor econômico. Com 1,7 milhão de habitantes, Santa Cruz tem uma população multicultural, com menos indígenas do que em outras cidades da Bolívia, mais descendentes de hispânicos e muitos imigrantes, especialmente brasileiros. Muitos brasileiros vão para Santa Cruz para cursar universidade, inclusive medicina.

O que fazer

Santa Cruz não é exatamente uma cidade turística, mas tem atrativos suficientes para pelo menos dois dias de roteiro. A maioria deles se concentra no Centro Histórico da cidade. A Plaza 24 de Septiembre reúne vários pontos de visitação turística: a Basílica Menor de San Lorenzo (Catedral), o Museu de Arte Sacra, o Museu de História Nacional, o Club Social 24 de Septiembre, a Casa Municipal de la Cultura, a Casa del Gobierno Autónomo Departamental, a Casa de Gobierno Autónomo Municipal entre outros.

Ainda no Centro Histórico se encontram várias outras igrejas como Iglesia La Merced, Iglesia San Andres, Iglesia San Francisco e Iglesia Jesus Nazareno e outros museus, como Museu Science Corner e o Museu de Arte Contemporânea.

jardim botânico também é  bastante visitado por turistas e é possível chegar de transporte público.

Um dos bairros mais modernos da cidade é o Equipetrol, onde está o shopping (Ventura Mall) e também bares e restaurantes, como o Hard Rock Cafe. O bairro é indicado para aproveitar a noite na cidade, assim como a Av Monsenhor Rivero, onde também há vários bares e restaurantes.

Hard Rock Cafe
Hard Rock Cafe

No entorno de Santa Cruz estão as Iglesias de la Chiquitania, que são missões jesuíticas da Bolívia.

Onde se hospedar

Para ficar melhor localizado, com fácil acesso aos pontos turísticos, o melhor é o Centro Histórico, próximo a Plaza 24 de Septiembre. Mas para quem procura hotéis de grandes redes e mais confortáveis pode ficar no bairro Equipetrol.

Como se locomover

O plano da cidade de Santa Cruz é dividido em anéis (1º anillo, 2º anillo, 3º anillo…) e dentro deles estão os quarteirões. Para se locomover na cidade há opções dos táxis, que são muito baratos; micros (vans ou ônibus antigos), que fazem trajetos maiores; e os trufis, que são táxis que circulam nos anéis e que é possível compartilhar com outras pessoas.

Micros de Santa Cruz
Micros de Santa Cruz
Dentro do micro, nosso reflexo no espelho
Dentro do micro, nosso reflexo no espelho

Seguindo viagem…

De Santa Cruz é possível continuar a viagem pela Bolívia indo para Sucre, ao sul, Cochabamba, no Centro, e La Paz, Oeste. Para todos esses destinos há opção de ônibus e avião, mas por serem distâncias longas, recomendo avião, que no país tem passagens com preços bem acessíveis. A companhia nacional BOA oferece todos esses trajetos.

Agradecemos especialmente aos tios de Fred, Cleo e Ricardo e a prima, Camila, que nos receberam em sua casa em Santa Cruz de la Sierra e foram nossos guias nos três dias em que ficamos na cidade! 🙂

Com a família de Fred em Santa Cruz de La Sierra
Com a família de Fred em Santa Cruz de La Sierra

 

Quer viajar para Santa Cruz de la Sierra? Confira estas promoções que encontramos para você!

Reserve sua hospedagem em Santa Cruz de la Sierra

Viaje tranquilo (a)! Faça o seu seguro viagem:

 


Comentários

  • Morar na Bolívia é legal desde que a renda não se origine de lá?

    • Olha, eu não sei te falar sobre morar na Bolívia, acho que depende muito da cidade e do que você procura. 😉

  • Gisele Pedroso

    Olá. Acha tranquilo ir com criança de 2 anos? Vcs foram à algum balneário?

  • Gisele Pedroso

    Outra coisa. Fizeram algum passeio que conhece cachoeiras? As trilhas são suaves?