Olá viajantes!
E foi assim que participei do maior evento turístico de Terrassa, ajuntament que faz parte da província de Barcelona, onde mora a minha prima que foi minha anfitriã por lá.
Terrassa por Karla Larissa
A Fira Modernista de Terrassa é um evento onde os moradores voltam no tempo. Este ano foi realizada a décima edição.
Durante os dois dias de Fira, as pessoas passeiam nas ruas vestidas elegantemente como há 100 anos. É como um carnaval chic!
A cidade toda revive a época do movimento cultural modernista, no início do século 20. As vitrines são decoradas para ocasião, há festival gastronômico, com distribuição de comidas típicas. Eu encarei uma Morcilla sem nem saber do que se tratava. Depois minha prima me explicou que era uma comida feita a base de sangue coagulado de porco! Mas não era ruim.
Também acompanhamos uma representação de um velório, acompanhado por uma banda tipicamente catalã. Além disso, havia bonecos como os de Olinda, que por lá se chamam cabe¢uts, também com roupas da época modernista.
Os moradores iam andando pelas ruas como em um desfile, acompanhando a banda. E nós como bons turistas, pedimos para fazer fotos com alguns deles!
O evento foi o ponto alto do nosso passeio em Terrassa, mas o ajuntament oferece mais do que isso. O parque de Terrassa (Parc de Vallparadis) é lindíssimo e tem uma área a perder de vista, com construções milenares, como o castelo de Vallparadis, e piscinas públicas.
A Torre de Palau é o único vestígio de Del Castell Palau de Terrassa. A torre foi documentada pela primeira vez em 1016 e hoje abriga uma seção do museu de Terrassa. Também fizemos uma visita rápida ao Mercado de La Independencia. Por fim, fizemos umas comprinhas, no centro de Terrassa, que também tem lojas de grandes marcas que estão no centro de Barcelona, e depois almoçamos em um restaurante bem bacana. Aproveitamos tudo isso até a hora da siesta, quando a cidade pára para um descanso.
Em meados do século 19, Terrassa foi importante na revolução industrial. A indústria têxtil, especializada na indústria da lã foi, por mais de um século, o motor econômico de Terrassa. A burguesia industrial liderou movimentos culturais como o modernismo.
De Terrassa para o centro de Barcelona, levávamos 45 minutos de trem.
Para quem está hospedado no centro de Barcelona, talvez não dê para visitar Terrassa, pois há muito o que ver na cidade. Mas para quem estar nas proximidades, um passeio pelo lugar pode ser bem agradável.