Como vocês devem ter visto em todos os meios de comunicação, hoje aconteceu um eclipse solar, que pôde ser visto total, apenas nos Estados Unidos, mas pôde ser observado, parcialmente, em 15 estados brasileiros, principalmente do Norte e Nordeste. Nós fomos até o Parque da Cidade, em Natal, onde centenas de pessoas se reuniram para assistir a esse espetáculo, que foi ainda mais especial porque terminou com o pôr do sol. Nós fizemos váaaarias fotos e escrevi este post para compartilhar com vocês.
O eclipse começou em Natal por volta das 16h30 e culminou com o pôr do sol. A visão que tivemos de Natal foi da lua cobrindo cerca de 40% do sol, que ficou em forma de uma meia lua.
Como nos explicou Pedro Ferreira, astrônomo e também amigo nosso, que acompanhou o fenômeno com a gente, o eclipse solar acontece quando a lua fica entre a terra e o sol, formado uma penumbra. “Infelizmente, desta vez, só veremos o fenômeno parcial. O total só pôde ser visto nos Estados Unidos”, nos disse Pedro.
No Parque da Cidade, um grupo de pesquisadores de Natal levou um telescópio para que as pessoas no parque pudessem observar o eclipse, que visto a olho nu pode ser prejudicial. Apesar de que muita gente não deu muita importância para isso. Mas, teve gente também que levou chapas de raio-x para observar melhor o fenômeno. Peguei uma emprestada de um amigo e fizemos algumas fotos.
No final, por volta das 17h30, teve eclipse com pôr do sol, que mereceu palmas da plateia. =)
O Parque da Cidade fica no bairro de Pitimbú, em Natal, e tem monumento projetado por Oscar Niemeyer.
As fotos foram feitas por Fred. Lá no nosso Instagram @compviagens tem vários vídeos, mostrando como foi a movimentação para ver o eclipse em Natal.
Uma publicação compartilhada por Compartilhe Viagens (@compviagens) em