Santa Clara, a 274km de Havana, é a cidade onde foi travada a batalha final da revolução que derrubou o governo de Fulgencio Batista em 1958. É lá que Che Guevara está enterrado, junto com outros líderes da revolução cubana. Por sua importância histórica, a cidade merece ser incluída no roteiro de viagem a Cuba, mesmo que seja por um único dia, que foi o que fizemos. Veja a nossa sugestão de roteiro de 1 dia em Santa Clara.
Incluímos Santa Clara em nosso roteiro entre Trinidad e Varadero. De Trinidad a Santa Clara são cerca de 2h de viagem, então saímos cedinho e chegamos ainda pela manhã. No dia seguinte, saímos cedo também para Varadero, que fica a 3h de Santa Clara.
Ficamos hospedados em uma casa bem localizada onde poderíamos ir caminhando para várias atrações da cidade.
Começamos pelo Memorial e Museu Che Guevara, que fica um pouco mais distante, por isso fomos de tuk tuk (bici táxi).
O museu funciona de terça a sábado, das 9h às 17h30 e aos domingos até às 17h. Não abre às segundas.
No local fica uma grande estátua de Che, construída em 1987, e o memorial, que funciona desde 1997, quando os restos mortais de Che foram levados da Bolívia para Cuba.
Também estão lá as cinzas de Alberto Granado, o amigo de Che, que fez junto com ele a famosa viagem pela América do Sul, retratada no filme Diários de Motocicleta.
Na parte dedicada ao museu há objetos pessoais de Che e de outros líderes da revolução cubana, armas, fotos, documentos. Não é permitido fazer fotos na parte interna. Câmeras e bolsas devem ser deixadas no guarda volumes na bilheteria.
Outra atração famosa em Santa Clara é o Monumento a tomada do Trem Blindado, um trem enviado por Fulgencio Batista com tropas, munição e provisões, que foi descarrilhado por Guevara e outros revolucionários, que arrancaram os trilhos do trem com uma escavadeira.
No local do monumento, criado em 1986, estão esculturas, uma escavadeira e quatro vagões originais. A entrada é paga.
A alguns metros do monumento do trem blindado está a sede do Partido Comunista Cubano (PCC) e, em frente, a estátua de Che segurando a criança. Essa estátua é cheia de detalhes, como miniaturas de revolucionários, em partes do corpo de Che.
Também são pontos turísticos da cidade a Catedral de Santa Clara de Assis, o Teatro de La Caridad e o Parque Leoncio Vidal (praça central).
Teatro de La Caridad
Leia também:
15 dias em Cuba – Roteiro, hospedagem e quanto custa
O que fazer em Havana – Roteiro para 3 dias
Cuba pela primeira vez: 11 coisas que você precisa saber antes de viajar
A chegada da wi-fi às ruas de Cuba: Uma nova revolução em Cuba: a chegada da wi-fi às ruas
Começou a pré-venda do livro sobre a nossa Volta ao Mundo. Garanta o seu: http://fortunella.lojaintegrada.com.br/dois-no-mundo