Sou potiguar, mas não posso negar que o litoral de Alagoas é, no Nordeste brasileiro, o que mais se aproxima do Caribe: com um mar calmo, de águas em tons turquesa, areia branquinha e coqueirais. Além disso, na chamada Costa dos Corais, que possui 130 km de extensão e vai dos municípios de Paripueira até Maragogi, ainda está a segunda maior barreira de corais do mundo (atrás apenas da barreira australiana), o que permite fazer mergulhos em piscinas naturais, em praticamente todas as praias. Fizemos um roteiro de 5 dias em parte desta costa e irei listar aqui as melhores praias (na nossa opinião) entre Maragogi e São Miguel dos Milagres.

Praia de Ponta do Mangue, em Maragogi

Maragogi

Dentro da Costa dos Corais, Maragogi é certamente o município mais famoso e onde estão os passeios mais disputados para as piscinas naturais. A praia principal, onde estão a maior parte das pousadas e restaurantes e de onde saem os passeios para as piscinas naturais é, no entanto, a mais sem graça, além de suja (vi alguns esgotos descendo para praia) e com muita gente.

Ponta do Mangue

Encontramos praias muito mais bonitas e que fazem parte do município, ao norte dessa região centrinho.

Entre as que visitamos, considero a mais bonita a praia de Ponta do Mangue, que fica a 12 km do centrinho de Maragogi. A praia tem uma faixa extensa de areia, águas calmas, muitos coqueiros e uma estrutura de barracas e restaurantes bem organizada. Quando fomos, tinha bastante gente, mas nada que atrapalhasse a tranquilidade de um dia na praia.

Como às vezes é um pouco difícil encontrar a sinalização para a entrada da praia, a dica é entrar na rua da antena de telefonia, onde tem a placa “Bar da Praia”.

Uma outra dica que me deram para quem vai à praia de Ponta do Mangue é fazer a caminhada até a Praia de Antunes, praia vizinha. Mas seriam uns 30 minutos ou mais de caminhada, o trecho. Como eu estava com 4 meses de gestação fiquei com preguiça e preferi aproveitar esse tempo tomando banho de mar e ir para a outra praia de carro.

Praia de Antunes em dia de domingo

Acabamos indo para a Praia de Antunes, em um outro dia, pois começou a chover muito. Então, fomos em um domingo e a praia estava – adivinha – lotada! Não sei se normalmente é assim.

A praia também é muito bonita, com águas calmas, mar turquesa, só os coqueiros que ficam mais distantes da entrada de carro e mais próximos da praia de Ponta do Mangue. Lá também tem bastante estrutura de barracas.

Uma praia que ouvimos bons comentários, mas infelizmente não fomos, foi a Praia Burgalhau. Se alguém já foi, por favor, nos conta como é.

Rota Ecológica

O trecho mais bonito do litoral começa mesmo na chamada Rota Ecológica, tanto que ficamos 4 dias nessa região e apenas 1 em Maragogi. São 55 km que abrange os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe.

A sugestão aqui é fazer o trajeto entre Maragogi e São Miguel pela balsa que fica em Japaratinga e ir conhecendo boa parte das praias. O município de Japaratinga também tem praias bonitas, mas só passamos por elas e priorizamos as praias que ficam após a balsa.

A balsa cruza o rio Manguaba e vai de Japaratinga a Porto de Pedras. São duas balsas, que funcionam diariamente das 6h até meia-noite, com capacidade de 4 a 6 carros. O carro custa R$ 15 (referência de janeiro de 2018) e a caminhonete R$ 16. Dependendo da época do ano, a espera pode ser longa, mas ainda assim vale a pena ir pela balsa. Primeiro porque é o melhor caminho para ir conhecendo as praias e depois nos disseram que a estrada que liga Maragogi a São Miguel dos Milagres está em péssimas condições.

Praia do Patacho

Na ida, esperamos quase 1h30 pela nossa vez na balsa, mas na volta, foi muito rápido, foi só o tempo de esperar a balsa chegar. A travessia é bem rápida, uns 10 minutos, e logo chegamos a um dos trechos mais bonitos do litoral de Alagoas. Saindo da balsa e seguindo pela estradinha a beira mar (boa parte é de terra em meio aos coqueirais), passamos pela famosa Praia do Patacho, onde ficam algumas das pousadas mais caras e onde normalmente os famosos costumam se hospedar. Esta praia é famosa também por ter 3 coqueiros curvados, um do lado do outro. Além das pousadas, não tem nenhuma estrutura de barracas. Então, tem que esticar a canga ou levar a cadeira de praia para ficar na praia.

Logo depois do Patacho e que quase passa despercebida está a Praia da Lage que, na minha opinião, é uma das mais paradisíacas da região. Lá dois vendedores montaram umas barraquinhas de palha de coqueiro, com cadeiras e mesinhas que dão um charme a paisagem. Um lugar perfeito para sentar, tomar uma água de coco, relaxar e tomar banho de mar.

Praia da Laje

DICA QUENTE: Reserve um dia inteiro para fazer esse trajeto de Maragogi até Porto da Rua para ir parando nas praias do caminho.

Depois da praia da Laje, vem a Praia de Tatuamunha e o rio de mesmo nome, de onde saem passeios para observação de peixes-bois marinhos, que são protegidos pelo Projeto Monitoramento Comunitário da Biodiversidade. Não fizemos esse passeio, mas quem tiver interesse pode entrar em contato com a Associação Peixe-Boi ( 82 3298-6247). O passeio custa R$ 50 por pessoa (referência  janeiro de 2018).

Logo depois de cruzar o rio Tatuamunha, está o distrito de Porto da Rua, que faz parte do município de São Miguel dos Milagres.

Porto da Rua é o distrito mais povoado de São Miguel e foi lá onde ficamos hospedados na Pousada Maria Bonita

A praia de Porto da Rua não está entre as mais bonitas, mas o distrito é bem localizado, com várias opções de restaurantes e pousadas e também é de onde normalmente saem os passeios de jangada para as piscinas naturais. Lembrando que é preciso pelo menos uma manhã ou tarde (dependendo da maré) para fazer o passeio que é imperdível.

Praia do Toque

Também já escrevi um post sobre o passeio nas piscinas naturais de São Miguel dos Milagres e Praia do Toque.

Seguindo a partir de Porto da Rua em direção ao sul estão a Praia do Toque, que é uma praia praticamente exclusiva para pousadas e que costumam ser bem caras (soube que no réveillon tem pousadas por lá que chegam a cobrar R$ 20 mil a diária). A praia não tem acesso por carro, mas dá para estacionar em uma estradinha de areia e caminhar por uma entrada que fica ao lado de uma porteira laranja (foto). Não tem absolutamente nada sinalizando isso. Então, se ficar perdido, pergunte.

Da porteira até a praia são uns 5 minutos de caminhada. A praia é como a maioria da região, de águas tranquilas, areia branquinha. A estrutura que tem lá de mesas, cadeiras, serviço de bar e restaurante é a oferecida pelas pousadas, mas também tinha um food truck logo na chegada na praia pelo caminho cruzando a porteira.

Praia de São Miguel dos Milagres

Na sequência, a próxima praia é a de São Miguel dos Milagres. A entrada fica quase em frente a prefeitura e tem rua de calçamento até lá (o restante a maioria é por estrada de terra).

A praia que dá nome ao município é bonita, mas também não ficou entre as minhas preferidas. Mesmo assim, recomendo uma parada por lá. Na praia de São Miguel dos Milagres tem algumas barracas, mas não visitei nenhuma para recomendar a qualidade.

Já na próxima praia, do Riacho, encontramos uma estrutura bem melhor de bares e restaurantes e almoçamos, em um dos dias, no Restaurante Corais dos Milagres. No entanto, essa praia é bem lotada, pois recebe grupos de turismo. Um dos restaurante, inclusive, é exclusivo para receber grupos da CVC.

Praia do Riacho
Barracas na Praia do Riacho

Logo depois da praia do Riacho, vem a Praia do Marceneiro (foto de destaque do post), a minha favorita no município de São Miguel dos Milagres. Esta praia tem uma extensa faixa de areia, muitos coqueiros, água muito azul e tranquila. Quando fomos, tinha pouquíssimas pessoas, pois só tem uns dois ambulantes na entrada da praia com poucas cadeiras. Estava tão tranquilo que ficamos praticamente a sós em um trecho da praia e foi lá que aproveitamos para fazer algumas fotos para registrar a minha gestação.

Dica QUENTE 2: Também é preciso pelo menos um dia para fazer com calma o roteiro pelas praias que vai de Porto da Rua até a Praia do Marceneiro ou Barra de Camaragibe. No nosso caso, fizemos o caminho inverso, fomos até a Praia do Marceneiro, onde passamos mais tempo, e fomos voltando.

A praia de Barra de Camaragibe tem o charme do encontro do mar com o rio (a foz do rio Camaragibe é lá). É bem tranquila e pode ser uma boa ir no fim da tarde para dá um mergulho de mar ou de rio, se preferir. Em Barra de Camaragibe tem um restaurante de frente para o mar que é bastante procurado: o Patiaçu. Ele é um self servisse com preço justo e oferece bastante opções, especialmente de pratos preparados com frutos do mar. Lá também tem redes para descansar embaixo do pé de castanhola. O que é uma delícia depois do almoço, especialmente, com a brisa do mar. Do restaurante até o rio são uns 5 a 10 minutos de caminhada pela sombra, entrando por uma propriedade. Mas também dá para chegar, caminhando à beira mar.

Quem tiver mais tempo e disposição, atravessando o rio Camaragibe de barquinho, dá para chegar até a Praia do Morro, que dizem ser uma das mais bonitas da região. Mas para chegar até o trecho mais bonito, onde estão as falésias, é preciso fazer  trilha de uns 3 km o trecho. Como já comentei, no período da viagem, estava grávida de 4 meses, então, preferimos não fazer. Também existe acesso por estrada de terra, mas nos disseram que só dá para passar trator.

E para fechar o nosso roteiro, tivemos uma bela vista das praias da região, do mirante que fica no alto de São Miguel dos Milagres. A entrada fica na lateral da igrejinha do distrito, seguindo pela direita.

Vista do Mirante de São Miguel dos Milagres

Para conhecer com tranquilidade estas praias, recomendo pelo menos 1 dia em Maragogi e mais uns 3 ou 4 dias em São Miguel dos Milagres. O tempo mínimo para você descobrir a sua praia favorita da Costa dos Corais.

DICA QUENTE 3: Para conhecer com tranquilidade todas estas praias, recomendo pelo menos 1 dia em Maragogi e mais uns 3 ou 4 dias em São Miguel dos Milagres. O tempo mínimo para você descobrir a sua praia favorita da Costa dos Corais.

Comece a planejar sua viagem através dos links abaixo:

Maragogi

São Miguel dos Milagres

Alugue um carro na RentCars com o melhor preço

Inscreva-se no nosso canal no Youtube e acompanhe as nossas dicas de viagens: