A China é o maior exportador de turistas do Mundo. O Brasil ocupa a 12a posição e vem subindo a cada ano nesse ranking da Organização Mundial de Turismo (OMT). Quem viaja sabe, chineses e brasileiros estão por todo lugar. E, durante a nossa Volta ao Mundo, observei que os turistas das duas nacionalidades têm muito em comum. Tracei aqui pelo menos 5 semelhanças. Lembrando que, não são todos os turistas que têm esse perfil, e tudo que escrevi é com base apenas em observações que eu mesma fiz. Então, fiquem perfeitamente à vontade para concordar ou discordar.

1) Aparência

O episódio da professora da USP que criticou um passageiro de avião por estar vestindo bermuda e regata é um exemplo de que os brasileiros acham que para viajar é preciso estar bem vestido. É muito comum que os brasileiros antes mesmo do embarque comprem roupas e sapatos novos para usar na viagem. Ao contrário dos europeus, que chamam de roupas de viagem, aquelas mais desarrumadas e confortáveis, que podem rasgar, manchar ou perder, sem problemas. Pode prestar atenção, os brasileiros são sempre os turistas mais arrumadinhos. Da mesma forma, os chineses a sua maneira, que pode não ser de muito bom gosto para a gente. Mas eles estão sempre arrumadinhos, as moças de vestidos, chapéus, óculos, salto alto e os rapazes com roupas de marca.

2) Selfies

Os turistas chineses e brasileiros são conhecidos por serem fissurados em fotos. “Cada mergulho é um flash”, como diria a personagem Odete de O Clone. Mas com um detalhe importante: a maioria é de selfies. Os brasileiros e chineses tiram tanto foto de si mesmos, que às vezes, é até difícil saber para onde viajaram, porque não há nada nas fotos que remetam ao lugar. Muitos chineses até contratam fotógrafos para fazer ensaios na viagem.

Chineses pediram para fazer uma foto com Fred, pelo menos essa dá para saber onde foi tirada
Chineses pediram para fazer uma foto com Fred, pelo menos essa dá para saber onde foi tirada
Noivos chineses fazendo ensaio fotográfico em Santorini
Noivos chineses fazendo ensaio fotográfico em Santorini

3) Apego a própria cultura

Os turistas chineses e brasileiros, em sua maioria, também tem dificuldades em aceitar as outras culturas e têm um apego bem peculiar a sua própria cultura. É muito comum, por exemplo, brasileiros reclamaram que ficaram dias sem comer feijão. Os chineses, por sua vez, só comem em restaurantes chineses, ou pedem um miojo mesmo. Também não é raro desrespeito a regras do país visitado e a outros aspectos da cultura.

Na Austrália, não resisti e fui em busca de feijão, mesmo sendo de lata e adocicado
Na Austrália, não resisti e fui em busca de feijão, mesmo sendo de lata e adocicado

4) Loucos por compras

No museu, no templo, nos parques, em nenhum desses lugares você verá tantos brasileiros e chineses quanto nos shoppings e outlets. Sim, brasileiros e chineses amam compras e acho até que a maioria viaja principalmente para isso. Não é à toa, que a pergunta que mais respondi pós Volta ao Mundo foi: comprou o que? E ainda teve gente que disse: se não comprou nada, viajou para que?

Ah! Os chineses também levam encomendas para os amigos que ficaram no país.

5) Do you speak english? Spico!

Outra pergunta que me fizeram muito sobre a Volta ao Mundo foi em que língua nos comunicávamos. E sempre respondia que os únicos países em que as pessoas não falam inglês são China e Brasil. O que é um pouco de exagero, mas é verdade que muitos chineses e brasileiros viajam sem falar o básico em inglês ou na língua do país e não se esforçam nenhum pouco para aprender a dar um bom dia na língua nativa do destino visitado. Presenciei até uma briga feia em que a criatura falava tudo em português e queria que a outra pessoa entendesse alguma coisa. As únicas coisas que o briguento sabia dizer eram: Fuck you! e Son of Bitch! hehe

Como eu poderia imaginar que haveria tantas semelhanças entre nós brasileiros e os chineses, tendo um Mundo inteiro nos separando! 🙂

 


Comentários

  • Adorei a comparação!!!
    Os japoneses tbm poderiam estar nesse grupo pois tbm cumprem todos os requisitos!!

    abs