Roteiro de 15 dias em Portugal – nossa viagem de carro do Porto ao Algarve

Em nossa viagem de 15 dias por Portugal (maio/2019), viajamos de Norte a Sul de carro, fomos do Porto (dando uma subidinha a Braga) até o Algarve. Foram 1.760 km rodados, sem contar os deslocamentos de transporte público no Porto e Lisboa (onde preferimos deixar o carro estacionado) e os vários quilômetros de caminhadas pelas cidades. Visitamos um total de 15 cidades. Em algumas ficamos vários dias, em outras, algumas horas. Mas procuramos fazer tudo em um ritmo não muito frenético (para nosso padrão), pois viajamos com Elis, que na época estava com 10 para 11 meses.    

Santuário de Bom Jesu, em Braga
Santuário de Bom Jesus, em Braga

Continue lendo este post:

Hospedagens

Como viajamos com uma bebê, preferimos definir algumas cidades bases para ficar mais noites e fazer bate-voltas. Assim, ficamos 4 noites no Porto, 6 noites em Lisboa e 4 noites em Lagos, região do Algarve.

Demos prioridade a nos hospedar em apartamentos pela facilidade em usar a cozinha para preparar comidas para Elis, por ter mais espaço (como Fred trabalha durante as viagens, precisamos ficar muito tempo no apartamento e a bebê precisa de espaço), para usar as garagens e pelo preço também.

Tivemos muita sorte nas nossas escolhas e recomendo muito todos os apartamentos em que ficamos. Depois escreverei posts com o review de cada um deles. Mas abaixo faço um resumo sobre eles:

Aromas Flavors (Porto)

Apartamento enorme, muito bonito, bem equipado, com jardim e tudo que precisávamos para a bebê: berço, banheira, cadeirinha de alimentação. O atendimento foi excelente, recebemos muita atenção e até mimos. O dono é bem detalhista e não nos deixou faltar nada. Ele também tem uma agência de viagens e quem tiver interesse pode fechar passeios diretamente com ele. Nós fechamos o transfer de chegada do aeroporto até o apartamento.

De verdade, não encontrei nenhum defeito no apartamento em si. Os únicos poréns foram que não tem estacionamento, mas deixamos o carro na rua sem grandes problemas pela a única noite que foi necessário, e que fica um pouco distante do centro, mas em um bom bairro. Na verdade, fica a uns 7 km do centro, ou seja, poucos minutos de Uber (que usamos várias vezes lá) ou de transporte público.

Faça sua reserva no Aromas Flavors

Ou encontre outra hospedagem no Porto 

The Green House (Lisboa)

O apartamento que ficamos em Lisboa foi bem menor do que o de Porto, mas suficientemente espaçoso. Também não ficava bem no centro, mas tinha estações de metrô próximas. Nos dias em que ficamos em Lisboa, o carro ficou estacionado e só tiramos da garagem (paga a parte), nos dias em que fizemos bate-voltas.

O apê é bem bonitinho e também fomos muito bem recebidos com comidinhas e garrafa de vinho. O bairro é tranquilo e tinha supermercado próximo. O que não me agradou foi que tinha um pouco de cheiro de cigarro, que sentíamos quando chegávamos da rua, mas isso não é uma coisa incomum na Europa.

Faça sua reserva no The Green House

Ou encontre outra hospedagem em Lisboa

Magnólia Mar 110

Em Lagos, na região do Algarve ficamos em um apart hotel, que gostamos muito também. O apartamento era espaçoso, com cozinha, uma varanda enorme e vista para o mar. Mais uma vez, fomos muito bem recebidos e também recebemos uma cesta de boas vindas, que incluia vinho (Portugal nos deixou muito mal acostumados). 

A localização deste apartamento foi excelente para quem viaja de carro. Próximo do centro e de algumas das mais belas praias do Algarve (Praia de Dona Ana e Praia do Camilo). O ponto negativo para quem estava viajando há muitos dias, como nós, é que não tem máquina de lavar roupas, mas como já sabíamos, optamos por hospedagens que tivesse máquina antes e depois. 

Faça sua reserva no Magnólia Mar 110

Ou encontre outra hospedagem em Lagos

Continue lendo este post:

Aluguel do carro

Nós 3 no nosso carro de Portugal
Nós 3 no nosso carro de Portugal

Como nosso roteiro dependia do aluguel do carro, preferi reservar com antecedência para conseguir um bom preço. Fizemos a reserva pela RentCars.com, que é nosso parceiro no blog, e conseguimos um preço excelente e um ótimo carro. 

Alugamos um Renault Megane por 203 euros no total (com seguro) para 11 diárias. Como   no Porto é melhor não usar o carro, devido ao trânsito, deixamos para alugar no penúltimo dia na cidade, quando fizemos um bate-volta em Braga e no dia seguinte, seguimos para Lisboa, com parada em Aveiro.

Alugamos um Renault Megane
Alugamos um Renault Megane

Fizemos a cotação para saber se valeria a pena devolver o carro em Lisboa e pegar outro, mas pela taxa de deslocamento, valia mais a pena deixar o carro parado mesmo na garagem, nos dias que estivemos em Lisboa, do que pegar dois carros.

Antes de alugar o carro é importante considerar os gastos com gasolina, pedágios e estacionamento. Nós gastamos em torno de 150 euros de gasolina. O preço por litro variou entre 1,59 euros a 1,68 euros.

Já o gasto de pedágio vai depender das rotas que você escolher e da modalidade de pagamento. Depois vou escrever um post explicando melhor. 

Continue lendo este post:

Nosso roteiro

Se vocês olharem no mapa, vão ver que o mais lógico seria ir descendo do Porto e parando em algumas cidades no caminho. Porém como expliquei, viajamos com uma bebê e preferimos escolher 3 cidades bases (Porto, Lisboa e Lagos) e fazer bate-voltas a partir delas. Acabamos gastando mais tempo de estrada e quilometragem, porém foi mais cômodo do que ficar mudando de hospedagem o tempo todo. Então, fizemos o seguinte roteiro:

Porto – 4 noites

Rio Douro, Porto
Rio Douro, Porto

Das 4 diárias que ficamos em Porto, reservamos 3 para conhecer a cidade. Como chegamos a tarde e bem cansados, o primeiro dia não foi tão produtivo. Amei Porto e ficaria mais dias se pudesse. Mas 3 dias completos dá para conhecer bastante coisa na cidade.  

Leia mais sobre nosso roteiro no Porto:

https://compartilheviagens.com.br/portugal-roteiro-de-3-dias-no-porto/ 

Braga – bate-volta saindo de Porto

Braga, Portugal
Braga, Portugal

Braga fica a 55km ao Norte de Porto. Minha ideia inicial era fazer em um dia Braga e Guimarães. Mas Braga é uma cidade tão charmosa, que vale um dia inteiro. Por isso, Acabei tirando Guimarães do roteiro. 

Apesar de pequena, a visita a Braga toma tempo, pois uma das principais atrações, o Santuário de Bom Jesus do Monte fica fora do centro.

Veja o mapa:

https://goo.gl/maps/5V2cPsJAxHeqP9uP6 

Aveiro – no caminho de Porto a Lisboa

Moliceiros de Aveiro, Portugal
Moliceiros de Aveiro, Portugal

Outra mudança que fiz no roteiro foi substituir a cidade em que fizemos parada no caminho entre Porto e Lisboa. Pelo meu planejamento, deveríamos conhecer Coimbra. Mas, de última hora, acabei optando por Aveiro e não me arrependi. Pois como não tínhamos muito tempo, conseguimos aproveitar mais a cidade e se tivéssemos ido a Coimbra não iríamos conhecer tão bem, então, fica para uma próxima.

Veja o mapa:

https://goo.gl/maps/G8EmVkFgwV6pPoSdA 

Lisboa – 6 noites

Praça do Comércio, Lisboa
Praça do Comércio, Lisboa

A capital Lisboa era a única cidade que já conhecíamos de Portugal. Já havíamos visitados duas vezes, por isso, não deixei tantos dias para ela desta vez. Das 6 diárias, só passeamos realmente pela cidade por 2 dias (no primeiro dia já chegamos à noite). Mas para quem vai pela primeira vez, acho interessante reservar pelo menos 3 ou 4 dias somente em Lisboa.

Nos demais dias em que dormimos na cidade, fizemos os seguintes bate-voltas:  

Batalha, Fátima e Tomar

Com Elis no Santuário de Fátima
Com Elis no Santuário de Fátima

3 cidades em um dia? Parece uma maratona, mas na verdade, dá para fazer sim, saindo bem cedo ou em dias mais longos, como no período de verão, que foi o nosso caso. Em Batalha e em Fátima, na verdade, os pontos de maior interesse são apenas um lugar em cada uma dessas cidades: o Mosteiro da Batalha (Patrimônio Mundial da UNESCO) e o Santuário de Fátima. 

Para fechar o dia, incluímos a linda cidade de Tomar, uma das mais bonitas que visitamos em Portugal, que tem vários pontos de interesse, mas como é uma cidade pequena, é possível conhecer em poucas horas.

Veja o mapa:

https://goo.gl/maps/M17rNyyoDRvgzW5D6 

Óbidos, Alcobaça e Nazaré

O charme de Óbidos
O charme de Óbidos

Mais um dia que incluímos 3 cidades no roteiro. Este ficou um pouco mais corrido, mas ainda assim é perfeitamente possível de fazer.

Começamos por Óbidos, pois a cidade medieval tem hora para fechar (Sim! Acreditem se quiser). 

A cidade muralhada e toda branquinha é um charme, mas bem pequena, então, fica fácil de se conhecer em poucas horas.

Assim como Batalha, o atrativo de Alcobaça é o seu mosteiro homônimo, que também é Patrimônio Mundial da UNESCO. Como o mosteiro é enorme, considere pelo menos 1 hora para visitá-lo.

E para encerrar este dia, escolhemos a bela cidade de Nazaré, famosa pelas praias que têm as ondas mais altas do mundo, frequentemente desafiadas por surfistas, e também pelo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Veja o mapa:

https://goo.gl/maps/1jrLCcbVYyRP7bMw7 

Sintra e Cascais

Palácio Nacional da Pena, Sintra
Palácio Nacional da Pena, Sintra

O nosso terceiro e último bate-volta saindo de Lisboa foi para Sintra e Cascais. Apesar de serem cidades mais próximas do que as demais, este foi um dia mais corrido. Isto porque em Sintra tem muito o que ver, as atrações tomam bastante tempo e são distantes umas das outras. Então, se tiver tempo, deixe 1 dia inteiro para Sintra e outro dia para Cascais. No nosso caso, passamos mais tempo em Sintra, visitamos o Parque do Palácio Nacional de Pena e fomos para Cascais no final de tarde. 

Veja o mapa: 

https://goo.gl/maps/dfTUT6zwTtmehPHq6 

Setúbal

A belíssima paisagem vista do mirante de Setúbal
A belíssima paisagem vista do mirante de Setúbal

Setúbal nem aparecia nas minhas pesquisas para montar o roteiro de Portugal, mas foi um dos lugares que mais amei. Visitamos durante a viagem entre Lisboa e Lagos, na companhia de uma prima minha que mora em Lisboa e de sua amiga, que já morou em Setúbal.  

A cidade fica a menos de 50km ao Sul de Lisboa, então, um bate-volta é super viável. A é ir pela N10 e depois pela N 379 – 1 e ir parando nos mirantes, que tem vistas deslumbrantes para as praias e para o Parque Natural da Arrábida. 

O ideal é ter um dia inteiro para passar pelos mirantes, descer para as praias, especialmente, as praias do Portinho e de Galapinhos e conhecer a cidade.

Veja o mapa:

https://goo.gl/maps/cLHwoTJHGR1LYs6P6 

Algarve (Lagos, Carvoeiro, Faro) 

Elis na Praia de Dona Ana, no Algarve
Elis na Praia de Dona Ana, no Algarve

Fechamos nosso roteiro em Portugal da melhor maneira possível na belíssima região de praias do Algarve.

Gruta de Benagil, Carvoeiro
Gruta de Benagil, Carvoeiro

Como já comentei, ficamos hospedados em Lagos, uma das principais cidades da região e aproveitamos as praias do entorno por dois dias (Praia Dona Ana, Praia do Camilo, Ponta da Piedade). E aproveitamos um dia para ir até as cidades de Albufeira e Carvoeiro (onde fizemos o passeio de barco para as grutas de Benagil). 

O nosso último dia fomos de carro de Lagos a Faro, onde pegamos o ônibus para Sevilha, na Espanha.

Acho que aproveitamos bastante o tempo que tivemos em Portugal, ficamos realmente maravilhados com as belezas do país, que tem muito a oferecer, por isso, foi preciso eleger nossas prioridades, de acordo com o nosso perfil de viajantes. Muitas cidades acabaram de fora. Mas, para mim, isto é apenas um motivo para voltar outras vezes.

Não esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório para quem vai a Europa. Faça já sua cotação com nosso parceiro Real Seguro Viagem.

Nos destaques do nosso perfil no Instagram @compviagens têm salvo todos os stories dessa viagem, cidade por cidade.

Se deseja fazer um roteiro ainda com mais cidades em Portugal, recomendo este post da Cláudia Rodrigues do blog Felipe, o pequeno viajante:

https://www.felipeopequenoviajante.com/2018/10/portugal-roteiro-de-viagem-de-2-semanas.html


Passo a passo para tirar o visto americano do bebê

Uma dúvida recorrente dos pais que pretendem viajar com seus filhos para os Estados Unidos é como tirar o visto americano. Sabemos que este processo costuma ser um pouco burocrático. Por isso, resolvemos fazer um passo a passo para te ajudar nesta missão.

O texto é da amiga Taís Ribeiro que tirou o visto para o filho Nicolas, de 10 meses, e que viajou para o Canadá com escala nos Estados Unidos.

Passo a passo para tirar o visto americano do bebê por Taís Ribeiro:

Nicolas com o seu visto americano
Nicolas com o seu visto americano

O primeiro passo da sua preparação é tirar o passaporte do seu bebê, mas antes você precisa se programar para tirar e imprimir a foto 5×7.

Eu mesma fiz a foto. Escolhi um bom horário, depois da soneca, deitei o bebê num fundo completamente branco (toalha, lençol) de frente para uma janela com uma boa iluminação natural e tirei várias fotos. Não se preocupe com o tamanho, apenas tire uma foto nítida com o bebê olhando para a câmera.

Recorte a foto no tamanho 5×7 usando sites ou aplicativos específicos, como esse do site do governo americano e  o background burner para fazer o fundo ficar completamente branco.

Você pode usar a mesma foto para o passaporte e para o visto desde que a foto seja recente (tirada até 3 meses), no site diz que a foto do visto deve ser 5×5 mas eles aceitaram a 5×7. Tenha atenção pois quando for tirar o visto eles fazem uma foto da foto impressa que você levar e por isso ela não pode estar amassada ou riscada. O papel da foto precisa estar novinho (o que pode ser um tanto desafiador se você é uma mãe que está sempre com um bebê no colo fazendo tudo com uma mão só). Acesse este link e tire suas dúvidas sobre as fotos.

Com a foto em mãos e o passaporte válido é hora de preencher o formulário de requerimento de visto, que para turismo é o DS-160 (que custa U$160, automaticamente convertidos em reais na hora do pagamento, cerca de R$670 não reembolsáveis no caso de visto negado).  É preciso preencher o formulário e fazer o pagamento antes de agendar a entrevista, mas você pode ver a primeira data disponível, logo que fizer o preenchimento. Para isso, precisa fazer o login com sua conta no site da Central de Atendimento ao Solicitante do Visto.

Para preencher o formulário você precisa acessar este site do governo americano e selecionar qual consulado você vai.  Anote o número do formulário e a pergunta de segurança para você poder ter acesso ao site posteriormente ou caso não consiga preencher tudo de uma vez. O site e o formulário são em inglês mas tem a tradução automática e existem vários guias na internet para te ajudar caso você não saiba como responder alguma pergunta.

Após preencher o formulário e efetuar o pagamento você precisa ter em mãos a página de confirmação da solicitação (com o código de barra e o número do formulário em boa qualidade) e depois acessar um outro site, o site da central do solicitante de visto CSVA para fazer o agendamento da foto/digitais e da e entrevista.

Atenção para a pegadinha: você precisa agendar a visita ao CASV no dia anterior a visita do consulado, mas o primeiro agendamento para você escolher é o do consulado. Veja a disponibilidade do consulado e agende um dia antes no CASV. Também tive problema com meu CEP, o serviço de entrega não estava disponível no meu bairro mas coloquei endereço de familiares e deu certo.

Tudo pronto? Dia de ir no CASV:

Pode levar celular mas ele precisa ficar desligado. Em Recife, o CASV, fica bem pertinho do Riomar Shopping, no bairro  do Pina. Tem um estacionamento privativo a 7 reais na mesma rua, ou você pode ir de Uber/táxi.

No dia seguinte, entrevista no consulado:

Não pode entrar com celular. Como eu estava de carro deixei tudo lá dentro, no estacionamento, por 15 reais (bem na frente, foi o primeiro que achei). A fila é na rua, no descoberto, mas é organizada e vai rápido.

Leve TUDO que puder impresso, especialmente a declaração do Imposto de Renda, vínculos de trabalho, inscrição caso possua algum imóvel, extratos bancários seus ou de seu cônjuge/pais. Eles começam a entrevista em português e pode ser que perguntem se você fala inglês, mas você pode dizer que está tentando aprender para praticar na viagem (responda em português se falar inglês for te deixar mais nervoso).

Na hora eles já te dizem se o visto foi aprovado. E você recebe o passaporte em casa logo depois, dependendo do tempo de processamento. Para saber mais informações como o tempo de processamento do visto acesse:

https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/visa_wait_times

Boa sorte!

Comece a planejar sua viagem através dos links abaixo: 

 Reserve sua hospedagem em Recife através do Booking 

 Reserve sua hospedagem nos Estados Unidos através do Booking 

Faça o seu Seguro Viagem com 10% de desconto. Ele é obrigatório nas viagens para a Europa e pros Estados Unidos é recomendado que você também tenha.

 Alugue um carro na RentCars.com com o melhor preço

Compre seu chip com internet ilimitada em mais de 165 países

Inscreva-se no nosso canal no Youtube e acompanhe as nossas dicas de viagens:


Nossa maior aventura vai começar em 2018

Em 2018, embarcaremos na maior aventura da nossa vida. A que mais irá exigir coragem de nós. Desta vez, sem bilhete de volta. Embarcaremos no universo da maternidade/paternidade com a chegada da nossa baby viajante, que está prevista para o início do segundo semestre. Sim, estamos grávidos de uma menininha que já tem nome: Elis, a nossa companheirinha de viagem. Agora somos #TrêsnoMundo. <3

Já tinha feito o anúncio no Instagram, mas não tinha escrito nada aqui no blog. Soube da chegada da pequena no dia que cheguei de viagem de Gramado e Cambará do Sul, em outubro. A danadinha tinha viajado comigo escondidinha. Será ou não uma bebê viajante? =)

E não é porque estamos grávidos que as viagens vão parar. Nananina não! Para o início do ano, já temos duas viagens marcadas e vamos seguir o ritmo de viagens que a médica permitir ao longo da gestação.

Com a chegada de Elis, claro que devemos ter algumas mudanças no nosso estilo de viajar e também um pouco no perfil do blog. Mas sempre procuraremos dar as melhores dicas para vocês viajarem mais vezes, por mais tempo e gastando menos.

Aliás, sabem por que escolhemos este nome? Queríamos um nome pequeno, fácil de falar e de escrever, que fosse simples, mas não tão comum, e que ao mesmo tempo, fosse fácil de pronunciar também em outras línguas e este é um nome que encontramos em vários idiomas. Afinal, queremos que ela seja uma cidadã do mundo!

Então, essa é a nossa grande novidade de 2017, o nosso maior presente, que chegará em 2018!

Um Feliz Ano Novo para vocês!

E para quem ainda não viu, publiquei a nossa retrospectiva de viagens de 2017, que pode inspirar na sua escolha de destinos para 2018, aqui:

Retrospectiva 2017: as viagens que marcaram o nosso ano