Passo a passo para tirar o visto americano do bebê

Publiquei ontem o post sobre Como tirar o passaporte do bebê, com a nossa experiência com Elis e hoje trago um passo a passo para tirar o visto americano para o bebê. O texto é da amiga Taís Ribeiro, que tirou o visto para o filho Nicolas, amiguinho de Elis, também de 10 meses, que no próximo mês viajará para o Canadá para visitar a família paterna e fará escala nos Estados Unidos.

Passo a passo para tirar o visto americano do bebê por Taís Ribeiro

Nicolas com o seu visto americano
Nicolas com o seu visto americano

O primeiro passo da sua preparação é tirar o passaporte do seu bebê, mas antes disso você precisa se programar para tirar e imprimir a foto 5×7.

Escolha um bom horário, depois da soneca da manhã por exemplo, deite o bebê num fundo completamente branco (toalha, lençol) de frente para uma janela num horário de boa iluminação natural e tire várias fotos, não se preocupe com o tamanho, apenas em tirar uma foto nítida com o bebê olhando pra foto.

Recorte a foto no tamanho 5×7 usando sites ou aplicativos específicos, como o esse do site do governo americano https://identix.state.gov/qotw/Upload.aspx?offLwnJFx%2FOumH2xn6Soo8lNVlRk16hizA1xIEl3dutddsxd%2BGOwpxTnbdWO6xcv

E  o background burner para fazer o fundo ficar completamente branco
https://burner.bonanza.com

Você pode usar a mesma foto para o passaporte e para o visto desde que a foto seja recente (tirada até 3 meses), no site diz que a foto do visto deve ser 5×5 mas eles aceitam sem problemas a 5×7. Cuidado pois quando for tirar o visto eles fazem fazem a foto da foto impressa que você levar e por isso ela não pode estar amassada ou riscada, o papel da foto precisa estar novinho (o que pode ser um tanto desafiador se você é uma mãe que está sempre com um bebê no colo fazendo tudo com uma mão só).

Com a foto em mãos e o passaporte válido é hora de preencher o formulário de requerimento de visto, que para turismo é o DS-160 (que custa U$160, automaticamente convertidos em reais na hora do pagamento, cerca de R$600 não reembolsáveis no caso de visto negado).  É preciso preencher o formulário e fazer o pagamento antes de poder agendar a entrevista mas você pode ver a primeira data disponível, logo que fizer o preenchimento. Para isso, precisa fazer o login com sua conta no site da Central de Atendimento ao Solicitante do Visto.

Para preencher o formulário você precisa acessar este site do governo americano e selecionar qual consulado você vai.  Anote o número do formulário e a pergunta de segurança para poder ter a acesso ao mesmo posteriormente ou se não conseguir preencher tudo de uma vez. O site e o formulário são em inglês mas tem a tradução automática e existem vários guias na internet para te ajudar caso você não saiba como responder alguma pergunta.

Após preencher o formulário e efetuar o pagamento você precisa ter em mãos a página de confirmação da solicitação (com o código de barra com o número do formulário em boa qualidade) e dai acessar um outro site, o site da central do solicitante de visto CSVA para fazer o agendamento da foto/digitais e da e entrevista.

Atenção para a pegadinha, você precisa agendar a visita ao CASV no dia anterior a visita do consulado, mas o primeiro agendamento para você escolher é o do consulado. Veja a disponibilidade do consulado e agende um dia antes no CASV.   Também tive problema com meu CEP, o serviço de entrega não estava disponível no meu bairro mas coloquei endereço de familiares e deu certo.

Tudo pronto? Dia de ir no CASV:
 
Pode levar celular mas ele precisa ficar desligado. Em Recife o CASV fica bem pertinho do Riomar Shopping, no bairro  do Pina. Tem um estacionamento privativo a 7 reais na mesma rua, ou você pode ir de Uber/táxi.

No dia seguinte, entrevista no consulado:
 
Não pode entrar com celular, como estava de carro deixei tudo no carro num estacionamento por 15 reais (bem na frente, foi o primeiro que achei). A fila é na rua, no descoberto mas é organizada e vai rápido.
 
Leve tuuudo que puder impresso, especialmente a declaração do Imposto de Renda, vínculos de trabalho, inscrição caso possua algum imóvel, extratos bancários seus ou de seu cônjuge/pais. Eles começam a entrevista em português e pode ser que perguntem se você fala inglês, mas você pode dizer que está tentando aprender para praticar na viagem (responda em português se falar inglês for te deixar mais nervoso).

Na hora eles já te dizem se o visto foi aprovado. E você recebe o passaporte em casa logo depois, dependendo do tempo de processamento, para saber o tempo de processamento do visto acesse:
https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/visa_wait_times

Boa sorte!


Nossa maior aventura vai começar em 2018

Em 2018, embarcaremos na maior aventura da nossa vida. A que mais irá exigir coragem de nós. Desta vez, sem bilhete de volta. Embarcaremos no universo da maternidade/paternidade com a chegada da nossa baby viajante, que está prevista para o início do segundo semestre. Sim, estamos grávidos de uma menininha que já tem nome: Elis, a nossa companheirinha de viagem. Agora somos #TrêsnoMundo. <3

Já tinha feito o anúncio no Instagram, mas não tinha escrito nada aqui no blog. Soube da chegada da pequena no dia que cheguei de viagem de Gramado e Cambará do Sul, em outubro. A danadinha tinha viajado comigo escondidinha. Será ou não uma bebê viajante? =)

E não é porque estamos grávidos que as viagens vão parar. Nananina não! Para o início do ano, já temos duas viagens marcadas e vamos seguir o ritmo de viagens que a médica permitir ao longo da gestação.

Com a chegada de Elis, claro que devemos ter algumas mudanças no nosso estilo de viajar e também um pouco no perfil do blog. Mas sempre procuraremos dar as melhores dicas para vocês viajarem mais vezes, por mais tempo e gastando menos.

Aliás, sabem por que escolhemos este nome? Queríamos um nome pequeno, fácil de falar e de escrever, que fosse simples, mas não tão comum, e que ao mesmo tempo, fosse fácil de pronunciar também em outras línguas e este é um nome que encontramos em vários idiomas. Afinal, queremos que ela seja uma cidadã do mundo!

Então, essa é a nossa grande novidade de 2017, o nosso maior presente, que chegará em 2018!

Um Feliz Ano Novo para vocês!

E para quem ainda não viu, publiquei a nossa retrospectiva de viagens de 2017, que pode inspirar na sua escolha de destinos para 2018, aqui:

Retrospectiva 2017: as viagens que marcaram o nosso ano