Conheça São Miguel do Gostoso, destino do Rio Grande do Norte que tem se destacado e recebido famosos

São Miguel do Gostoso, a 101 km de Natal-RN, até pouco tempo era um destino que atraía principalmente praticantes de kitesurf e windsurf e potiguares que queriam descansar. Mas nos últimos tempos, a praia, que há um bom tempo já foi descoberta pelos estrangeiros, tem chamado atenção de turistas nacionais, inclusive, famosos. No mês de dezembro, a jornalista Fátima Bernardes e o namorado, o advogado Túlio Gadelha estiveram por lá. E no réveillon, Gostoso foi o destino escolhido por Sasha Meneghel (filha de Xuxa, se é que existe alguém que não sabe) e o namorado, o ator Bruno Montaleone. Mas o que é que São Miguel do Gostoso tem de tão especial para cair no gosto até dos famosos? Vem comigo que eu te conto! =)

Até pouco tempo, São Miguel era um vilarejo de pescadores que atraía apenas praticantes de kitesurf e windsurf
Até pouco tempo, São Miguel era um vilarejo de pescadores que atraía principalmente praticantes de kitesurf e windsurf

Mas antes, senta que lá vem história! A primeira vez que estive em São Miguel do Gostoso foi há mais de 20 anos, eu era criança e meu pai decidiu ir com toda a família, incluindo tios e primos, para essa praia deserta que ficava no litoral norte e nem ele mesmo conhecia. Pense numa viagem looonga. A estrada até Gostoso era de barro e tinha uma tia minha que não passava dos 50 km por hora. haha Chegamos lá, e São Miguel do Gostoso era um vilarejo de pescadores, uma praia deserta com uma imensa faixa de areia. Passamos o dia e quando já estava tarde, nos demos conta de que lá não tinha nem onde dormir (se havia pousada nessa época, deveria ser uma e muito cara)  e já estava tarde demais para voltar. Acabamos dormindo de rede emprestada pelos moradores no alpendre de um restaurante. haha E depois voltamos para passar o próximo Carnaval, já num chalezinho, que na época em que fomos pela primeira vez, estava sendo construído.

Boa parte das praias de São Miguel são quase desertas
Boa parte das praias de São Miguel são quase desertas

O que eu quero mostrar com essa história é que por muito tempo, São Miguel do Gostoso foi um tranquilo vilarejo de pescadores e que aos poucos foi sendo descoberto pelos praticantes de esportes náuticos, devido aos fortes ventos da região. Se você olhar no mapa, Gostoso fica bem aonde o vento faz a curva, na esquina do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Com um tempo, a praia foi sendo descoberta por estrangeiros de todo o mundo, que hoje são a maior parte dos donos de pousadas e restaurantes. Portanto, lá é mais fácil de encontrar restaurantes de gastronomia internacional até mesmo do que em Natal.

Mas ao contrário do que foi especulado por muito tempo, São Miguel do Gostoso não se tornou uma nova Pipa e não se tornou um destino badalado. Continua sendo uma praia tranquila para quem quer curtir uma praia sossegado. Talvez por isso, tem atraído a atenção de famosos, em busca de um refúgio para descansar.

O que fazer em Gostoso?

Praia de Tourinhos
Praia de Tourinhos

São Miguel tem várias praias, boa parte delas com uma extensa faixa de areia e você pode caminhar por muito tempo com a praia praticamente deserta. As praias que ficam mais próximas da cidade são a Praia de Santo Cristo, Praia do Cardeiro, que são as mais procuradas por praticantes de kitesurf e windsurf, e as praias da Xêpa e do Maceió. E mais afastadas da área urbana estão a Praia de Tourinhos e do Marco.

A Praia de Tourinhos é uma das melhores para banho, com piscininhas naturais, e a mais bonita de São Miguel. A praia tem umas formações rochosas interessantes, resultado de dunas petrificadas. Inclusive, o nome da praia foi dado porque as formações seriam parecidas com um rebanho de touros. Um fato curioso é que uma das pedras, na maré alta, faz subir um forte jato d´água, conhecido como o “suspiro da baleia”.

Aerogeradores vistos da Praia de Tourinhos
Aerogeradores vistos da Praia de Tourinhos

Também da praia de Tourinhos tem uma bonita vista para os geradores de energia eólica. A praia fica a uns 15 minutos do centrinho de São Miguel e é preciso ir de carro próprio/alugado ou em passeio, por uma estrada de barro. Lá tem algumas barracas com mesas e cadeiras. Mas em outras praias de São Miguel, o serviço de praia é oferecido apenas pelas próprias pousadas.

Já a Praia do Marco tem este nome porque lá foi cravado um dos marcos do descobrimento do Brasil. Aliás, existem várias teorias de que o Brasil foi descoberto pelo litoral do Rio Grande do Norte, mas este é um tema polêmico. O marco original se encontra na Fortaleza dos Reis Magos em Natal. Na praia, hoje, tem apenas uma réplica não muito bem feita.

Museu da Urca do Tubarão
Museu da Urca do Tubarão

Outro lugar interessante em São Miguel e que sempre fazemos uma parada é a Urca do Tubarão, que fica na pista principal, logo na entrada da cidade. A Urca é um misto de pousada, restaurante, cachaçaria e museu. Mas o grande atrativo do lugar é o dono, Edson Nobre, que é uma figura. Enquanto mostra seu museu que tem de tudo, geladeiras antigas, radiolas, discos etc e oferece uma degustação de cachaça, ele conta histórias, piadas, recita poemas. É divertidíssimo!

Fred com o famoso Edson, dono da Urca do Tubarão
Fred com o famoso Edson, dono da Urca do Tubarão

Se tiver tempo para conhecer os arredores de São Miguel do Gostoso, em uma das praias próximas, Perobas, a 45 km, saem passeios para piscinas naturais, que infelizmente, ainda não conheço mas sei que são muito bonitos e, por serem menos procurados do que os de Maracajaú, você tem mais chances de aproveitar o passeio com mais tranquilidade.

Tao Paradise
Tao Paradise

Outro lugar maravilhoso para se conhecer próximo de São Miguel do Gostoso, a menos de 50 km, é o Tao Paradise, um verdadeiro paraíso, como o nome sugere, que fica em meio a um bananal de 25 hectares, às margens da nascente do rio Catolé, que tem águas cristalinas. No local foi montada uma estrutura em estilo indonésio para receber até no máximo 20 visitantes ao dia, em sistema de Day Use. Já escrevi um post sobre o Tao Paradise e tem sido sucesso de visualizações. Leia aqui:

https://compartilheviagens.com.br/tao-paradise-day-use-no-paraiso-de-aguas-cristalinas-a-90km-de-natal-rn/

Onde ficar?

Nosso quarto na Vivenda da Terra
Nosso quarto na Vivenda da Terra

Em São Miguel do Gostoso há várias opções de hospedagem, desde hostels e pousadas mais simples até luxuosas pousadas. Por lá só não tem grandes hotéis, pois não faz o estilo da praia. Os preços não são dos mais baratos. Gostoso é um destino mais caro que Pipa, por exemplo.

Para quem quer pousadas mais econômicas, mas confortáveis recomendo a Pousada Mar de Estrelas e a Pousada Vivenda da Terra. Ambas de frente para o mar.

Quem pode pagar mais e quer uma pousada mais sofisticada, indico a Pousada Spa dos Amores e o Hara Chalés e SPA.

Tem ainda a Pousada Mi Secreto, que foi a escolha de Fátima Bernardes e Túlio em São Miguel.

Onde comer?

Restaurantes na rua principal de São Miguel
Restaurantes na rua principal de São Miguel

A maior parte das pousadas de São Miguel do Gostoso possui também restaurante. Além disso, na praia tem várias opções de restaurantes, que vão desde a culinária regional as mais diversas gastronomias internacionais. A maioria fica na rua principal, a Avenida dos Arrecifes e caminhando por lá, você pode olhar os menus e escolher o que mais lhe agrada. Entre os mais conhecidos estão o Tuk-Tuk, Genesis Resto Bar e a Pizzaria Quintal.


Tao Paradise – Day Use no paraíso de águas cristalinas, a 90km de Natal-RN

“As definições de paraíso foram atualizadas com sucesso.” Esta foi a minha legenda (clichê, mas pura verdade!) no Instagram (Siga @compviagens) para a foto que abre este post e, de repente, todo mundo queria saber onde ficava o tal paraíso. Trata-se do Tao Paradise, que fica a 90km de Natal-RN, mais ou menos 1h30 de carro. Em meio a um bananal de 25 hectares, às margens da nascente do rio Catolé, foi montada uma estrutura em estilo indonésio para receber até no máximo 20 visitantes ao dia, em sistema de Day Use.

Continuar lendo Tao Paradise – Day Use no paraíso de águas cristalinas, a 90km de Natal-RN