Tem mais vídeo novo no nosso canal no Youtube. O tema do nosso terceiro vídeo é o nosso roteiro de 15 dias em Portugal “Do Porto ao Algarve de Carro” . No vídeo, detalhei um pouco do nosso roteiro e como foi viajar de carro com Elis.
Assista:
Leia o nosso post com nosso roteiro de 15 dias em Portugal:
E, se você ainda não viu os outros vídeos do canal, confira aqui:
Os vídeos do nosso canal são publicados quinzenalmente. Iremos mostrar um pouco das nossas viagens, dar dicas de como viajar sem gastar muito, viagens com crianças, destinos potiguares, entre outros assuntos.
Nos ajude a chegar aos 1.000 inscritos. Inscreva-se no canal para receber a atualização dos próximos vídeos. E se gostou, dá o seu “like”, deixa seu comentário e compartilha com os amigos. =)
Em nossa viagem de 15 dias por Portugal (maio/2019), viajamos de Norte a Sul de carro, fomos do Porto (dando uma subidinha a Braga) até o Algarve. Foram 1.760 km rodados, sem contar os deslocamentos de transporte público no Porto e Lisboa (onde preferimos deixar o carro estacionado) e os vários quilômetros de caminhadas pelas cidades. Visitamos um total de 15 cidades. Em algumas ficamos vários dias, em outras, algumas horas. Mas procuramos fazer tudo em um ritmo não muito frenético (para nosso padrão), pois viajamos com Elis, que na época estava com 10 para 11 meses.
Continue lendo este post:
Hospedagens
Como viajamos com uma bebê, preferimos definir algumas cidades bases para ficar mais noites e fazer bate-voltas. Assim, ficamos 4 noites no Porto, 6 noites em Lisboa e 4 noites em Lagos, região do Algarve.
Demos prioridade a nos hospedar em apartamentos pela facilidade em usar a cozinha para preparar comidas para Elis, por ter mais espaço (como Fred trabalha durante as viagens, precisamos ficar muito tempo no apartamento e a bebê precisa de espaço), para usar as garagens e pelo preço também.
Tivemos muita sorte nas nossas escolhas e recomendo muito todos os apartamentos em que ficamos. Depois escreverei posts com o review de cada um deles. Mas abaixo faço um resumo sobre eles:
Apartamento enorme, muito bonito, bem equipado, com jardim e tudo que precisávamos para a bebê: berço, banheira, cadeirinha de alimentação. O atendimento foi excelente, recebemos muita atenção e até mimos. O dono é bem detalhista e não nos deixou faltar nada. Ele também tem uma agência de viagens e quem tiver interesse pode fechar passeios diretamente com ele. Nós fechamos o transfer de chegada do aeroporto até o apartamento.
De verdade, não encontrei nenhum defeito no apartamento em si. Os únicos poréns foram que não tem estacionamento, mas deixamos o carro na rua sem grandes problemas pela a única noite que foi necessário, e que fica um pouco distante do centro, mas em um bom bairro. Na verdade, fica a uns 7 km do centro, ou seja, poucos minutos de Uber (que usamos várias vezes lá) ou de transporte público.
O apartamento que ficamos em Lisboa foi bem menor do que o de Porto, mas suficientemente espaçoso. Também não ficava bem no centro, mas tinha estações de metrô próximas. Nos dias em que ficamos em Lisboa, o carro ficou estacionado e só tiramos da garagem (paga a parte), nos dias em que fizemos bate-voltas.
O apê é bem bonitinho e também fomos muito bem recebidos com comidinhas e garrafa de vinho. O bairro é tranquilo e tinha supermercado próximo. O que não me agradou foi que tinha um pouco de cheiro de cigarro, que sentíamos quando chegávamos da rua, mas isso não é uma coisa incomum na Europa.
Em Lagos, na região do Algarve ficamos em um apart hotel, que gostamos muito também. O apartamento era espaçoso, com cozinha, uma varanda enorme e vista para o mar. Mais uma vez, fomos muito bem recebidos e também recebemos uma cesta de boas vindas, que incluia vinho (Portugal nos deixou muito mal acostumados).
A localização deste apartamento foi excelente para quem viaja de carro. Próximo do centro e de algumas das mais belas praias do Algarve (Praia de Dona Ana e Praia do Camilo). O ponto negativo para quem estava viajando há muitos dias, como nós, é que não tem máquina de lavar roupas, mas como já sabíamos, optamos por hospedagens que tivesse máquina antes e depois.
Como nosso roteiro dependia do aluguel do carro, preferi reservar com antecedência para conseguir um bom preço. Fizemos a reserva pela RentCars.com, que é nosso parceiro no blog, e conseguimos um preço excelente e um ótimo carro.
Alugamos um Renault Megane por 203 euros no total (com seguro) para 11 diárias. Como no Porto é melhor não usar o carro, devido ao trânsito, deixamos para alugar no penúltimo dia na cidade, quando fizemos um bate-volta em Braga e no dia seguinte, seguimos para Lisboa, com parada em Aveiro.
Fizemos a cotação para saber se valeria a pena devolver o carro em Lisboa e pegar outro, mas pela taxa de deslocamento, valia mais a pena deixar o carro parado mesmo na garagem, nos dias que estivemos em Lisboa, do que pegar dois carros.
Antes de alugar o carro é importante considerar os gastos com gasolina, pedágios e estacionamento. Nós gastamos em torno de 150 euros de gasolina. O preço por litro variou entre 1,59 euros a 1,68 euros.
Já o gasto de pedágio vai depender das rotas que você escolher e da modalidade de pagamento. Depois vou escrever um post explicando melhor.
Continue lendo este post:
Nosso roteiro
Se vocês olharem no mapa, vão ver que o mais lógico seria ir descendo do Porto e parando em algumas cidades no caminho. Porém como expliquei, viajamos com uma bebê e preferimos escolher 3 cidades bases (Porto, Lisboa e Lagos) e fazer bate-voltas a partir delas. Acabamos gastando mais tempo de estrada e quilometragem, porém foi mais cômodo do que ficar mudando de hospedagem o tempo todo. Então, fizemos o seguinte roteiro:
Porto – 4 noites
Das 4 diárias que ficamos em Porto, reservamos 3 para conhecer a cidade. Como chegamos a tarde e bem cansados, o primeiro dia não foi tão produtivo. Amei Porto e ficaria mais dias se pudesse. Mas 3 dias completos dá para conhecer bastante coisa na cidade.
Braga fica a 55km ao Norte de Porto. Minha ideia inicial era fazer em um dia Braga e Guimarães. Mas Braga é uma cidade tão charmosa, que vale um dia inteiro. Por isso, Acabei tirando Guimarães do roteiro.
Apesar de pequena, a visita a Braga toma tempo, pois uma das principais atrações, o Santuário de Bom Jesus do Monte fica fora do centro.
Outra mudança que fiz no roteiro foi substituir a cidade em que fizemos parada no caminho entre Porto e Lisboa. Pelo meu planejamento, deveríamos conhecer Coimbra. Mas, de última hora, acabei optando por Aveiro e não me arrependi. Pois como não tínhamos muito tempo, conseguimos aproveitar mais a cidade e se tivéssemos ido a Coimbra não iríamos conhecer tão bem, então, fica para uma próxima.
A capital Lisboa era a única cidade que já conhecíamos de Portugal. Já havíamos visitados duas vezes, por isso, não deixei tantos dias para ela desta vez. Das 6 diárias, só passeamos realmente pela cidade por 2 dias (no primeiro dia já chegamos à noite). Mas para quem vai pela primeira vez, acho interessante reservar pelo menos 3 ou 4 dias somente em Lisboa.
Nos demais dias em que dormimos na cidade, fizemos os seguintes bate-voltas:
Batalha, Fátima e Tomar
3 cidades em um dia? Parece uma maratona, mas na verdade, dá para fazer sim, saindo bem cedo ou em dias mais longos, como no período de verão, que foi o nosso caso. Em Batalha e em Fátima, na verdade, os pontos de maior interesse são apenas um lugar em cada uma dessas cidades: o Mosteiro da Batalha (Patrimônio Mundial da UNESCO) e o Santuário de Fátima.
Para fechar o dia, incluímos a linda cidade de Tomar, uma das mais bonitas que visitamos em Portugal, que tem vários pontos de interesse, mas como é uma cidade pequena, é possível conhecer em poucas horas.
Mais um dia que incluímos 3 cidades no roteiro. Este ficou um pouco mais corrido, mas ainda assim é perfeitamente possível de fazer.
Começamos por Óbidos, pois a cidade medieval tem hora para fechar (Sim! Acreditem se quiser).
A cidade muralhada e toda branquinha é um charme, mas bem pequena, então, fica fácil de se conhecer em poucas horas.
Assim como Batalha, o atrativo de Alcobaça é o seu mosteiro homônimo, que também é Patrimônio Mundial da UNESCO. Como o mosteiro é enorme, considere pelo menos 1 hora para visitá-lo.
E para encerrar este dia, escolhemos a bela cidade de Nazaré, famosa pelas praias que têm as ondas mais altas do mundo, frequentemente desafiadas por surfistas, e também pelo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
O nosso terceiro e último bate-volta saindo de Lisboa foi para Sintra e Cascais. Apesar de serem cidades mais próximas do que as demais, este foi um dia mais corrido. Isto porque em Sintra tem muito o que ver, as atrações tomam bastante tempo e são distantes umas das outras. Então, se tiver tempo, deixe 1 dia inteiro para Sintra e outro dia para Cascais. No nosso caso, passamos mais tempo em Sintra, visitamos o Parque do Palácio Nacional de Pena e fomos para Cascais no final de tarde.
Setúbal nem aparecia nas minhas pesquisas para montar o roteiro de Portugal, mas foi um dos lugares que mais amei. Visitamos durante a viagem entre Lisboa e Lagos, na companhia de uma prima minha que mora em Lisboa e de sua amiga, que já morou em Setúbal.
A cidade fica a menos de 50km ao Sul de Lisboa, então, um bate-volta é super viável. A é ir pela N10 e depois pela N 379 – 1 e ir parando nos mirantes, que tem vistas deslumbrantes para as praias e para o Parque Natural da Arrábida.
O ideal é ter um dia inteiro para passar pelos mirantes, descer para as praias, especialmente, as praias do Portinho e de Galapinhos e conhecer a cidade.
Fechamos nosso roteiro em Portugal da melhor maneira possível na belíssima região de praias do Algarve.
Como já comentei, ficamos hospedados em Lagos, uma das principais cidades da região e aproveitamos as praias do entorno por dois dias (Praia Dona Ana, Praia do Camilo, Ponta da Piedade). E aproveitamos um dia para ir até as cidades de Albufeira e Carvoeiro (onde fizemos o passeio de barco para as grutas de Benagil).
O nosso último dia fomos de carro de Lagos a Faro, onde pegamos o ônibus para Sevilha, na Espanha.
Acho que aproveitamos bastante o tempo que tivemos em Portugal, ficamos realmente maravilhados com as belezas do país, que tem muito a oferecer, por isso, foi preciso eleger nossas prioridades, de acordo com o nosso perfil de viajantes. Muitas cidades acabaram de fora. Mas, para mim, isto é apenas um motivo para voltar outras vezes.
Não esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório para quem vai a Europa. Faça já sua cotação com nosso parceiro Real Seguro Viagem.
Nos destaques do nosso perfil no Instagram @compviagens têm salvo todos os stories dessa viagem, cidade por cidade.
Se deseja fazer um roteiro ainda com mais cidades em Portugal, recomendo este post da Cláudia Rodrigues do blog Felipe, o pequeno viajante:
Ainda não conclui meu roteiro de Paris, que inclui ainda Versailles e Eurodisney, mas hoje trouxe para vocês meu roteiro em Lisboa. A capital portuguesa, como eu disse antes da viagem, entrou por acaso na minha eurotrip, e depois de conhecê-la, acho que deve ser incluída no roteiro de todos que viajam a Europa.
Toda viagem começa com um sonho. A minha viagem à Europa não foi diferente. E finalmente chegou o dia! Embarco hoje à noite e nos próximos 14 dias visitarei quatro cidades: Lisboa, Barcelona, Londres e Paris.
Sempre tive um fascínio pela Europa, pois sempre fui uma apaixonada por história e é lá o berço da nossa cultura ocidental. Foram muitos anos sonhando, principalmente com a Cidade Luz, Paris.
E seis meses de muito planejamento, isso porque decidi não comprar um pacote pronto e fazer eu mesma o roteiro da minha viagem. Comprei guias, pesquisei, conversei com amigos que já visitaram essas cidades, fiquei viciada em blogs de viagens até que surgiu o Compartilhe Viagens.
Primeiro gostaria de pedir desculpas pela ausência de post ontem, mas é que estou muito atarefada com os preparativos da viagem, só em banco ontem, perdi 3 horas. Mas a boa notícia é que terei um dia a mais de férias e uma cidade a mais para conhecer: Lisboa, a ótima surpresa da minha mini Eurotrip.
Vou explicar o que aconteceu. Fui na terça-feira à agência onde comprei minhas passagens aéreas e fui inesperadamente informada sobre o cancelamento do voo no dia e horário escolhido e a antecipação da viagem em um dia, ou seja, viajaria na madrugada do dia 9 de maio, agora vou na noite do dia 7. Haviam sido feitas mudanças no meu voo da ida, na conexão e na volta e ninguém tinha me informado nada. Imaginem se eu já tivesse adquirido o seguro antes e não precisasse passar mais na agência?
Hoje vamos fazer uma viagem à cidade que respira história e cultura. O berço da civilização ocidental, Roma, é um dos destinos mais desejados no mundo, por seu patrimônio histórico, cultural, religioso e gastronômico.
Quem nos leva a esse passeio pela capital italiana é a engenheira eletricista, formada pela UFRN, mestre em Planejamento Energético pela Unicamp e servidora pública, especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Alexandra Sales, natalense, residente em Brasília (DF).
Com o casamento perfeito do texto com as fotos, Alexandra nos leva a sonhar com uma visita à Cidade Eterna e de quebra ao Vaticano, sede da Igreja Católica.
O texto de hoje foi enviado pela administradora, Cleane Castro. Ela morou por quase um ano entre 2010 e 2011 na cidade de Coimbra, em Portugal, e aproveitou o tempo por lá para conhecer o restante do país. Leia o texto e passeie pelas cidades de Porto, Coimbra, Lisboa e a bela e cosmopolita região o Algarve.
Boa viagem!
Portugal por Cleane Castro
Visitar Portugal é voltar na história e comer muito, muito bem.
É impossível ir ao Porto e não visitar pelo menos umas das caves de vinho (há tantas por lá), eu conheci a cave da Offley, é incrível conhecer todo o processo do vinho e no final fazer uma degustação oferecida pela casa.