Vida e morte no Monte Rinjani – em memória de Max (Ng Yin Teck)

Na minha subida ao Monte Rinjani em Lombok, que está a 3.726 metros e é a segunda montanha mais alta da Indonésia, experimentei quão estreita é a linha entre a vida e a morte.

Já faz um ano que eu estive no topo do Monte Rinjani. Parece que foi hoje de manhã … o meu coração está acelerado, tem sido uma longa caminhada desde o ano passado. Apenas alguns de vocês sabem o que aconteceu no Monte Rinjani. Hoje eu quero compartilhar minha experiência para que, espero, ninguém mais precise passar por ela novamente.

Julie no Monte Rinjane, Indonésia

Em 7 de novembro de 2016, comecei uma escalada de 3 dias até o topo do Monte Rinjani. Alguns dos meus amigos sugeriram fazer esse tour como eles haviam feito cerca de 2 anos antes. Eles me disseram que era uma das melhores experiências de suas vidas. A coisa espetacular sobre Mt. Rinjani é que, a aproximadamente 2.000 metros acima do nível do mar, contém na cratera o lago Segara Anak e também algumas fontes termais. Dentro da cratera está outro pequeno vulcão chamado Gunung Baru Jari que entrou em erupção em 29 de setembro de 2016. Todos os anos, as rotas são oficialmente fechadas de dezembro a março porque as rotas são ainda mais perigosas quando estão molhadas. Além disso, devido à última erupção, o Parque Nacional Rinjani e as rotas para escalar foram oficialmente encerradas indefinidamente, mas os turistas não são informados sobre isso pelas empresas de turismo de trekking.

O tour de 3 dias de subida ao Monte Rinjani geralmente é organizado em diferentes partes:

1º dia: caminhadas e escaladas desde o ponto de partida em Sembarun (600 m) até o acampamento base na borda do vulcão (2.600 m), a partir das 8 horas e chegando ao acampamento base às 16h, incluindo paradas de descanso.

2º dia: Levantar-se às 2 da manhã e começar a caminhar com apenas uma lanterna de cabeça para chegar ao pico do nascer do sol às 6 da manhã, depois voltar para o acampamento base, caminhar até o lago antes de subir à borda novamente. Cerca de 11 horas de caminhada sem parar nesse dia!

3º dia: observando o nascer do sol na borda antes de começar uma caminhada de 7 horas até Senaru.

Parece cansativo e isso é um eufemismo. Uma garota com quem falei, que já havia feito isso, disse-me que, quando chegou ao topo, chorou de exaustão e felicidade. Eu decidi aceitar o desafio e descobrir os meus próprios limites. Pouco eu sabia que eu acabaria experimentando meus limites de outra maneira …

Continue lendo este post:

Dia 1

Eu encontrei pela primeira vez meu parceiro de trekking em Senaru. Um rapaz sorridente e feliz, sempre gargalhando de 24 anos, chamado Max da Malásia. Ele estava muito animado. Ele tinha vindo para Lombok apenas para fazer o trekking de 3 dias para Lombok. Antes de sairmos, devemos preencher um documento com nossos nomes e números de passaporte em caso de emergência. Então, nesse ponto, descobri que seu nome verdadeiro não era Max, mas Ng Yin Teck. Perguntei sobre o seu nome e ele me explicou que tem vários significados e um deles era “proteção”. Então conhecemos nosso carregador Bayan que levaria a maior parte do peso até a montanha, incluindo nossas barracas, sacos de dormir, comidas, utensílios de cozinha etc (peso total estimado por mim e Max era de cerca de 40 kg). Na parte traseira do caminhonete, fomos levados de Senaru para o nosso ponto de partida em Sembarun. No caminho, nosso guia Anan se juntou a nós. Max viu o pico do Monte Rinjani distante no céu azul e nós nos olhamos com um sorriso esperando saber como seriam o sacrifício e a dor muscular que nos esperavam. Nosso grupo consistiu em apenas Max e eu como clientes pagantes mais Anan e Bayan, mas ao longo do caminho passamos por uma caminhonete com um grupo de sete pessoas que conheceríamos mais tarde. Então, no nosso ponto de partida, também conhecemos outro grupo de três pessoas: uma menina Nao e dois alemães, Christian e Mathias.

Max e eu apontando para o Mt. Rinjani, no primeiro dia

Durante esses três dias de trekking, devo ter dito 20 vezes ou mais para Bayan e Anan. “Muito obrigado por tudo!”. Sem eles, teria sido muito mais difícil escalar essa montanha, se isso fosse possível … Durante os três dias falei muito com Anan e aprendi algumas palavras para dizer a Bayan também, mas a comunicação devida as barreiras linguísticas foi muito mais difícil. Aprendi sobre sua vida como guias e carregadores. Meus sentimentos em relação ao seu trabalho são muito variados. Sinto muito por eles que eles tenham que carregar tanto peso para cima e para baixo da montanha duas vezes por semana, mas entendo que a alternativa atual é ainda pior. Anan já subiu e desceu o Mt. Rinjani mais de 300 vezes até hoje.

Mas esta não foi a única coisa que me impressionou sobre esses dois … eles escalam essa montanha usando chinelos! No início, eles explicaram que era porque eles estavam acostumados e assim era mais fácil, mas depois de um tempo descobri, que era realmente porque eles não podiam pagar os sapatos … Para escalar o pico do Monte. Rinjani você tem que passar por pedras de lava que machucam e são muito difíceis de escalar. Para esse dia, Anan carrega sapatos especiais que ele compartilha com outro guia.

Na nossa segunda parada, nos encontramos com o grupo de 7 pessoas que já havia visto na caminhonete: Noemi, Albert, Juliana, Hannah, Philip, Nicolas e Florian. Seu guia se chamava Lyon. Era interessante como era diferente a dinâmica do grupo e que, embora cada grupo começasse a caminhar por conta própria, geralmente terminávamos cruzando caminhos novamente para conversar ou rir.

Durante a hora do almoço, Max e eu estávamos vendo os macacos, curtindo a paisagem, conversando sobre nossas vidas e nos divertindo um pouco com um grupo de chineses ao nosso lado. Nós brincamos que eles eram “trekking glamour”, pois eles receberam um menu de 3 pratos, cadeiras para se sentar (não apenas um cobertor) e dois guias para os 4 deles mais 4 carregadores. Normalmente, há um carregador para cada duas pessoas. Durante esse almoço, um dos chineses perguntou onde estava o banheiro e o guia mostrava-lhe os arbustos ao nosso redor. Os chineses pareciam bastante chocados porque não esperavam essa resposta … Desde aquele momento, sempre que Max, Anan ou eu tivemos que ir ao banheiro, dizíamos que estávamos no nosso “Banheiro 5 estrelas”! Nós nos divertimos muito e rimos tanto juntos.

Em uma parada, Max tirou um frasco de spray novamente e pulverizou as pernas. Ele parecia engraçado com suas pernas brilhantes. Desde então, seu apelido era “armadura brilhante”. Anteriormente, eu sempre pensava que seria protetor solar, mas quando ele me ofereceu, eu soube que era um spray analgésico. E eu não queria usar isso. Max me disse que era a primeira vez na vida que fazia um trekking até uma montanha! Como eu já sabia por meus amigos que esta era uma caminhada muito difícil, perguntei-lhe por que no mundo ele escolheria uma rota tão difícil para sua primeira tentativa ?! Ele me disse: “Todos os meus amigos estão me perguntando por que estou fazendo trekking. Eles preferem ir a um shopping center … mas quero viver minha vida, quero me desafiar e fazer algo especial. Eu escolhi Mt. Rinjani porque é uma montanha muito especial com o segundo vulcão dentro do primeiro vulcão, com a linda vista sobre o lago e a pesca. Eu quero poder dizer, eu fiz isso, posso fazer isso! Não quero me arrepender um dia de que não fiz isso. Eu quero poder dizer aos meus filhos e netos o que fiz na minha vida. ” Literalmente, escrevi suas palavras enquanto ele dizia isso, já que eu já planejava escrever uma postagem sobre Mt. Rinjani naquele dia, há um ano.

O bonito cenário do acampamento base acima das nuvens com o lago e o pôr do sol, primeiro dia

Nós apreciamos a vista da cratera acima das nuvens e olhando para o lago com um pôr-do-sol deslumbrante. Observando essa paisagem, comemos o jantar e fomos dormir mais cedo, pois sabíamos que deveríamos levantar às 2 da manhã e começar a andar de novo. Na barraca, eu usei tecidos molhados para remover tanto quanto possível pó, protetor solar e suor. Peguei minhas meias e comecei a limpar um pé e a comparação do pé limpo e sujo foi impressionante! Perguntei a Max se ele já tinha limpado os pés e ele me disse: “Não, eu prefiro não olhar para eles e não tirar minhas meias até amanhã nas fontes termais onde eu posso colocar novas meias limpas”. Isso soou razoável e então fomos dormir, Max com suas meias sujas.

Continue lendo este post:

Dia 2

Na manhã seguinte, acordamos com o barulho todas as pessoas se movendo e falando, enquanto se preparavam para a sua subida ao pico. Max disse que não dormia bem, parecia cansado, mas ainda estava animado para subir. Tivemos alguns bolachas e chá quente, colocamos nossas roupas e começamos a andar no meio da noite. Você só pode ver até a luz que a lanterna projetar. Então, caso de você ter um bom parceiro de escalada, você apenas se concentra em seus pés e tenta andar na mesma rota. Max estava cansado e não tão rápido naquela manhã, então Anan me disse para prosseguir para pegar o nascer do sol no pico. Eu sabia que Nao e Christian estavam um pouco na minha frente, então eu comecei a andar mais rápido até me juntar com eles. Nós três caminhamos um longo caminho juntos e encorajamos uns aos outros.

Nascer do sol no Mt. Rinjanicom as pedras vulcânicas, segundo dia

Bonita vista do lago com a sombra do Mt. Rinjani projetada dentro das nuvens no nascer do sol, segundo dia

Durante a minha subida, passei por algumas de pessoas e sempre os encorajei a continuar. Um deles foi Fabian, que me agradeceu algumas vezes depois.

As pessoas exaustas pelas quais passei durante minha subida

Devido à exposição total ao vento, é tão frio no topo que você não quer estar lá por muito tempo. Cerca de 5 min abaixo do cume estão grandes rochas onde você pode se esconder do vento e ficar um pouco mais aquecida e esperar se você precisar.

Eu estava no topo do mundo, pico Rinjani, com uma visão tão linda que nunca esquecerei! As montanhas ao meu redor, o lago e o outro vulcão abaixo de mim, o oceano brilhando à luz do sol, a vista até Bali, Nusa Lembongan, Nusa Penida … Atravessou algumas lembranças nas ilhas, o vento no meu cabelo, a liberdade acima de tudo, tudo parece tão pequeno e fácil, a felicidade sendo capaz de ficar ali, tendo o tempo e a habilidade física para escalar essa montanha e aproveitá-la. Apenas incrível e impossível de comprar em qualquer lugar … Fiquei tão incrivelmente feliz.

Fabian e sua esposa, Martina, chegaram ao pico, ele tirou algumas fotos minhas no topo para agradecer o favor de eu tê-lo encorajando ao longo do caminho enquanto eu esperava que Max e Anan chegassem ao topo.

Aproveitando a vista do topo do Mt. Rinjani, segundo dia, foto por Fabian

Depois de cerca de 30 minutos esperando no pico, comecei a ficar com muito frio e decidi tentar localizar Max e Anan. Comecei a descer a montanha e encontrei-os subindo lentamente cerca de 15 minutos abaixo do pico. Max estava exausto, mas estava determinado a escalar o pico para que Anan e eu o ajudássemos em cima na montanha. Cerca de 20 minutos depois chegamos ao pico e pude ver no rosto de Max com seu enorme sorriso que ele estava tão feliz por ter conseguido quanto eu estava. Finalmente, poderíamos tirar fotos do meu grupo, todos nós três no topo do Monte. Rinjani – o sentimento perfeito depois de tantas horas cansativas de escalar esta montanha!

Foto de destaque do post: Max, Anan e eu no pico do  Mt. Rinjani, segundo dia

Anan até trouxe seu saco de dormir com ele para manter-se aquecido, pois ele não tem uma capa de chuva ou vento, mas apenas este moletom que ele sempre usa. Mais tarde, eu dividi minhas luvas com ele.

Nós não ficamos muito tempo no topo, já que já estávamos atrasados no cronograma desse dia. Nós ainda tivemos que caminhar até o lago e as fontes termais antes de chegar à borda do outro lado do Monte Rinjani ao pôr-do-sol. Teria sido um dia louco de cerca de 11 horas de caminhada: 3 horas até o pico do acampamento base, 2 horas de volta ao acampamento base, 3 horas para o lago e mais 3 horas até a borda.

Max já estava cansado naquele momento, já que ele não dormiu muito bem e foi muito difícil para ele escalar até o pico. Descemos a montanha lentamente enquanto seus músculos doíam, ele usava muito o seu spray analgésico, e estava com um pouco de medo das alturas …
Os sapatos de Anan que ele pega emprestado de seu amigo apenas para subir ao pico, arrebentaram nesse dia. Perguntei-lhe se ele compraria sapatos novos embora eu quase soubesse a resposta. Ele me disse: “Não, não posso pagar novos sapatos agora. Eu vou ter que ir até o pico de chinelos por enquanto. ” Eu tive uma discussão com Anan dizendo que era impossível subir e descer esse pico com chinelas com essas pedras! Eu sabia que ele não teria outra escolha sem o dinheiro. Então, mais tarde eu lhe dei dinheiro para comprar os sapatos adequados, o que ele fez. Desde que eu deixei a Indonésia, Anan já subiu essa montanha inúmeras outras vezes com seus novos sapatos.

Finalmente, chegamos ao acampamento base novamente, recebemos o café da manhã depois de cerca de 6 horas de caminhada (demorou mais para subir e descer o pico do que o esperado). Anan e eu perguntamos a Max várias vezes se ele realmente queria continuar com a escalada, pois podíamos ver o quão cansado ele estaca e em quanto de dor muscular ele tinha … no entanto, Max insistiu em completar o tour de 3 dias e então começamos nosso caminho para baixo para o lago. Caminhamos lentamente, mas a cada passo, nosso pequeno grupo foi mais longe até o lago. Depois de cerca de 3 horas e 30 minutos, alcançamos a linda e cristalina água de Segara Anak (“Criança do mar”).

O incidente

Nos sentamos em um acampamento perto do lago para preparar o almoço. Durante a preparação do almoço, Bayan levou Max e eu para as fontes termais Aik Kalak, que é uma caminhada de cerca de 15 minutos do lago, para tomar banho, relaxar os músculos e apreciar a beleza do cenário e as realizações daquele dia. Finalmente, Max tirou as meias usadas e ele trouxe meias limpas com ele para usar depois da água refrescante das fontes termais.

Eu na água escura da termal Aik Kalak, última foto que Max fez, segundo dia

Bayan disse-nos: “Hati-hati!” Antes de voltar para ajudar Anan. Expliquei a Max o significado dessas palavras: “Tenha cuidado!” Max e eu fomos os únicos nas fontes termais e ficamos ansiosos para tomar banho depois de todos aqueles dias de caminhada, suor e protetor solar misturados com sujeira. Nós concordamos que eu iria na água primeiro e Max ficaria lá fora para tirar algumas fotos minhas e depois eu iria sair e tirar algumas fotos dele. Então, entrei na água bastante quente (cerca de 42 ° C) por causa do vulcão erupcionado.

Eu nadava ao lado da cachoeira. A água caia bastante forte … depois de um pouco eu pude sentir meu ritmo cardíaco subir como em uma sauna e decidi nadar de volta para que meu corpo pudesse esfriar. Ao nadar no meu caminho de volta, vi Max com os óculos de proteção que se aproximava lentamente da água, fazendo o caminho sobre as pedras escorregadias. Eu disse a ele: “Hati-hati, Max! Tenha cuidado lá!” Essas foram as últimas palavras que Max ouviu em sua vida.

Como nadei para a cachoeira, Max nadou em direção a ela e no meio do caminho nós nos cruzamos. Enquanto Max usava seus óculos, mergulhava debaixo da água escura. Quando cheguei às pedras e olhei para a água, não pude mais ver Max. Primeiro, pensei que ele tinha ido mergulhar em algum lugar. Depois pensei que ele estaria por trás da cachoeira. Então comecei a me sentir desconfortável por não saber onde estava Max. Eu gritei seu nome e nadei para a cachoeira para ver melhor atrás dela. Ele não estava lá … Eu não podia vê-lo em qualquer lugar da água, pois a água estava muito escura – tão escura que eu podia ver menos de 10 cm abaixo da superfície.

Eu gritei seu nome outra e outra vez, mas não houve resposta. Eu não sei por quanto tempo eu estava procurando por Max sozinha antes de ir chamar Anan … talvez 5 minutos, mas senti como horas … Com pânico, chorando, gritando os nomes de Max e Anan, tremendo e descalça eu fiz meu caminho até o lago, correndo o mais rápido que pude … Não sei quanto tempo me levou para voltar lá … talvez 6 minutos enquanto eu estava correndo, mas senti que o caminho nunca terminaria…

Finalmente cheguei ao lago onde Anan estava preparando o almoço e quando ele me viu, ele imediatamente soube que algo estava errado … “Anan, eu não sei o que aconteceu, mas Max desapareceu nas fontes termais!” Anan correu até as fontes termais, mas Max não estava visível … a água escura o havia levado. Você não conseguia ver nada, exceto a água escura e as cachoeiras, e ouvir o som de água áspera salpicando as pedras. Quando corri de volta às termais, chorei, gritei e meu mundo inteiro parou – como uma médica, eu sabia que era tarde demais, mas meu coração não queria saber a verdade.

Já se passou um ano desde aquele dia e repetidamente repasso esses minutos nas fontes termais, muitas vezes em minha mente. Ainda voltam à minha cabeça durante os dias enquanto estou acordada ou à noite quando estou dormindo e ainda não sei o que aconteceu … A última vez que vi o Max vivo foi quando passamos um pelo outro, ele mergulhando e eu nadando nas fontes termais. Nunca o ouvi gritar, nem salpicar com água … nada, apenas nada … Provavelmente nunca saberei o que aconteceu. Talvez o calor da água, talvez seus músculos sucumbiram, talvez correntes perigosas debaixo da água com a forte cachoeira, talvez ele bateu a cabeça, talvez um ataque cardíaco, talvez ele estivesse desmaiado, talvez algo venenoso estivesse na água …
Eu não sei…

Uma garota indonésia chegou às fontes termais enquanto estávamos lá procurando por Max e nos contou que apenas 6 meses antes, no dia 8 de maio de 2016, uma indonésia chamada Ike Susesta Adelia, de 26 anos, morreu exatamente nas mesmas fontes termais. Quando ela morreu várias pessoas estavam nas fontes termais e 5 mulheres, incluindo Ika tiveram problemas devido a correntes na água. Quatro mulheres foram resgatadas, mas para Ika a ajuda chegou tarde demais. Eles não conseguiram encontrá-la na água escura e ela se afogou.

Max morreu no mesmo dia, 6 meses depois, no dia 8 de novembro de 2016 por volta das 12h30 na água de Aik Kalak por razão desconhecida.

Desde então, morreram dois indonésios, um chamado Taufik Budi Prasetiyo, 23 anos, afogado na água na água do Aik Kalak em 24 de abril de 2017, por volta das 10h e Wayan Suta Asmarajaya, de 45 anos, em 18 de junho de 2017, afogando-se no lago da cratera, Segara Anak.

O mundo parou

Mesmo que o meu mundo pareça parar, de alguma forma, ele estava a minha volta. Eu me senti desconectada de tudo e não sabia como e se eu retomaria vida novamente. Eu me senti entorpecida e em um grande borrão. Sentia-me irreal e ainda, eu tinha que me lembrar que de alguma forma estava viva, estava? Às vezes eu não tinha certeza sobre isso … A partir desse momento, eu precisava de apoio de fora. As pessoas realmente não precisavam fazer nada … eles simplesmente tinham que estar comigo, para que eu não estivesse sozinha. Os primeiros que me ajudaram foram o grupo de sete pessoas. Estou muito grata por terem decidido ficar e não continuar a viagem como planejado.

Quando alguém morre, há tantas coisas que você precisa considerar, o que eu nem sabia antes. Eu nunca pensei nisso. Torna-se ainda mais difícil se alguém morrer no meio de uma montanha sem qualquer conexão telefônica ou qualquer coisa, pelo menos uma viagem de um dia caminhando para a próxima aldeia. Tivemos que encontrar a conexão do telefone celular para chegar à embaixada e obter alguma ajuda. Alguns carregadores foram enviados até a montanha para ajudar a transportar o corpo de Max para fora da montanha. Nós estávamos no meio do nada e apenas caminhando normalmente levariam 10 horas seguidas – sem considerar levar uma corpo pela montanha … O grupo de sete decidiu ficar no acampamento perto do lago durante a noite. Eles organizaram tudo para mim – uma tenda, algo para comer, beber e um lugar para dormir. Sem eles eu teria esquecido tudo, acho …

No final daquela noite, apenas na pequena luz das lanternas cintilantes, eles levaram o corpo de Max das fontes termais até o acampamento perto do lago. Era perigoso trazê-lo lá sem qualquer luz do dia … Temia que alguns dos guias ou carregadores pudessem dar um passo errado e cair. No acampamento, tentamos comer, tentamos beber alguma coisa e tentamos dormir. Foi difícil para mim engolir, não podia comer ou beber muito, mesmo que minha última refeição fosse o café da manhã com Max na manhã … de manhã ele ainda estava vivo …

Incrível como a vida pode terminar em um segundo sem aviso prévio.

Naquela noite eu não dormi nada. Eu me levantei e sai da tenda várias vezes, para verificar o corpo de Max, olhei para o céu cheio de estrelas, vi o lago quieto. Parada no vento frio congelante e pensando como eu tinha sorte que eu ainda poderia sentir frio, ainda poderia pensar e ainda me sentir cansada e com fome. Eu sabia que poderia ter sido comigo também … Eu estava na água antes de Max … A linha entre a vida e a morte – tão incrível.

O dia seguinte começou. Parece tão irreal quando você pensa sobre isso que o mundo apenas continua girando, mesmo que para você pareça que tudo parou.

Continue lendo este post:

Dia 3 – evacuação

Esperamos até as 7 da manhã para os seis carregadores chegassem, que começaram a andar às 2h da manhã. Considerando que era escuro, muito cedo pela manhã, é incrível e louco o que eles fizeram. Eles caminharam 5 horas durante a noite para fazer o caminho, que todas as outras pessoas precisariam de 10 horas à luz do dia.
Eles amarraram o corpo de Max em um longo bastão de bambu e começaram a andar. Sempre 2 pessoas o levavam, um na frente e um na parte de trás. Eles tinham um sistema com 3 pessoas na frente e 3 atrás, que sempre se revezavam ou em partes críticas estavam carregando todos juntos. Eu carregava a maior parte da água para todos os nove de nós (Anan, Bayan, os 6 carregadores e eu). Pelo menos durante o tempo que ainda tínhamos água. Eles aprenderam uma palavra em inglês naquele dia: “água” como eles tinham que me pedir freqüentemente. Como nosso grupo original era apenas quatro pessoas, basicamente, nós só dispunhamos de água e comida para quatro pessoas para dividir entre as nove agora. Eventualmente, ficamos sem água e comida. Então, depois de um tempo, mostramos sinais de desidratação, falta de comida e fadiga.

Na maior parte do tempo eu não falei nada, e eu apenas poderia falar coisas básicas em inglês para Anan, mas eu sabia que ele tinha outras coisas em mente do que falar comigo naquele dia … as outras 7 pessoas não me entenderam e então nos comunicamos com mímicas e gestos. Eu tive muito tempo para pensar … sobre mim, minha vida, minha família, meus amigos.
A própria montanha, especialmente do acampamento base até o topo e também do lago até a borda, não é nada fácil … é uma escalada perigosa onde um passo em falso pode custar-lhe a vida. Eu não consegui me concentrar nesse dia e eu estava tremendo, às vezes entrando em pânico e certeza de que eu também perderia minha vida naquela montanha … as pessoas que me conhecem irão mexer a cabeça agora como nunca me descreveriam como alguém calma ou com a personalidade fraca. Mas essa montanha e seus “caminhos” não são seguras para todos … e escalar até a base com um corpo em seus ombros é ainda mais inseguro. Quando começou a chover, as pedras ficaram mais escorregadias e os carregadores tiraram os seus chinelos escorregadios para encontrar mais firmeza com os pés descalços. No final da viagem, vários pés estavam sangrando.

Carregadores levando o corpo de Max, terceiro dia

Os carregadores não tinham nada para protegê-los da chuva além de apenas suas roupas normais, então comecei a fazer um tipo de “casaco de chuva” em sacos plásticos que levávamos conosco. Eles estavam congelados, cansados por falta de sono, sentiam tremores e estavam exaustos da caminhada difícil e pesada, então eu dividi todas as minhas roupas com eles.
Durante uma das paradas de descanso, perguntei o quanto os carregadores ganharam por esse grande esforço que fizeram. No total, para começar a subir a montanha às 2 da manhã e voltar até a meia-noite, arriscando suas vidas com desidratação, sem comida suficiente, carregando um corpo por horas na chuva e, através da escuridão, obtiveram 500.000 IDR (cerca de 34 € ). Muitos de nós nem pensariam em trabalhar por uma hora fazendo esse tipo de trabalho …

Depois das 6 horas, escureceu e, exceto pelas poucas luzes das lanternas, você não conseguia ver nada na floresta na montanha. Eu andei na frente dos carregadores procurando o caminho e depois me virei para contar e mostrar-lhes os passos difíceis, buracos, ramos no caminho, etc. Por volta das 20 horas, depois de caminhar por 2 horas na escuridão, caindo várias vezes, pisando em buracos de águas profundas, calçando sapatos molhados, eu disse a Anan que eu não podia andar mais … Eu estava cansada, cada passo que eu dava era incontrolável e eu não tinha forças para ir mais longe. Anan encontrou as palavras certas para descrever minha situação: “Julie, você está caminhando como se estivesse completamente bêbada.” Eu não conseguia me concentrar mais em meus passos e me sentia como uma sonâmbula. Anan teve que me ajudar a caminhar pelas últimas 3 horas. Ele me encorajou a sair daquela montanha com cada passo que tomamos. Eu tentei me encorajar dizendo que tenho sorte de que, pelo menos, eu ainda poderia caminhar sozinha … no final desci a montanha em segurança. Quando penso nas condições em que eu estava, ainda estou impressionada com o fato de estar viva hoje.

Continue lendo este post:

Lembre, ame e viva sua vida

Foi uma experiência horrível, uma longa caminhada, uma caminhada cheia de dor por dentro e por fora. Me levará tempo para processar todas essas memórias. Tempo que tenho, mas sei que muitas pessoas neste mundo não têm tempo para processar. Como Anan, para ele a vida tem que continuar, ele precisa ganhar dinheiro para ele e sua família. Então, sua vida continua subindo e descendo Mt. Rinjani já que ele não tem nenhuma outra possibilidade.
Caso você esteja planejando ir para o Monte. Rinjani, tenha cuidado. Esses caminhos não são feitos para montanhistas inexperientes, nem para situações com chuva ou muito vento. Pergunte por Anan e Bayan e dê-lhes um grande abraço e deixe uma jaqueta ou uma calça ou seja o que puder. Eles sempre precisam disso! Faça uma caminhada cuidadosa e tenha cuidado na água, por favor! Hati-hati!

Eu sei que minha vida continua, mas ainda é difícil de acreditar. Eu realmente aprecio todo o apoio que recebi na montanha e depois. Sou grata a todas as pessoas que conheci, meus amigos, minha família que me apoiam ao longo do caminho.
Eu quero encorajar todos a tomar um momento, lembre-se do sorriso de Max, lembre-se de seu próprio ente querido que se foi.
Tome um momento para pensar o que VOCÊ quer na sua vida e se você está trabalhando para atingir esse objetivo agora. Caso contrário, mude sua vida. Porque pode terminar em um segundo. A vida é muito curta e muito valiosa para desperdiçar. Faça mais do que você ama. Sempre viva aqui e agora – não espere amanhã.
Em nossa terra, experimentamos muitas mortes por todo tipo de razões diferentes. Então, use sua vida para encontrar sua felicidade interior e compartilhe com tantas pessoas quanto você puder!

Em memória do sorridente e feliz Max (Ng Yin Teck)

Max (Ng Yin Teck)

Texto escrito originalmente em inglês por Juliane Boll (Read this post in English)
Tradução para o português por Karla Larissa

Indonésia: Nusa Lembongan com Ketut, meu salvador

Nusa Lembongan é uma relaxante escapada de Bali para quem não procura muita festa. Se você prefere uma ilha de festas, você deve visitar uma das ilhas Gili. Se você quer relaxar, ver algumas praias bonitas e explorar uma ilha caminhando, de bicicleta ou numa moto, Nusa Lembongan é um destino perfeito! 😀

A empresa de barcos Scoot leva você por 600.000 IDR  (~ 42,00 €) para Nusa Lembongan e, em seguida, para Lombok, incluindo o serviço de ir lhe buscar no centro de Ubud e o hotel em Nusa Lembongan. Você pode mudar a data de voltar para Lombok 24 horas antes, ligando para a Scoot ou indo até o escritório deles no pier em Nusa Lembongan. Se você quiser apenas chegar em Nusa Lembongan, eu ouvi que o preço é em torno de 150.000 IDR um trecho (10,50 €), se você barganhar bem com as companhias no píer.   Continue reading Indonésia: Nusa Lembongan com Ketut, meu salvador

Nusa Penida, Indonésia- um dia no paraíso

Nusa Penida, na Indonésia, é a mais bonita ilha que eu já vi na vida. Depois de visitar 30 países, eu já fiquei em várias ilhas, mas nunca em uma tão deslumbrante quanto Nusa Penida. Um paraíso! O que faz ela ter um charme tão especial? A natureza impressionante, as pessoas são muito prestativas e ficam felizes em ver você e lá praticamente não tem turismo! Você vai viajar por lugares remotos, em estradas de cascalho e natureza espetacular: florestas verdes, água cristalina e azul, grandes cachoeiras, uma piscina natural de borda infinita e muito mais.

Comece sua viagem de Nusa Lembongan, leve alguns amigos ou a família para ter mais diversão e viajar mais seguro. Como você estará no meio do nada, não recomendo ir sozinho e lembre-se: “A felicidade só é real quando compartilhada” – Chris McCandless. Continue reading Nusa Penida, Indonésia- um dia no paraíso

A cidade da floresta, Ubud – na casa de Meliana

Quando entrei em contato com Meliana pelo Couchsurfing, ela já me disse que a casa dela não tinha um endereço real. O que pensei ser um pouco esquisito… especialmente quando você tem que acreditar que todo mundo do Couchsurfing e suas casas realmente existem…mas quando eu cheguei lá, eu entendi porquê: é uma vizinhança típica balinesa e não tem ruas, apenas pequenas becos para caminhar ou passar de moto. Nós nos encontramos em frente ao café da vizinhança e atravessamos todos aqueles pequenos becos, no escuro, apenas com a luz da lanterna dela para chegar até a sua casa. Depois das primeiras curvas, eu já não sabia como sair dali.  ^^ Melina me disse que deveríamos caminhar fazendo muito barulho para que as possíveis cobrar que estivessem à nossa volta fossem embora ao invés de nos atacar. Desde então, eu sempre caminho fazendo muito barulho na natureza. ^^

A cidade da floresta, Ubud

Continue reading A cidade da floresta, Ubud – na casa de Meliana

Voluntariado em um orfanato em Bali

Em Bali, eu fui a um evento de volutariado em um orfanato. Eu soube sobre o evento através de Erlangga, que postou no Couchsurfing. Realmente, eu queria fazer algum voluntariado e ter contato com crianças locais em Bali. Erlangga é uma das presidentes do Leo Club Bali Shanti. E é parte do Lions Club Internacional Bali Surya para causas sociais. Mas o Leo Club é para pessoas mais jovens, até 30 anos. Leo Club Bali Shanti é organizado por 20 pessoas em Bali que ajudam com o que eles podem. Eles fazem um evento a cada duas semanas para crianças, adolescentes e idosos, onde quer que seja necessário. Continue reading Voluntariado em um orfanato em Bali

A beleza do passado no presente em Bali – Ferdi de Bali

Eu encontrei Ferdi para jantar junto com o meu “ex” Alvin, uma noite antes de me hospedar na casa de Ferdi. Nós falamos sobre a sociedade na Indonésia. Ferdi sabe muito sobre política. Ele me falou que, na Indonésia, eles têm um grande problema com o tráfico de drogas. Portanto, eles introduziram a pena de morte por tráfico de drogas em 2004. Desde então, 22 pessoas foram executadas por um pelotão de fuzilamento, condenadas por tráfico de drogas. Ferdi acredita que depois do novo presidente, a aplicação da lei contra o tráfico de drogas está ainda mais severa. Continue reading A beleza do passado no presente em Bali – Ferdi de Bali

Already 1 week in Bali – with Alvin, my “ex-husband“

I have already been one week in Bali, time flies so fast!!! After I have stayed with Anastasia, I changed my home to Alvin’s place whom I have met through Couchsurfing as well. He was very worried at the beginning that I wouldn’t like his place. As he said it is nothing special but I assured him that it is just a place to sleep and we will be a lot outside anyway. He was so worried because I have been his first female couchsurfer. He already hosted so many people but always guys. So, he thought that girls might have a higher standard. He didn’t have to worry at all as his place is beautiful and more than enough! ☺

Alvin and me at Kuta beach

Continue reading Already 1 week in Bali – with Alvin, my “ex-husband“

Uma semana em Bali – com Alvin, meu “ ex-marido”

Já faz uma semana que estou em Bali, o tempo voou! Depois que fiquei com Anastasia, mudei para a casa de Alvin, que também conheci pelo Couchsurfing. Ele ficou muito preocupado no começo de que eu não gostasse do lugar. Ele disse que não era nada especial, mas disse a ele que  queria apenas um lugar para dormir e estaria muito tempo fora, de toda forma. Ele estava preocupado porque era primeira vez que ele recebia uma mulher pelo Couchsurfing. Ele já recebeu muitas pessoas, mas todos homens. Então, ele pensou que, como mulher, eu poderia ter maiores exigências. Mas de forma alguma, ele deveria ter se preocupado porque a casa dele é linda e oferece mais do que o suficiente!

Com Alvin, meu segundo anfitrião

Continue reading Uma semana em Bali – com Alvin, meu “ ex-marido”