Nusa Penida, na Indonésia, é a mais bonita ilha que eu já vi na vida. Depois de visitar 30 países, eu já fiquei em várias ilhas, mas nunca em uma tão deslumbrante quanto Nusa Penida. Um paraíso! O que faz ela ter um charme tão especial? A natureza impressionante, as pessoas são muito prestativas e ficam felizes em ver você e lá praticamente não tem turismo! Você vai viajar por lugares remotos, em estradas de cascalho e natureza espetacular: florestas verdes, água cristalina e azul, grandes cachoeiras, uma piscina natural de borda infinita e muito mais.

Comece sua viagem de Nusa Lembongan, leve alguns amigos ou a família para ter mais diversão e viajar mais seguro. Como você estará no meio do nada, não recomendo ir sozinho e lembre-se: “A felicidade só é real quando compartilhada” – Chris McCandless.

Como chegar ao paraíso? Pegue um barco para o porto Nyuh, pergunte na sua recepção ou no porto em Nusa Lembongan e pechinche para conseguir um bom preço! Nós tínhamos nosso próprio barco com piloto para três pessoas por 700.000 IDR (cerca de 50,00 €). Outra opção seria fazer um passeio para fazer snorkeling e sair mais cedo para ficar na Crystal Bay. Você deve pechinchar com a empresa que oferece o passeio antes. No entanto, acho que é mais difícil alugar motos lá…

Pequena “House Market”, gerenciada por uma criança
Pequena “House Market”, gerenciada por uma criança

Como se deslocar em Nusa Penida? Pegue uma moto no porto de Nyuh por cerca de 70.000 IDR, cheio de combustível (mais ou menos 5 euros). Como eu disse, Nusa Penida não é turística, então, você não tem muitas opções para alugar uma moto lá. Você pode encher o tanque novamente, se você comprar garrafas de gasolina (normalmente uma garrafinha de água de 1,5 l) em diferentes pequenas “House Markets”.

O que esperar? Você terá vistas espetaculares, bela natureza e nada de turistas! Então, recomendo levar seu próprio almoço e água suficiente para um dia. Você irá encontrar alguns pequenos mercadinhos e comida caseira, mas não muitos restaurantes. Você também não irá dirigir em estradas ótimas e sinalizadas. Entretanto, as pessoas locais ficam sempre felizes em ajudar, indicando as direções.

Comece o dia no porto de Nyuh e dirija com cuidado! As motos de aluguel não são tão novas! ^^ Se você não quiser usar google maps, você pode sempre perguntar às pessoas locais e eles vão indicar a direção correta! Do porto Nyuh, vire a direita na estrada principal e a primeira direita outra vez e você irá encontrar no seu caminho a Cachoeira Seganing.

Para chegar a Cachoeira Seganing, você não deve ter medo de altura! É mais uma escalada do que uma caminhada para chegar lá. Embaixo, tem um penhasco com uma vista espetacular, água azul e cristalina, cavernas na água e uma floresta verde.

Luke e Markus na assustadora escada de bambu feita à mão
Luke e Markus na assustadora escada de bambu feita à mão

A água da cachoeira é considerada sagrada. Os nativos pegam sua água de lá e transportam para cima e para baixo da rocha. Quando você faz o caminho para cima naquela escada louca de volta ao topo do penhasco, você deseja que tenha outra cachoeira em cima para aliviar o seu suor! É um bonito cenário, mas considere perigoso subir e descer! Você realmente deve ter confiança em você e na escada natural de bambu.

 

 

 

Seganing Waterfall
Seganing Waterfall

Pasih Uug (Broken Beach)

Depois, ache seu caminho para a Broken Beach  (Pasih Uug = Beach, broken- quebrada) na estrada da bunda quebrada, como Markus, Luke e eu, chamamos. É uma estrada lamacenta, cheia de buracos. Dirija com cuidado, nós quase sofremos um acidente, quando a moto ficou presa na lama…

Quando você chegar ao final da “interminável estrada da bunda quebrada” para Broken Beach, você ficará feliz e vai ver que todo sacrifício valeu a pena! Broken Beach é formada pela entrada da maré. Primeiro, a força da água fez uma caverna e que depois caiu e formou uma vista espetacular, como você pode ver hoje em dia.

Broken Beach
Broken Beach

Se você subir a encosta, de frente para o mar, você pode ter sorte e ver mantas (jamantas) e tartarugas do topo do penhasco. É um ótimo lugar para almoçar e aproveitar a bonita vista da natureza e ver os animais nadando no oceano.

Quando você chegar ao final da “interminável estrada da bunda quebrada” para Broken Becha, você ficará feliz e vai ver que todo sacrifício valeu a pena! Broken Beach é formada pela entrada da maré. Primeiro, a força da água fez uma caverna e que depois caiu e formou uma vista espetacular, como você pode ver hoje em dia.

Angel’s Billabong

Se você caminhar de Broken Beach no lado da mão direita, por uma pequena trilha, você chegará a Angel´s Billabong, uma piscina natural infinita. Ela é marcada com uma bandeira cor laranja no topo. Você não pode visitar durante o dia todo, porque é preciso ter cuidado com a alta da maré. Não é permitido nadar quando as ondas estão por cima da piscina, durante a maré alta! A maré pode arrastar você para o mar e é realmente perigoso com as rochas. Existem correntes violentas. Se você quiser visitar a Angel´s Billabong, sempre olhe a maré e relaxe na piscina, durante a maré baixa!

Luke na Angel’s Billabong
Luke na Angel’s Billabong

Templo Giri Putri (Rocha, Rainha)

Da Angel´s Billabong dirigindo todo o caminho de volta pela estrada da ponta quebrada, achando o seu caminho de volta para o Norte da ilha,  pela Jl. Ped-Buyuk. Quando você chegar à estrada principal, vire à direita e siga Jl. Ped-Buyuk ao longo da costa com vistas incríveis sobre fazendas de pesca para o templo Giri Putri. Você irá precisar levar o seu próprio sarong, ou você pode alugar um na loja próximo ao estacionamento. Para chegar ao templo Giri Putri, você precisa subir várias escadas. No topo, a subida será recompensada com uma vista incrível para Lombok. O templo é chamado de Guri Putri por ser um templo de pedra em uma grande caverna. No templo, tem atmosfera muito tranquila e especial. Quando você chega, você tem que descer para uma pequena caverna onde fica a entrada e seguir por  caminhos de pedra escorregadia. Deixe seus sapatos já na entrada e siga descalço.

Pequena entrada abaixo do Templo Giri Putri
Pequena entrada abaixo do Templo Giri Putri

Eu recebi uma bênção que experimentei pela primeira vez e me pegou de surpresa! Você tem que colocar seus pertences em um banco e, em seguida, o sacerdote vai espirrar água fria sobre a cabeça (E em nosso caso, sobre a parte de cima do nosso corpo também ^ ^) por três vezes, na última vez, você tem que tomar um gole de água benta. Ele também irá colocar flores acima da sua orelha e arroz na sua testa e peito. Mais um pouco abaixo na caverna, você chega a Benang Sri Datu, e recebe uma pulseira sagrada em três cores: preta, branca e vermelha que são misturadas. Na cultura balinesa, diferentes cores são relacionadas com seus diferentes Deuses. Preto é a cor de Wisnu, o símbolo da água e que vive no Norte; branco é relacionado ao Deus Iswara, que vive no Leste e é o símbolo do sol; vermelho é para o fogo, o Deus Brahma.

Recebendo a pulseira sagrada Benang Sri Datu no Templo Giri Putri
Recebendo a pulseira sagrada Benang Sri Datu no Templo Giri Putri

Depois da visita ao templo, dirigimos de volta ao porto pela boa estrada pavimentada Jl. Ped-Buyuk por cerca de 30 minutos e pegamos o barco de volta para Nusa Lembongan, enquanto aproveitávamos o pôr do sol. Se você pensa que um dia não é suficiente em Nusa Penida, você deve reserva uma hospedagem com antecedência!

Onde ficar? Se você acha que um dia não é suficiente em Nusa Penida? Você pode ficar em uma casa na árvore, se você gosta! Foi sempre o seu sonho dormir em uma árvore? Aqui você pode tornar seu sonho uma realidade! Como eu já disse…Nusa Penida é o paraíso!

No Booking.com:

Rumah Pohon

Rumah Pohon Tree House

Nyuh Bengkok Tree House

Aproveite a paradisíaca ilha por um dia ou mais e divida seus momentos especiais com a gente e todos os amantes de viagem.

Sua garota viajante,

Julie

*Texto original escrito em inglês. Tradução para o português por Karla Larissa.

Read this post in English:

Nusa Penida, Indonesia – a day-trip in Paradise


Comentários