Grécia: Ilha de Paros por Mara de Castro

Para nós a ilha de Paros foi uma surpresa, não estava nos planos. Na Grécia queríamos conhecer Atenas e visitar uma ou mais ilhas, e sabíamos que Santorini não podia ficar de fora. Como tivemos alguns dias de sobra, e a ilha de Paros e a de Naxos ficavam no meio do caminho entre Santorini e Atenas, decidimos escolher uma das duas para passar nossos últimos 4 dias, antes de pegar nosso vôo de volta para Amsterdã em Atenas. Não me lembro exatamente por qual motivo escolhemos a ilha de Paros, mas acho que simplesmente porque, pelo que pesquisamos, ela nos pareceu mais interessante. Continuar lendo Grécia: Ilha de Paros por Mara de Castro


Países para quem gosta de comer bem

Para algumas pessoas, na hora de escolher um destino para viajar, tão importante quanto belas paisagens, atrações interessantes e povo receptivo, é a gastronomia. Este post é resultado de uma pesquisa do Instituto Compartilhe Viagens de Pesquisa, ou seja, com base nos países em que eu e Fred mais gostamos da comida! haha São 9 países para quem gosta de comer bem. E não estou falando de restaurantes caros. Mas de países onde é possível comer bem até mesmo em barraquinhas de rua e restaurantes baratinhos. Os países estão na ordem de nossa preferência gastronômica!

Continuar lendo Países para quem gosta de comer bem


Mini guia de Santorini: o lugar que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida

A Grécia é mesmo feita de lugares surpreendentes. Mas um em especial não pode faltar no roteiro de quem visita o país: Santorini. O nome oficial da ilha é Thira, mas poderia ter permanecido como Kalliste, como era chamada anteriormente, e que em grego significa “a mais bela”.

Oia
Oia

Santorini não é simplesmente uma ilha é, na verdade, um vulcão ativo, onde ao redor da caldeira foi construída a cidade, com casas “cavernas” pintadas de branco e azul, as cores da bandeira grega. É o destino mais romântico da Grécia. O pôr do sol visto de Oia é imperdível e pode ser apreciado acompanhado por um vinho local.

As vinícolas fazem parte da paisagem da ilha, assim como as praias de areia negra. De longe o mar é de um azul intenso, mas de perto, a água é simplesmente cristalina.

Por sorte fomos após o verão, a ilha estava mais vazia e a brisa mais fresca.

Independente da estação, Santorini é um lugar que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida.

Para ajudar a todos aqueles que sonham em conhecer esse lugar incrível, preparei algumas informações práticas para visitar Santorini: Continuar lendo Mini guia de Santorini: o lugar que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida


Grécia: Meteora e os templos suspensos

A 353 km de Atenas, na região da Tessália está Meteora, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Meteora não é uma cidade, mas um complexo de monastérios ortodoxos construídos no topo de montanhas que vão de 305 a 549 metros de altura.

O lugar é simplesmente inacreditável. As montanhas de arenito têm um formato único e são como pilares. E no alto de seis delas estão os monastérios construídos a partir do século 12. Continuar lendo Grécia: Meteora e os templos suspensos


Delfos: a cidade onde era feita a consulta ao oráculo

De Atenas, fomos de carro até Delfos, a 180 km,  a cidade que na antiguidade era considerada o centro do universo.

 

Tholos de Delfos
Tholos de Delfos

Viajar pelas estradas gregas é uma emoção. Pois, as placas de sinalização, é claro, estão em alfabeto grego. As que indicam destinos mais turísticos também aparecem em nosso alfabeto. Mas nem sempre os nomes estão inglês, muitas vezes, a tradução é feita apenas de um alfabeto para o outro. Assim, Delfos, que inglês, é Delphi, aparece como Delfio e Atenas, que seria Athens, como Athina. No fim, dá para chegar.

Na base do Monte Parnaso, Delfos é uma cidade de duas ruas, mas de uma importância incalculável. Era em Delfos que as pessoas iam consultar o oráculo. Segundo a mitologia grega, na cidade havia uma fonte que emitia vapores que permitiam as sacerdotisas, chamadas pitonisas, fazerem profecias. Continuar lendo Delfos: a cidade onde era feita a consulta ao oráculo


Grécia: atrações imperdíveis em Atenas

Se a Grécia era o país que mais queria conhecer no Mundo. Atenas certamente era a cidade número 1 na minha lista. Atenas é o berço do mundo Ocidental e viajar pela cidade é como mergulhar nos livros de história. Até mesmo nas estações do metrô é possível ver os achados de escavações, vestígios do rico passado cultural grego.

Acrópole de Atenas
Acrópole de Atenas
Obras encontradas em escavações, dentro do metrô
Peças encontradas em escavações, expostas na estação do metrô

 

A maior parte dos monumentos antigos se encontra nos bairros de Anafiotika, Makrygianni e Plaka. Este último é o mais charmoso e o mais turístico deles, com muito cafés, restaurantes, lojas e hotéis. A maior parte dos turistas se hospeda nessa região, onde é possível visitar as principais atrações a pé.

Plaka
Ruas da região turística
Ruas de Atenas
Ruas de Atenas

 

Com um patrimônio histórico e cultural tão rico é claro que, em Atenas, há uma infinidade de atrações. Mas as imperdíveis podem ser visitadas em dois dias.

Comprando um ticket por apenas 12 euros é possível visitar algumas das principais atrações da cidade: a Acrópole de Atenas, a Ágora de Atenas, a Biblioteca de Adriano,  Kerameikos , o Templo de Zeus Olímpio e a Ágora Romana.  O ticket pode ser comprado na bilheteria da Acrópole e as atrações podem ser vistas em dois dias. Crianças e idosos pagam meia entrada.

Continuar lendo Grécia: atrações imperdíveis em Atenas


Zakynthos: a ilha de Navagio Beach

Quando o avião vindo da Bélgica desembarcou na ilha de Zakynthos, a emoção foi inevitável. Enfim, eu estava na Grécia, país que sonhei por toda minha vida conhecer, o número 1 da minha bucket list.

Na tarde que chegamos a Zakynthos, o tempo estava fechado. Era o primeiro dia de chuva em 6 meses, isso porque fomos no outono, entre final de setembro e início de outubro. A previsão para os dois dias seguintes, período em que ficaríamos na ilha, era de mau tempo. Mas por sorte não se cumpriu.

Aproveitamos o sol, alugamos uma “motinha” 50cc e percorremos os quatro cantos da ilha.

Zakynthos é uma das ilhas Jónicas e fica do lado grego mais próximo à Itália. Talvez, por isso, a ilha não tem as tradicionais casinhas gregas brancas e azuis, mas casas que se assemelham às das vilas italianas.

As plantações de azeitonas e a criações de cabra dão a Zante, como a chamam os italianos, uma atmosfera bucólica.

Mas, é claro, são as praias que levam os turistas à ilha. E uma em especial: Navagio Beach, em italiano e Shipwreck, em inglês, ou a Praia do Naufrágio, em português.

Navagio Beach
Navagio Beach

 

Continuar lendo Zakynthos: a ilha de Navagio Beach


Grécia pela primeira vez: dicas e o que você precisa saber

A Grécia era o país mais esperado de toda a Volta ao Mundo. Um sonho que tinha desde a infância. Os dez dias que viajamos pelo país foram intensos. Fomos das ilhas às montanhas, e, é claro, também à capital, Atenas. A Grécia é tudo o que eu sempre sonhei e mais um pouco. Praias e paisagens deslumbrantes, um patrimônio histórico e cultural incalculável, um povo alegre e gentil e uma gastronomia deliciosa, enfim,  tudo o que um turista procura, encontra na Grécia. E melhor ainda, é um dos países mais baratos da Europa para viajar.

grecia1

Antes de você sair correndo para comprar sua passagem para Grécia  é importante ter algumas informações sobre o país que  compartilho aqui:

Continuar lendo Grécia pela primeira vez: dicas e o que você precisa saber