Para nós a ilha de Paros foi uma surpresa, não estava nos planos. Na Grécia queríamos conhecer Atenas e visitar uma ou mais ilhas, e sabíamos que Santorini não podia ficar de fora. Como tivemos alguns dias de sobra, e a ilha de Paros e a de Naxos ficavam no meio do caminho entre Santorini e Atenas, decidimos escolher uma das duas para passar nossos últimos 4 dias, antes de pegar nosso vôo de volta para Amsterdã em Atenas. Não me lembro exatamente por qual motivo escolhemos a ilha de Paros, mas acho que simplesmente porque, pelo que pesquisamos, ela nos pareceu mais interessante. Continue reading Grécia: Ilha de Paros por Mara de Castro
Tag: grecia
Países para quem gosta de comer bem
Para algumas pessoas, na hora de escolher um destino para viajar, tão importante quanto belas paisagens, atrações interessantes e povo receptivo, é a gastronomia. Este post é resultado de uma pesquisa do Instituto Compartilhe Viagens de Pesquisa, ou seja, com base nos países em que eu e Fred mais gostamos da comida! haha São 9 países para quem gosta de comer bem. E não estou falando de restaurantes caros. Mas de países onde é possível comer bem até mesmo em barraquinhas de rua e restaurantes baratinhos. Os países estão na ordem de nossa preferência gastronômica!
Mini guia de Santorini: o lugar que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida
A Grécia é mesmo feita de lugares surpreendentes. Mas um em especial não pode faltar no roteiro de quem visita o país: Santorini. O nome oficial da ilha é Thira, mas poderia ter permanecido como Kalliste, como era chamada anteriormente, e que em grego significa “a mais bela”.
Santorini não é simplesmente uma ilha é, na verdade, um vulcão ativo, onde ao redor da caldeira foi construída a cidade, com casas “cavernas” pintadas de branco e azul, as cores da bandeira grega. É o destino mais romântico da Grécia. O pôr do sol visto de Oia é imperdível e pode ser apreciado acompanhado por um vinho local.
As vinícolas fazem parte da paisagem da ilha, assim como as praias de areia negra. De longe o mar é de um azul intenso, mas de perto, a água é simplesmente cristalina.
Por sorte fomos após o verão, a ilha estava mais vazia e a brisa mais fresca.
Independente da estação, Santorini é um lugar que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida.
Para ajudar a todos aqueles que sonham em conhecer esse lugar incrível, preparei algumas informações práticas para visitar Santorini: Continue reading Mini guia de Santorini: o lugar que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida
Grécia: Meteora e os templos suspensos
A 353 km de Atenas, na região da Tessália está Meteora, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Meteora não é uma cidade, mas um complexo de monastérios ortodoxos construídos no topo de montanhas que vão de 305 a 549 metros de altura.
O lugar é simplesmente inacreditável. As montanhas de arenito têm um formato único e são como pilares. E no alto de seis delas estão os monastérios construídos a partir do século 12. Continue reading Grécia: Meteora e os templos suspensos
Delfos: a cidade onde era feita a consulta ao oráculo
De Atenas, fomos de carro até Delfos, a 180 km, a cidade que na antiguidade era considerada o centro do universo.
Viajar pelas estradas gregas é uma emoção. Pois, as placas de sinalização, é claro, estão em alfabeto grego. As que indicam destinos mais turísticos também aparecem em nosso alfabeto. Mas nem sempre os nomes estão inglês, muitas vezes, a tradução é feita apenas de um alfabeto para o outro. Assim, Delfos, que inglês, é Delphi, aparece como Delfio e Atenas, que seria Athens, como Athina. No fim, dá para chegar.
Na base do Monte Parnaso, Delfos é uma cidade de duas ruas, mas de uma importância incalculável. Era em Delfos que as pessoas iam consultar o oráculo. Segundo a mitologia grega, na cidade havia uma fonte que emitia vapores que permitiam as sacerdotisas, chamadas pitonisas, fazerem profecias. Continue reading Delfos: a cidade onde era feita a consulta ao oráculo
Grécia: atrações imperdíveis em Atenas
Se a Grécia era o país que mais queria conhecer no Mundo. Atenas certamente era a cidade número 1 na minha lista. Atenas é o berço do mundo Ocidental e viajar pela cidade é como mergulhar nos livros de história. Até mesmo nas estações do metrô é possível ver os achados de escavações, vestígios do rico passado cultural grego.
A maior parte dos monumentos antigos se encontra nos bairros de Anafiotika, Makrygianni e Plaka. Este último é o mais charmoso e o mais turístico deles, com muito cafés, restaurantes, lojas e hotéis. A maior parte dos turistas se hospeda nessa região, onde é possível visitar as principais atrações a pé.
Com um patrimônio histórico e cultural tão rico é claro que, em Atenas, há uma infinidade de atrações. Mas as imperdíveis podem ser visitadas em dois dias.
Comprando um ticket por apenas 12 euros é possível visitar algumas das principais atrações da cidade: a Acrópole de Atenas, a Ágora de Atenas, a Biblioteca de Adriano, Kerameikos , o Templo de Zeus Olímpio e a Ágora Romana. O ticket pode ser comprado na bilheteria da Acrópole e as atrações podem ser vistas em dois dias. Crianças e idosos pagam meia entrada.
Zakynthos: a ilha de Navagio Beach
Quando o avião vindo da Bélgica desembarcou na ilha de Zakynthos, a emoção foi inevitável. Enfim, eu estava na Grécia, país que sonhei por toda minha vida conhecer, o número 1 da minha bucket list.
Na tarde que chegamos a Zakynthos, o tempo estava fechado. Era o primeiro dia de chuva em 6 meses, isso porque fomos no outono, entre final de setembro e início de outubro. A previsão para os dois dias seguintes, período em que ficaríamos na ilha, era de mau tempo. Mas por sorte não se cumpriu.
Aproveitamos o sol, alugamos uma “motinha” 50cc e percorremos os quatro cantos da ilha.
Zakynthos é uma das ilhas Jónicas e fica do lado grego mais próximo à Itália. Talvez, por isso, a ilha não tem as tradicionais casinhas gregas brancas e azuis, mas casas que se assemelham às das vilas italianas.
As plantações de azeitonas e a criações de cabra dão a Zante, como a chamam os italianos, uma atmosfera bucólica.
Mas, é claro, são as praias que levam os turistas à ilha. E uma em especial: Navagio Beach, em italiano e Shipwreck, em inglês, ou a Praia do Naufrágio, em português.
Grécia pela primeira vez: dicas e o que você precisa saber
A Grécia era o país mais esperado de toda a Volta ao Mundo. Um sonho que tinha desde a infância. Os dez dias que viajamos pelo país foram intensos. Fomos das ilhas às montanhas, e, é claro, também à capital, Atenas. A Grécia é tudo o que eu sempre sonhei e mais um pouco. Praias e paisagens deslumbrantes, um patrimônio histórico e cultural incalculável, um povo alegre e gentil e uma gastronomia deliciosa, enfim, tudo o que um turista procura, encontra na Grécia. E melhor ainda, é um dos países mais baratos da Europa para viajar.
Antes de você sair correndo para comprar sua passagem para Grécia é importante ter algumas informações sobre o país que compartilho aqui:
Continue reading Grécia pela primeira vez: dicas e o que você precisa saber