Bate-volta em Pirenópolis, saindo de Brasília

Pirenópolis é daquelas cidadezinhas que você não quer mais ir embora. Típica cidade de interior apaixonante. As cachoeiras da região são deliciosas, assim como seu centrinho. Um passeio que dá pra ser feito num bate e volta (saindo de Goiânia ou Brasília)– que foi o meu caso – ou para quem deseja relaxar de férias. O bom de Piri é curtir sem pressa e aproveitar cada paisagem e beleza natural que a cidade oferece em meio ao interior de Goiás.

Quando você chega em Pirenópolis você se depara com todo o encanto e cores que é o centro histórico. Por ali você encontra diversos restaurantes, bares, cafés, sorveteria e lojas de artesanato que te fazem enlouquecer. É difícil sair de lá sem nenhuma lembrancinha da cidade (que seja um tapete).

Cachoeiras

Minha filha, Luísa com o pai, Leandro, na cachoeira do Abade
Minha filha, Luísa com o pai, Leandro, na cachoeira do Abade

O ponto alto de Piri são as inúmeras cachoeiras (mais de 80). Mas prepare o bolso pois são todas pagas e não é baratinho. Como eu viajei com a minha bebê de um ano e sete meses, optamos por uma cachoeira de fácil acesso, a cachoeira do Abade, com banco de areia, poço para banho e uma boa infraestrutura para criança.

O local tem estacionamento, restaurante, salva vidas e trilha pavimentada. Bem fácil de chegar. O valor da entrada é R$40,00. Não pode entrar com bebida, nem instrumentos. Mas o valor é justo pelo cuidado, limpeza e infra do local.

Museu Local

Piri também oferece alguns pequenos museus que ajudam a contar a história da cidade e do passado de Goiás. Como eu fui apenas um dia não consegui fazer nenhuma visita. O horário de funcionamento não é muito regular e é preciso contar um pouco com a sorte.

Onde Comer

Restaurantes é o que não falta na região. Pratos à base de pequi: galinhadas, empadão goiano, pamonhas (de sal ou de doce) preparadas com o mais puro milho, biscoitos e doces caseiros e sorvetes.

Ainda tem as famosas chapas quentes com diversas combinações para acompanhar as cervejas e vinhos.

Há diversos restaurantes na cidade que servem pratos tradicionais, não deixe de experimentar alguns deles, como a Venda do Bento, o Tempero do Rosário e a Fazenda Babilônia.

Como Chegar

A cidade de Pirenópolis está localizada no estado de Goiás, a 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia, no meio do caminho entre elas. As duas capitais são boas portas de entrada para quem viaja a partir de outros estados. Só se chega a Piri por via terrestre, mas as estradas são de boa qualidade o que torna a viagem mais rápida e segura.

Eu saí de Brasília com um carro alugado através do Rentcars.com

Onde Ficar

Pirenópolis tem diversas opções de estadia. Como é um destino muito turístico, a cidade tem excelente infraestrutura para receber os viajantes. Não faltarão opções e qualidade nas hospedagens. Os valores atendem a todos os bolsos. Eu fiz um bate e volta pois era véspera de Natal. Mas se você pretende ficar alguns dias – o que vale super a pena. Você pode fazer a sua reserva pelo nosso parceiro Booking.com.


5 Motivos para viajar para a Chapada dos Veadeiros, Goiás

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um dos destinos mais incríveis que já conhecemos no Brasil. Um lugar de beleza e atmosfera únicas no país. Não é à toa que é Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, desde 2001. Estivemos lá no ano passado e não vejo a hora de voltar. Desde então, tenho recomendado como um dos lugares imperdíveis no Brasil. Mas por que conhecer a Chapada dos Veadeiros? Fiz uma lista de 5 motivos em parceria com o Desviantes*, empresa especializada em levar as pessoas para viver experiências inusitadas sempre com muito contato com a natureza.

Continue reading 5 Motivos para viajar para a Chapada dos Veadeiros, Goiás


Chapada dos Veadeiros: trilha para o Mirante da Janela e cachoeira do Abismo

A foto de destaque deste post é do Mirante da Janela, provavelmente, um dos ângulos mais bonitos da Chapada dos Veadeiros, Goiás. O mirante é uma formação natural, em que as pedras parecem formar uma janela com vista para as cachoeiras dos Saltos do Rio Preto, que ficam dentro do Parque Nacional. Nós fizemos a trilha que leva ao mirante e conto como foi neste post. Continue reading Chapada dos Veadeiros: trilha para o Mirante da Janela e cachoeira do Abismo


Chapada dos Veadeiros: Cachoeiras São Bento e Almécegas I e II

As Cachoeiras São Bento e Almécegas I e II podem ser um ótimo ponto de partida para conhecer a Chapada dos Veadeiros, especialmente para quem está hospedado em Alto Paraíso ou São Jorge. Dá para conhecer as três cachoeiras, que ficam na mesma propriedade, Fazenda São Bento, em apenas um período do dia. Por isso, é possível incluí-las no roteiro logo no dia de chegada. As três são muito bonitas e têm trilhas de nível fácil a médio.

Almécegas I
Almécegas I

Continue reading Chapada dos Veadeiros: Cachoeiras São Bento e Almécegas I e II


Roteiros: 5 dias na Chapada dos Veadeiros (GO)

Olá viajantes,

Hoje trago para vocês um Roteiro de 4 dias na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O texto é uma adaptação minha a um diário de viagem escrito pela zootecnista e mestranda da USP, Adja Medeiros, que também é Aventureira por Natureza (ApN), publicado originalmente no http://www.mochileiros.com. A viagem foi realizada na Semana Santa de 2010, entre os dias 2 e 6 de abril, e pasmem, ela gastou menos de R$ 700, incluindo passagem. Ou seja, dá para viajar e conhecer lugares incríveis gastando muito pouco!

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) foi declarado Patrimônio Mundial Natural da Humanidade (UNESCO). Criado em 1961, o Parque protege uma área de 65.514 ha do Cerrado de altitude.

Na Chapada dos Veadeiros são diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza.

Boa Viagem!

Continue reading Roteiros: 5 dias na Chapada dos Veadeiros (GO)