Novo coronavírus e viagens – as recomendações da Sociedade Brasileira de Infectologia

Desde que surgiram as notícias sobre o novo coronavírus, que já matou 170 pessoas desde dezembro na China, viajantes têm se questionado sobre quais destinos evitar e quais cuidados tomar durante as viagens que já estão programadas.

Nesta quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS),  fará uma reunião para determinar se a epidemia constitui uma emergência sanitária internacional. E, provavelmente, irá estabelecer diretrizes de cuidados a serem tomados.

Enquanto isso, as recomendações feitas pelo Ministério da Saúde do Brasil e a Sociedade Brasileira de Infectologia é de que “viagens para a China devam ser
realizadas somente em casos de extrema necessidade”.

Em informe oficial, a Sociedade Brasileira de Infectologia esclarece que “somente na China, por enquanto, relata-se transmissão sustentada do vírus de pessoa a pessoa” e que “Até a publicação deste documento (29/01/2020), o Brasil não tem casos registrados da doença”.

Informe não menciona que outros destinos, além da China, devem ser evitados por viajantes. Porém, menciona os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio:

*Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
* Lavar frequentemente as mãos por pelo menos 20 segundos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel 70%, caso as mãos não tenham sujeira visível;
* Usar lenço descartável para higiene nasal;
* Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
* Evitar tocar nas mucosas dos olhos;
* Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
* Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
* Manter os ambientes bem ventilados;
* Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Nos aeroportos, o Ministério da Saúde do Brasil está adotando medidas,
como avisos sonoros , distribuição de pôsteres, folhetos, boletim eletrônico, com o objetivo de alertar os viajantes sobre os sinais e sintomas da doença. Desde o dia 24/01/2020, os aeroportos começaram a veicular avisos sonoros da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em português, inglês e mandarim sobre o coronavírus. A mensagem, com duração de um minuto, alerta sobre os sintomas da doença e informa sobre medidas para evitar a sua transmissão.

Para ler o informativo completo da Sociedade Brasileira de Infectologia, clique aqui.

Foto em detaque: Tyrone Siu, publicada na Agência Brasil.


Conheça a Disneyland Hong Kong

Visitar a Disney é um sonho de grande parte dos brasileiros, adultos ou crianças. Mas isso não significa necessariamente ir para os Estados Unidos e nem viajar apenas para isso. Há parques da marca também em outros países e dá para visitá-los sem ser esse o único propósito da viagem. E foi isso que fizemos por duas vezes. A primeira Disney que visitamos foi a Eurodisney, em Paris, durante uma viagem curta a Europa. E a segunda foi a Disneyland Hong Kong, durante nosso período na Ásia em nossa Volta ao Mundo. O mais interessante de conhecer a Disney em outros países é ver como eles incorporam a cultura e a tradição do lugar.

Hong Kong Disneyland Resort
Hong Kong Disneyland Resort

Continue reading Conheça a Disneyland Hong Kong


10 momentos mais marcantes da nossa Volta ao Mundo

Uma pergunta é inevitável para quem faz a Volta ao Mundo: – do que você mais gostou? Eleger um lugar ou um momento em uma viagem longa e marcante como essa é praticamente impossível. Mas nos lançamos um desafio e resolvemos escolher os 10 momentos mais marcantes de nossa Volta ao Mundo.

A escolha não foi fácil e, claro, muitos momentos importantes ficaram de fora. Mas dá para ter uma ideia do que foi a viagem e dos textos que publicarei no decorrer dos próximos meses.

Os fatos estão por ordem cronológica e não de importância, pois escolher entre os dez já seria demais para nosso coraçãozinho.

Continue reading 10 momentos mais marcantes da nossa Volta ao Mundo


Missão cumprida: demos a Volta no Mundo! Mas a viagem continua

10h25 de viagem de Los Angeles a Londres e cruzamos o último oceano que faltava para alcançarmos a nossa linha de chegada. O sonho que um dia parecia impossível, enfim, foi realizado. Demos a volta completa no Mundo!!!

Até aqui foram 161 dias, 4 continentes, 11 países, cerca de 40 cidades. Viajamos de avião, ônibus, trem, barco, jeepney, carro… Ainda não parei para contar em quantas superfícies dormimos. Sim, porque nem sempre é uma cama que temos para o nosso descanso. Aprendemos a dizer Oi e Obrigado (a) em pelo menos sete línguas e já temos uma pequena coleção de cédulas e moedas. Os imãs, que são os únicos souvenires que compramos, já pesam na mochila.

As estatísticas, na verdade, são o que menos importam agora. Pois, o mais valioso de tudo isso, o que iremos levar para o resto de nossas vidas, é imensurável. Não há como medir a transformação pessoal pela qual estamos passando, as amizades que fizemos, a sensação de estar em lugares que nem em nossos sonhos mais audaciosos imaginávamos um dia estar. Não há como medir uma tarde de conversa fiada com crianças de Myanmar ou uma brincadeira na praia com crianças nas Filipinas. Não há como medir um bate papo com um monge budista no Camboja.

Continue reading Missão cumprida: demos a Volta no Mundo! Mas a viagem continua


Viajantes: Antônio Santos pelo Mundo

Olá viajantes!

Antônio Santos na Muralha da China
Antônio Santos na Muralha da China

 Hoje inauguro mais uma nova seção no Compartilhe Viagens, que batizei de “Viajantes”. Será um espaço onde a cada mês irei apresentar a vocês, por meio de uma entrevista ping-pong, uma pessoa para quem viajar é um modo de vida, seja por hobby ou trabalho.

 E para começar com o pé direito, apresento-lhes Antônio José dos Santos. Toni, como é chamado pela família e pelos amigos ou Yellow como é conhecido pelos companheiros de trabalho, nasceu e foi criado em Belford Roxo (RJ), escolheu Natal para residir e constituir família, mas vive mesmo no mundo.

Em 21 anos de carreira como técnico de salvatagem, já esteve em 4 continentes e 20 países. Ele trabalha na empresa Titan Salvage, líder mundial em soluções para emergências marítimas complexas, como resgate de navios naufragados. E imaginem onde acontecem essas emergências? Na maioria das vezes, nos mares mais perigosos do mundo.

O trabalho é tão interessante e perigoso que ganhou uma série no National Geographic Channel, chamada em inglês de Salvage Red Code, e em português de Anjos do Mar. Yellow, inclusive, foi um dos entrevistados em um episódio gravado em Portugal.

Continue reading Viajantes: Antônio Santos pelo Mundo