É quase um consenso que 2016 não foi um ano fácil, em muitos aspectos (política no Brasil e no Mundo, crise econômica, tragédias etc), mas em termos de viagens, nós não temos o que reclamar deste ano. Viajamos menos do que em 2015, afinal, ano passado, passamos 5 meses fora, no Dois na América, mas conseguimos visitar destinos que há muito tempo sonhávamos em conhecer. E, também, como fizemos viagens mais curtas, conseguimos ter um pouco mais de conforto. Ah! E o melhor de tudo, enquanto publico esta retrospectiva, estamos fazendo uma viagem linda, que há anos planejamos (acompanhe no nosso IG @compviagens). Então, só tenho que esperar coisas boas para 2017! Agora, vamos ao nosso top 7 de viagens marcantes de 2016:
Está rolando entre os blogueiros de viagem uma Blogagem Coletiva de fotos Jacu. Quem começou a brincadeira foi a Silvia Oliveira, do Matraqueando, e depois de rir muito das fotos alheias, decidi revelar os meus micos de viagens também!
Para quem não sabe o que é jacu, é o nosso bom e velho jeca, ou seria presepada, bem não sei, mas vou usar a explicação da própria Silvia para ficar mais claro: “Foto jacu é aquele retrato jaguara que você faz na viagem achando que está arrasando na avenida. Vai desde aquela pose ao lado dos gladiadores do Coliseu, em Roma, até aquele momento em cima do jegue no Ceará”. Entenderam, né? É aquela pagação de mico resgistrada em foto!!
Bem, eu adoro fotograr, mas quando eu sou a fotografada da vez sou um pouco tímida e para completar meu companheiro de viagens, Fred, destesta ser fotografado e faz cara feia quando peço para me fotografar! Ele curte mesmo é fazer foto de cachorros e gatos de rua, insetos e outros detalhes que ninguém dá a mínima, mas ele adora!:P
Enfim, mesmo assim, a gente é claro tem várias fotos jacus e separei algumas das mais engraçadas para não dizer ridículas e publiquei em ordem crescento no nível de ridicularidade, tipo as mais bobinhas primeiro e as mais uóss por último, porque rir de si mesmo é bom de mais, e quem não paga mico em viagens se diverte menos!hehe
Imitando o Cristo
Papo com Drummond
Com adereços ridículos
De mãos dadas com a estátua
Interagindo com bonecos de cera
Tirando foto com estranhos
Dentro de uma loja
Bahia, a terra das fotos jacu
E aí, riram muito? Ou melhor, como se diz aqui no Nordeste, mangaram muito?
Lista dos blogs participantes. Clique para rir deles também.
O ano já está nos seus últimos dias e só tenho a agradecer. 2012 foi um ano muito especial e para mim, isso muito se deve ao Compartilhe Viagens. Fiz muitos amigos a partir do blog, que nasceu sem muitas pretensões, conheci outras realidades e tive um grato reconhecimento do trabalho que tenho feito com muito carinho. Aliás, como diria Confúcio “escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida” e O CV tem me ensinado que isto não é balela, mas é realmente possível.
Gostaria de agradecer imensamente a todos que colaboraram com este projeto, aos viajantes que me enviaram suas experiências, que para minha surpresa, foram muitos; ao mestre Antonino Condorelli, que tem cadeira cativa no blog, com sua coluna O Vagamundo, onde sempre publica seus belíssimos textos reflexivos; as empresas que apostaram no blog, como a Harabello Turismo, o Restaurante Caxangá Pipa, a Pousada Pedra Grande e o Taverna Pub. Por fim, quero agradecer a meu companheiro de vida e de viagens, que está por trás de tudo no CV, como analista de sistemas e fotógrafo nas horas vagas, Fred Santos.
Este post não é uma retrospectiva qualquer, faz parte da blogagem coletiva de fim de ano, da qual estão participando dezenas de blogs de viagens. Cada um escolheu os seus 12 posts mais especiais de 2012.
Para mim, a tarefa de escolher os melhores posts deste primeiro ano é ainda mais difícil, pois tudo foi muito especial. Como o Compartilhe Viagens não é escrito apenas por mim, resolvi dividir a seleção em seis posts de minha autoria e seis posts de viajantes colaboradores. Para não ser injusta escolhendo os melhores textos de colaboradores, pois todos foram muito importantes para o blog, vou colocar os que tiveram mais acessos e repercussão.
Os 6 posts mais especiais (escritos por Karla Larissa):
1- Roteiro: Natal (RN) para turistas e natalenses: Escrever sobre minha cidade e com a ajuda do meu pai, Carlos Eduardo, que é guia de turismo em Natal há mais de 15 anos, foi muito especial. Mas melhor ainda, foi acompanhar a repercussão que o post teve, sendo o campeão de acessos e comentários do blog. E o seu desdobramento, que será o Rota 84 (www.rota84.com.br), um site filho do CV com conteúdo exclusivo de Natal e do Rio Grande do Norte que lançaremos em breve.