É quase um consenso que 2016 não foi um ano fácil, em muitos aspectos (política no Brasil e no Mundo, crise econômica, tragédias etc), mas em termos de viagens, nós não temos o que reclamar deste ano. Viajamos menos do que em 2015, afinal, ano passado, passamos 5 meses fora, no Dois na América, mas conseguimos visitar destinos que há muito tempo sonhávamos em conhecer. E, também, como fizemos viagens mais curtas, conseguimos ter um pouco mais de conforto. Ah! E o melhor de tudo, enquanto publico esta retrospectiva, estamos fazendo uma viagem linda, que há anos planejamos (acompanhe no nosso IG @compviagens). Então, só tenho que esperar coisas boas para 2017! Agora, vamos ao nosso top 7 de viagens marcantes de 2016:

* Este post faz parte de uma blogagem coletiva da RBBV.

1 – Jericoacoara

Na Lagoa do Paraíso, Jericoacoara
Na Lagoa do Paraíso, Jericoacoara

Começamos o ano de viagens em verdadeiros paraísos. Viramos o ano em Pipa-RN e, na segunda semana de janeiro, viajamos de carro de Natal-RN a Jericoacoara, no Ceará. Foi uma viagem muito especial que fizemos na companhia dos nossos sobrinhos, Serginho (na época, com 13 anos) e Maria (11). Foi o presente de Natal deles e eles, simplesmente, amaram! Teve passeio de buggy pelas praias e lagoas, assistimos ao pôr do sol na duna, stand up paddle.

Leia mais:

Jericoacoara: dicas para organizar sua viagem, orçamento e roteiro para 3 dias

Passeio de Buggy em Jericoacoara: Lagoas do Paraíso e Azul, Praia do Preá, Árvore da Preguiça e Pedra Furada

Pôr do sol em Jericoacoara

2 – Recife e Olinda

Olinda, Pernambuco
Olinda, Pernambuco

Ainda em janeiro, fomos a um casamento em Recife, e aproveitamos para fazer um passeio no centro histórico e conhecer o Instituto Ricardo Brennand, eleito o melhor museu da América do Sul, e também fazer um passeio pelo centro histórico de Olinda. Apesar de já ter ido a Recife, várias vezes, nunca tínhamos ido até Olinda e fiquei encantada com a cidade e as vistas, principalmente da igreja da Sé.

Leia mais:

Instituto Ricardo Brennand: O melhor museu da América do Sul fica no Recife

3 – Galinhos

Pôr do sol no farol, Galinhos
Pôr do sol no farol, Galinhos

Passamos a Páscoa de 2016 em Galinhos, que é, para mim, um dos destinos mais lindos do Rio Grande do Norte e ainda é pouco conhecido. O município a 160 km ao norte de Natal fica em uma pequena península e tem uma população em torno de dois mil moradores. O acesso é feito só de barco ou buggy (na maré baixa) e o principal meio de transporte do vilarejo ainda são as carroças. O passeio de barco pelo braço de rio e o pôr do sol no farol são imperdíveis.

Leia mais:

Um paraíso chamado Galinhos (RN)

4 – Chapada dos Veadeiros e Brasília

Com Fred, no Mirante da Janela, Chapada dos VeadeirosCom Fred, no Mirante da Janela, Chapada dos Veadeiros
Com Fred, no Mirante da Janela, Chapada dos Veadeiros

2016 foi um ano que priorizamos os destinos brasileiros. E dos mais lindos que já fomos, até hoje, foi a Chapada dos Veadeiros. Aproveitamos uma promoção de passagens aéreas para Brasília para conhecer a capital e também dar uma esticada até Alto Paraíso de Goiás e conhecer as belezas do Parque Nacional, declarado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. Fiquei simplesmente encantada e sem entender porquê este é um destino ainda tão pouco conhecido pelos brasileiros. As cachoeiras e nascentes, as formações geológicas com mais de um bilhão de anos; os animais; história e cultura de povos descendentes de quilombolas, é tudo muito incrível!

Leia mais:

Chapada dos Veadeiros: dicas para organizar sua viagem e roteiro para 4 dias

Chapada dos Veadeiros: Vale da Lua e Jardim de Maitreya

Chapada dos Veadeiros: Cataratas dos Couros sem guia. Saiba que cuidados tomar

Chapada dos Veadeiros: trilha para o Mirante da Janela e cachoeira do Abismo

Chapada dos Veadeiros: Cachoeiras São Bento e Almécegas I e II

Chapada dos Veadeiros: Sítio histórico Kalunga e Cachoeiras Santa Bárbara e Capivara

5 – Arraial do Cabo (RJ)

Na Praia do Farol, Arraial do Cabo
Na Praia do Farol, Arraial do Cabo

Como não perco uma oportunidade, aproveitei que o nosso voo para Europa saía do Rio de Janeiro e chegamos alguns dias antes para conhecer Arraial do Cabo. Mesmo sendo inverno no Rio e as águas estando congelantes, valeu muito a pena! Que praias são aquelas?! Ainda tomei banho sozinha na Praia do Farol e também vimos baleias! <3

Leia mais:

Arraial do Cabo (RJ): dicas e roteiro de 2 dias para conhecer o “Paraíso do Atlântico”

Passeio de barco em Arraial do Cabo

6 – Verão na Europa (Alemanha, Áustria, Croácia, República Tcheca, Hungria)

Lagos Plitvice, Croácia
Lagos Plitvice, Croácia

Esta foi a nossa única viagem internacional do ano. Por isso, escolhemos os destinos a dedo, priorizando países que ainda não conhecíamos. O único que repetimos foi a Alemanha, revisitamos Munique e Berlim, mas conhecemos novas cidades: Dresden, Potsdam e Frankfurt. Fiquei maravilhada por Salzburg e Viena, na Áustria, ameeei Budapeste, achei Praga muito linda, mas o meu coração foi tomado pela Croácia. Que país é aquele, meu Deus?! Praias e cidades históricas belíssimas, um povo muito caloroso e com um custo bem mais acessíveis que outros países da Europa. E olha que foi o último país a entrar no roteiro. Inicialmente, íamos para a Turquia, mas devido a onda de ataques terroristas, acabamos optando pela Croácia. Uma excelente escolha, especialmente porque viajamos no verão europeu (junho a julho).

Leia mais:

https://compartilheviagens.com.br/bate-volta-a-partir-de-berlim-1-dia-em-potsdam-a-cidade-dos-jardins-palacios-prussianos/ 

https://compartilheviagens.com.br/viena-roteiro-para-2-ou-3-dias/ 

https://compartilheviagens.com.br/austria-o-que-fazer-em-um-dia-em-salzburgo/ 

https://compartilheviagens.com.br/croacia-roteiro-para-10-dias-e-dicas-para-viajar-de-carro/ 

Croácia: locais de filmagens de Game of Thrones e como fazer fotos inspiradas nas cenas da série

Imperdível na Croácia: Parque Nacional dos Lagos Plitvice

7 – Minas (Tiradentes, Congonhas, São João de Rei e BH)

Viajamos para Minas em novembro para participar do Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, que aconteceu em Belo Horizonte e foi super inspirador. Chegamos uns dias antes e fizemos uma viagem de carro pelas cidades históricas de Tiradentes, São João del Rei e Congonhas e, durante o Encontro, conhecemos os principais pontos turísticos de BH e ainda tivemos um tempinho para visitar a exposição ComCiência, que está no CCBB de BH até 9 de Janeiro de 2017.

Leia mais: 

Encontro da RBBV 2016: saiba como foi

Visita à exposição ComCiência, em Belo Horizonte

Viagem de carro pelas cidades históricas de Minas: Tiradentes, São João del Rei e Congonhas

8 – Verão no Nordeste (Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia)

A última viagem de 2016 começou nesta segunda-feira (26) e segue até o 2017 (13 de janeiro). Estamos viajando de carro do Rio Grande do Norte à Bahia, indo pelo interior e voltando pelo litoral. Tivemos mudanças no nosso roteiro e ganhamos a companhia dos meus pais para a viagem. Hoje tivemos um dia lindo na Ilha do Santo Aleixo, em Pernambuco. Amanhã seguiremos viagem em direção a Lençóis e passaremos o Réveillon na Chapada Diamantina. Acompanhe essa viagem em nossas redes sociais:

IG: @compviagens

FB: https://www.facebook.com/compartilheviagens/

Além de todas essas viagens lindas, 2016 foi um ano muito especial para mim, pelo lançamento do meu primeiro livro, “Dois no Mundo – Histórias de um casal que viajou pelos 5 continentes”, com as crônicas e fotos da Volta ao Mundo e da viagem pelo continente americano. O lançamento aconteceu em junho e foi um verdadeiro sucesso e a primeira edição já está quase esgotando. Garanta o seu com 20% de desconto em: http://fortunella.lojaintegrada.com.br/dois-no-mundo

Leia mais:

Lançamento do “Dois no Mundo” foi um sucesso

Apesar dos pesares, irei lembrar de 2016 com muito carinho. Já estou muito animada com 2017, que iremos começar com o pé direito, na Bahia de “todos os santos”. Desejo para vocês um Ano Novo lindo, repleto de coisas boas e viagens incríveis! Feliz 2017! =*

Veja as viagens que marcarão o ano de 2016 de outros blogueiros (#top2016):

Em Cantos Fotográficos – http://www.emcantosfotograficos.com.br/…
Destinos por onde andei… – http://wp.me/p7tope-1v4
Por aí com os Pires – ttp://www.poraicomospires.com.br/2016/12/…
Dicas e Roteiros de Viagens – http://dicasroteirosviagens.com/201…
Uma Turista Nas Nuvens – https://umaturistanasnuvens.com/105…
Mariana Viaja – http://wp.me/p7zJXP-10p
Like Wanderlust – http://likewanderlust.com/2016/12/2… (ps: não se assustem se no meu link diz dia 29, é porque meu blog está no horário da Austrália)
Vivendo na California – http://www.vivendonacalifornia.com/…

 


Comentários

  • Muito legal, Karla! Estou querendo percorrer o litoral do nordeste de carro também e estava meio com receio, mas ao ver que você já fez isso uma fez e está agora fazendo de novo me animou bastante! bjs, parabéns pelo sucesso do livro e um 2017 ainda mais cheio de viagens!

    • Em breve, terei os relatos dessa viagem pelo Nordeste, mas já está sendo cheia de aventuras e lugares lindos. Espero que você possa fazer também, em breve. Desejo pra você também um 2017 repleto de viagens e realizações. Muito obrigada! =*

  • Jeri é só amor e merece MUUUUITO emcabeçar essa lista 🙂

  • Em Cantos Fotográficos

    Nossaaaaa!!! que espetáculo, minha gente!!! Adorei suas viagens! Invejinha branca desse verão na Europa <3

  • Patricia – Bagagem de Memórias

    Quantas viagens lindas em um ano só!
    Amo a chapada e a Croácia. Arraial pretendo conhecer ainda esse ano. E Galinhos nunca tinha ouvido falar, mas só esses dias já vi umas 3 matérias sobre esse destino. Acho que é um sinal!

  • Cynara Vianna

    Se não me engano você é a terceira pessoa dessa blogagem coletiva que esteve aqui por Recife e região em 2016. Muito legais suas viagens e vi que 2017 já começou muito bem. Sucesso com o livro.

    • Oi, Cynara! 2016 foi ótimo, mas espero que 2017 seja mesmo maravilhoso! Um ano lindo de viagens e coisas boas para nós! =*