Se me pedissem para imaginar o paraíso, certamente, ele se pareceria com uma dessas livrarias/bibliotecas que irei apresentar a vocês nesta lista, que traz as mais impressionantes que visitei ao redor do mundo. A maior parte delas também já fez parte de listas de veículos, como a Revista Time, então, confia que elas são realmente impressionantes. Vamos à elas:
Número 5 – The Stephen A. Schwarzman Building, Biblioteca Pública de Nova York
É uma das das mais importantes do mundo e fica bem no coração de Manhattan, a algumas quadras do Empire State Building. O prédio é belíssimo por fora e por dentro, e a visita é gratuita. O acervo permanente da biblioteca inclui obras importantes como uma Bíblia de Gutenberg. A entrada é gratuita.
A livraria está entre as visitas gratuitas que indicamos em nosso roteiro em Nova York:
https://compartilheviagens.com.br/nova-york-pela-primeira-vez-roteiro-para-4-a-7-dias/
Número 4 – Livraria Lello, Porto
Esta livraria serviu de inspiração para a autora de Harry Potter, J. K Rowlling. Destaca-se por sua icônica escadaria e pelos vitrais. Atualmente tem várias referências a saga Harry Potter . A Lello é o espaço não museológico mais visitado de Portugal.
Entrada paga, 5 euros.
A visita a Lello está entre nossas recomendações do nosso roteiro na cidade do Porto:
Número 3 – Real Gabinete Português, Rio de Janeiro
Esta impressionante biblioteca fica no Brasil, mas precisamente no Centro do Rio de Janeiro. É uma biblioteca pública, quase bicentenária, tendo sido inaugurada Princesa Isabel. Entre as relíquias que se encontram lá está uma edição de ” Os Lusíadas”, de 1572. A entrada é gratuita.
Temos um post especial sobre nossa visita ao Real Gabinete Português.
Número 2 – Biblioteca Nacional da Áustria – Prunksaal State Hall, Viena
Esta biblioteca foi fundada ainda na Idade Média e faz parte do Palácio de Hofburg. O mais impressionante é o salão principal (Prunksaal), que tem 20 metros de altura, com livros do rodapé ao teto, são mais de 200 mil volumes à mostra. Dizem que foi a inspiração para a biblioteca da Fera.
A belíssima biblioteca também está na nossa indicação de roteiro em Viena:
Número 1 – El Ateneo Grand Splendid, Buenos Aires
A matriz da livraria El Ateneo fica em um impressionante prédio, de 1919, que foi construído para ser teatro, no melhor estilo teatro ópera, e recebeu espetáculos de tango, depois passou a ser cinema e no ano 2000 tornou-se uma das lojas da centenária El Ateneo. O prédio por si é belíssimo e repleto de livros torna-se um verdadeiro paraíso para os leitores. Para completar, ainda funciona um café bem em cima do palco central.
E para fechar é claro que temos indicação de visita da El Ateneo, em nosso roteiro em Buenos Aires:
Buenos Aires pela primeira vez: o roteiro (primeiro e segundo dias)
Agora, me conta, qual dessas vocês já visitou ou amaria visitar?
Aproveita e curte no Instagram nosso vídeo com essa lista: