Passeio de volta à ilha na Ilha Grande-RJ

A Ilha Grande, em Angra dos Reis, é a maior ilha do estado do Rio de Janeiro e a quinta maior ilha marítima do Brasil. São 193 km2 a ilha principal, além das pequenas ilhas em volta. Então, é bem improvável conseguir ir a todas as praias em uma primeira visita. Mas no passeio de lancha de volta à ilha é possível conhecer algumas das praias principais e ter um bom panorama da Ilha Grande. O passeio é belíssimo e inclui a famosa a praia do Aventureiro, famosa pelo seu coqueiro torto, que estampa os cartões postais da Ilha Grande (foto em destaque).

Todas as agências da Ilha Grande oferecem o passeio de Volta a Ilha e, como são pequenas, normalmente elas juntam os grupos para completar a lancha. O passeio sai às 9h30 do cais de Abraão e retorna às 17h30.

Como o passeio abrange várias praias, recomendo fazer nos primeiros dias de estadia na Ilha Grande para fazer um reconhecimento da ilha e depois escolher que trilhas ou passeios fazer nos dias seguintes. O bom deste passeio é que ele inclui praias mais distantes de Abraão, mais difíceis de chegar por trilhas.

Água cristalina do Caxadaço
Água cristalina do Caxadaço

A primeira parada do passeio é na praia do Caxadaço, uma pequena enseada com a água cristalina, ótima para snorkeling (os snorkels e máscaras estão incluídos no passeio). Chegamos com o tempo nublado, mas a medida que o tempo abria, a visibilidade ficava ainda melhor. Lá deu para ver corais e bastante peixinhos.

O Caxadaço é um ótimo ponto para snorkeling
O Caxadaço é um ótimo ponto para snorkeling

Depois só passamos pela praia a Dois Rios, conhecida como a Praia do Presídio, pois lá estão as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes, presídio de segurança máxima desativado em 1994. Mas nem deu para ver o presídio. O passeio que faz parada em Dois Rios é o Super Sul.

Caxadaço é uma pequena enseada, com ma faixa de areia bem pequena
Caxadaço é uma pequena enseada, quase sem faixa de areia

A próxima praia foi Parnaioca, uma praia deserta, cercada por mata, água cristalina e um rio que desemboca no mar. Nesta praia não tem nenhuma barraca, vendedor ambulante, nada do tipo. Apenas natureza.

Praia da Parnaioca
Praia da Parnaioca
Praia da Parnaioca por outro ângulo
Praia da Parnaioca por outro ângulo
Parnaioca também tem água cristalina, com boa visibilidade para snorkeling
Parnaioca também tem água cristalina, com boa visibilidade para snorkeling

A praia seguinte é uma das mais esperadas do passeio, a famosa praia do Aventureiro, onde tem alguns restaurantes e casas. Na minha opinião, não é a praia mais bonita, apesar de também ter areia branca e água cristalina, mas ganhou fama por causa do coqueiro torto, que ajuda a compor belas fotos da praia. Dica: assim que descer do barco, corra para o coqueiro, pois todo mundo que fazer foto lá e as pessoas demoram muito fazendo várias poses. No começo, até conseguimos organizar uma fila para as fotos, mas depois as pessoas começam a desrespeitar, entrar nas fotos dos outros.

Chegando na Praia do Aventureiro
Chegando na Praia do Aventureiro
O famoso coqueiro da Praia do Aventureiro
O famoso coqueiro da Praia do Aventureiro

Outra praia maravilhosa que faz parte do passeio é a praia dos Meros, que tem uma pequena faixa de areia, delimitada por uma cerca de uma propriedade privada. Esta praia também tem águas cristalinas, e, como quase todas praias da Ilha Grande, está cercada por muita mata e rochas.

Praia dos Meros
Praia dos Meros

A nossa parada para almoço e última parada do passeio foi a praia de Maguariqueçaba. O almoço não está incluído no passeio, mas cada agência tem o seu restaurante parceiro e os pedidos são anotados ao longo do dia para quando chegamos na praia, o almoço já está praticamente pronto. Se quiser também, é possível comer em outros restaurantes, já que nesta praia tem várias opções, ou petiscar.

Maguariqueçaba, local da nossa parada para almoço
Maguariqueçaba, local da nossa parada para almoço

Como o dia de passeio é longo e a parada para o almoço é já no fim da tarde, recomendo levar lanches, água e se quiser, também pode levar bebida alcoólica. Não se esqueçam do protetor solar e dos óculos escuros, pois na lancha são poucos os espaços cobertos. E, claro, toalha ou canga para se enxugar, pois como a água da Ilha Grande é muito gelada, faz bastante frio depois com o vento na lancha (por isso, escolhi sentar no sol também).

O passeio é bem tranquilo, então, pode ser feito com crianças e pessoas mais velhas. A única dificuldade são os pontos de entrada e saída da lancha, que sempre tem que cair na água e ir caminhando até a areia. Em cada praia é feita normalmente uma parada de cerca de 40 minutos.

Na baixa estação, pagamos R$ 140 (junho de 2017) por pessoa no passeio com a agência Nativos. Mas os preços dependem da temporada, da agência e da negociação.

Outro passeio imperdível na Ilha Grande é a Praia de Lopes Mendes, sobre o qual já escrevi neste post:

Ilha Grande-RJ: Praia de Lopes Mendes, uma das mais bonitas do Brasil

Reserve sua hospedagem na Ilha Grande – RJ 

Quer viajar para o Rio de Janeiro? Confira estas promoções que encontramos para você!

Compras coletivas: saiba o que fazer para comprar pacotes de viagens ou hospedagem com descontos e segurança

Olá viajantes!

Angra dos Reis Guest House
Angra dos Reis Guest House, comprei pacote em site de compras coletivas

Como vocês já devem ter visto na minha bio aqui no blog, sou diretora de um site de compras coletivas em Natal.  E nesta segunda (17), no #TurismoemDebate, discussão realizada no Twitter por vários blogueiros de viagens, o tema debatido foi “Compras Coletivas: no fim das contas vale a pena?”. Então, resolvi listar para vocês algumas precauções que devem ser tomadas antes de comprar um pacote de viagem ou hospedagem em um site de compra coletivas para que dê tudo certo e sua viagem não se torne uma dor de cabeça.

Antes deixo claro, que falo também na condição de cliente, pois já tive experiências ótimas com hospedagens que conheci e contratei por meio dos sites de compras coletivas. Duas delas, inclusive, já relatei aqui: a Guest House em Angra dos Reis e a Pousada Pedra Grande, em Monte das Gameleiras (RN).

  

Pousada Pedra Grande também conheci por meio de compra em um site de compra coletiva

Vamos às dicas:

Continue reading Compras coletivas: saiba o que fazer para comprar pacotes de viagens ou hospedagem com descontos e segurança


Angra dos Reis: o cenário de novela existe!

Chegamos a Paquetá

Olá viajantes!

O post de hoje é sobre a bela Angra dos Reis. Compartilhe com vocês os dois belos dias em que estive no incrível condomínio Porto do Frade.

Boa viagem!

Angra dos Reis reúne em um só lugar, belezas naturais, luxo e muito glamour. Pelo menos é assim nas novelas globais. Também não é a toa que os ricos e famosos brasileiros que se prezem tem ilhas ou pelo menos uma mansão no município. E foi em busca desse cenário de novela, uma paraíso com 365 ilhas, uma para cada dia do ano e mais de 2 mil praias, que escolhi Angra como um dos destinos a ser visitado durante o intervalo dos dois finais de semana de shows do Rock in Rio, em setembro de 2011.

Continue reading Angra dos Reis: o cenário de novela existe!


Planejando um roteiro de viagem

Olá viajantes,

Logo no post de apresentação do blog, em fevereiro, prometi a vocês que o Compartilhe Viagens traria, além de histórias de viajantes, dicas minhas. Bem, o CV está com mais de um mês e até então não havia publicado nenhum post com dicas. Então, chegou a hora! E para começar, decidi ajudar a vocês a preparar seus roteiros de viagens.

Bem, quem costuma comprar pacotes prontos em agências de viagens, não tem que se preocupar com isso. É mais seguro e mais cômodo. Em compensação, tem que seguir o que está definido no roteiro da agência. Já quem viaja por conta própria, tem a oportunidade de escolher os lugares que irá visitar, os restaurantes, pontos turísticos etc. Só que isso dá um trabalho danado! Mas é muito gostoso de fazer!

Como já disse irei viajar para Europa no próximo mês de maio. No entanto, essa viagem começou bem antes, desde outubro quando comecei a planejá-la e tenho certeza que esse planejamento só irá acabar na hora do embarque!

Então, quer saber como organizar um roteiro de viagem?

Continue reading Planejando um roteiro de viagem


Rock in Rio: viajando para um grande evento

Olá viajantes!

Hoje compartilho com vocês uma das melhores viagens que já fiz, quando fui ao Rio de Janeiro para o Rock in Rio, no ano passado, e realizei um sonho da adolescência. O evento que chegou a dar espaço de uma década entre uma edição e outra, já tem sua 5ª edição confirmada para setembro de 2013.

Foram 11 dias de muita diversão no Rio e entre um show e outro, aproveitei para bater muita perna e conhecer um pouco a Cidade Maravilhosa.

Boa viagem!

Continue reading Rock in Rio: viajando para um grande evento


Um sonho em Búzios (RJ)

Olá viajantes,

Esta semana, recebemos tanta colaboração de viajantes, que nos apresentaram destinos encantadores, que pensei que ia ficar de fora. Mas, reservei para esta sexta-feira, um post especial sobre uma das viagens mais inesquecíveis que já fiz. Hoje lhes apresento: Armação de Búzios, no Rio de Janeiro, que esta semana foi eleita o melhor destino turístico de sol e praia do mundo em votação realizada pelo Salão Internacional de Turismo, Arte e Cultura (Euroal), desbancando Ibiza (ESP) e Cancun (MEX). O prêmio levou em consideração os atrativos arquitetônicos, culturais e belezas naturais.

Boa viagem!

Continue reading Um sonho em Búzios (RJ)