Valle Calchaquies – De Cachi a Salta
No terceiro e último dia da viagem de carro pelo Valle Calchaquies, visitamos uma das atrações mais famosas da província de Salta, o Parque Nacional los Cardones.
Os cardones são um tipo de cactos que chegam a 10 metros de altura. Na verdade, os sobreviventes, pois nos primeiros 8 ou 10 anos, os Cardones chegam a apenas 5 cm e tem pouca capacidade de armazenar água e , por isso, podem morrer.
Antes de chegar ao parque, pudemos admirar a beleza dos picos do Nevado de Cachi.
O Parque Nacional los Cardones ocupa uma área de 65 mil hectares. E a entrada é gratuita.
Existem alguns mirantes em que é possível ver o parque do alto e ter uma visão melhor da imensidão de Los Cardones.
Depois do parque, no caminho de volta até Salta, fizemos poucas paradas, uma delas na Piedra del Mollino, a 3.457 metros de altitude, onde fica a capela de San Rafael. O lugar é tão alto que não dava para ver nada lá embaixo, com tudo coberto por névoa.
A estrada depois desse ponto é bem estreita e sinuosa, além de vários trechos estarem com neblina, devido a altitude. Então, atenção redobrada neste trecho.
De Cachi a Salta são 160 km, cerca de 3h de carro sem contar as paradas. Recomendo, então, se organizar para devolver o carro apenas no dia seguinte para aproveitar o dia com mais calma.
Lembro que Salta é uma cidade muito bonita e interessante, então, não esqueça de reservar no mínimo um dia (foi o tempo que ficamos, mas recomendo mais também) para conhecê-la. O nosso roteiro na cidade já está aqui no blog: