San Pedro do Atacama é uma cidade que vive, praticamente, em função do turismo. O centrinho da cidade é quase todo de pousadas, agências de viagem, restaurantes, bares e lojas de souvenir. O movimento de turistas é grande por lá, de dia e à noite. Com tantas opções, é difícil escolher onde se hospedar. Nas duas vezes em que estivemos no Atacama, em 2015 e, agora em 2017, não ficamos hospedados no centro, mas um pouco mais afastados, o que é ótimo para quem procura mais sossego e quer ficar mais em contato com a natureza e, também, na maioria dos casos, mais barato. Nesta nossa última ida, em maio de 2017, nos hospedamos na Casa Sorbac*, um Bed & Breakfast, com quartos privativos e compartilhados, que fica a menos de 3km do centrinho de San Pedro e tem vista para a Pukará de Quitor (foto destaque). Neste post, vou fazer um review sobre a nossa experiência lá.

A Casa Sorbac é uma hospedagem relativamente nova no Atacama. Começou a funcionar em outubro de 2016 e pertence aos mesmos donos da agência Sorbac, que já funciona desde abril do mesmo ano.

Pukará de Quitor vista da Casa Sorbac
Pukará de Quitor vista da Casa Sorbac

Como mencionei, a Casa fica próxima à Pukará de Quitor, uma fortaleza pré-colombiana, que é uma das atrações turísticas do Atacama e está a apenas 600 metros e pode ser vista da mesa onde é servido o café da manhã. No entorno da casa tem também muito verde, um rio e vista para vulcões. Mas o mais incrível é à noite, o céu completamente estrelado, já que está distante das luzes da cidade.

A casa fica em um lugar mais isolado, então, como eu disse, é mais recomendável para quem busca sossego e quer ficar mais próximo da natureza do deserto. Para chegarmos lá foi fácil porque fizemos o transfer com a empresa recomendada por eles, a Pampa, que nos levou do aeroporto de Calama até lá. Se for com outra empresa, certifique-se de que eles sabem onde fica a Casa.

A estrutura da Casa conta com 4 quartos, sendo 2 compartilhados e 2 privados, todos com banheiro dentro. Mas, apesar dos quartos compartilhados, a Sorbac está mais para um Bed and Breakfast do que um hostel.

Nosso quarto privativo na Casa Sorbac
Nosso quarto privativo na Casa Sorbac
Nosso quarto privativo na Casa Sorbac
Nosso quarto privativo na Casa Sorbac
Quarto compartilhado
Quarto compartilhado

Nós ficamos em um quarto privativo, enorme, com cama de casal, beliche e um sofá cama. O banheiro também era bem espaçoso. Tudo muito limpo e organizadinho. Julie ficou em um quarto compartilhado, com 6 camas e também banheiro interno. A estrutura da casa conta ainda com uma cozinha, que pode ser utilizada pelos hóspedes, uma sala de tv, uma grande mesa onde todos tomam café da manhã juntos com a vista para Pukará e uma área aberta com sofazinhos, almofadas e churrasqueira.

Área e Sala de TV
Área e Sala de TV
Espaço aberto com sofás e churrasqueira
Espaço aberto com sofás e churrasqueira

A única coisa que senti falta no quarto foi de calefação, pois em maio já estava fazendo frio (mínima de uns 6 graus) e os cobertores não estavam dando conta. Mas eles nos explicaram que, para o inverno (este é o primeiro ano de inverno da Casa), iriam equipar os quartos com estufa. A Wifi também não funciona tão bem, mas isso sei que é um problema mais do Atacama do que da Casa.

Mesa farta do café da manhã e a turma hospedada quando estivemos lá
Mesa farta do café da manhã e a turma hospedada quando estivemos lá

O café da manhã está incluído na diária e é fartíssimo e delicioso, com muitas frutas, pães, ovos, iogurte, queijo, leite, café, suco, chá. Paz, a senhora que preparava o café e cuidava da limpeza, é uma simpatia e trata todo mundo como uma mãezona. E os meninos que são os donos da agência e da casa, Pablo, Nicolas, Pedro Pablo e Fabian, são muito gente boa. Alguns deles falam portunhol e entendem português muito bem. Os demais hóspedes, que estavam no período que estivemos lá, também eram muito bacanas.

3 dos 4 sócios da Casa Sorbac
3 dos 4 sócios da Casa Sorbac: Fabian, Nicolas e Pedro Pablo, que está “olhando” para Pablo, faltando na foto! hehe

Para ir e voltar ao centro da Casa Sorbac, o ideal é que você alugue uma bicicleta (eles alugam na casa também), afinal ida e volta são quase 6km, mas também fomos caminhando algumas vezes, e como o caminho é muito bonito, vale a caminha. Mas não se esqueça de perguntar o melhor caminho para não se perder (aconteceu no primeiro dia com a gente! kkkk). Em outras vezes, o pessoal da casa nos deu carona. Se você quiser sair à noite, também pode pegar um táxi.

Vista para o vulcão Lincancabur, do primeiro andar da casa
Vista para o vulcão Lincancabur, do primeiro andar da casa

Uma boa também é fazer os passeios com a própria Sorbac porque aí não é preciso ficar indo tanto ao centro (mas outras agências também buscam lá).

A agência Sorbac foi criada para ter como diferencial o foco no turismo de aventura e oferece atividades de vulcanismo, montanhismo, trekking, acampamento, passeios de bicicleta. Um dos meninos, Pablo, é guia de montanha, e tem o certificado de WAFA (primeiros socorros em áreas remotas).

Com Julie, pedalando próximo a Casa Sorbac
Com Julie, pedalando próximo a Casa Sorbac

Eles também têm os tours clássicos, oferecidos pelas agências do Atacama, mas sempre com uma pegada mais de aventura. Por exemplo, Termas de Puritama com trekking, Valle del Arco-íris e Lagunas Escondidas com tour de bicicleta e acampamento, Valle de La Muerte com Sandbording.

Como falei, a Casa Sorbac tem menos de um ano e os meninos, pelo que me falaram, estão trabalhando em melhorias, como as estufas nos quartos e também pensam em ter alguns horários para fazer um “transfer” da pousada para o centro.

Uma curiosidade que eu tinha é sobre o significado de Sorbac, que é nada mais que “Cabros”, ao contrário. Cabros, no Chile, tem um significado de garotos, moleques, meninos e também uma forma também de tratar os amigos.

Quem tiver interesse de saber mais sobre a Sorbac, esté o site deles:

www.sorbac.com

https://www.sorbac.com/casa-sorbac
hola@sorbac.com

+56 9 – 88993782 | 42942468

IG: sorbac.atacama

* O Compartilhe Viagens recebeu desconto na hospedagem na Casa Sorbac, mas com o compromisso de que toda a opinião emitida no texto fosse verdadeira e autêntica, como em todos os posts que escrevemos.

Leia também:

De bicicleta pelo Deserto do Atacama – Valle de La Muerte e mirantes do Valle de La Luna

Quer viajar para o Atacama? Confira estas promoções que encontramos para você!

Comentários