Recentemente as companhias aéreas têm feito muitas promoções de passagens aéreas do Brasil para a Cidade do Panamá. E muita gente deixa passar, por desconhecer os atrativos da cidade. Mas a capital do Panamá é bonita, moderna e muito atrativa para quem deseja fazer compras, com preços quase iguais aos praticados nos Estados Unidos. E o melhor: brasileiros não precisam de visto para visitá-la, apenas passaporte. Além disso, Cidade do Panamá é a porta de entrada para outros destinos do país, que tem belíssimas praias, tanto no Pacífico quanto no Caribe e também bonitos destinos de ecoturismo.
Como chegar
O aeroporto que atende a Cidade do Panamá é o Aeroporto Internacional Tocumen, que fica a 24 km de distância. Para quem vem direto do Brasil, as companhias aéreas que oferecem o trecho são Copa Airlines, voos direto, e Avianca, com conexões em Bogotá.
Para quem está mochilando pela América do Sul ou Central existem ainda as opções de chegar ao Panamá de ônibus pela Costa Rica ou de barco pela Colômbia, que foi a nossa opção.
Onde ficar
Cidade do Panamá oferece boas opções de hotéis e hostels. Muita gente prefere hospedar-se em Casco Viejo. Esta é uma boa opção para quem vai ficar poucos dias, uma ou duas noite e só terá tempo para conhecer essa região. Para quem pretende ficar mais tempo, o bairro de Marbella, próximo a av. Balboa, é uma opção mais interessante, pois está melhor localizado para outros atrativos da cidade.
Nós nos hospedamos em Los Mostros, em Marbella. Esse foi um dos melhores hostels que já ficamos nas Américas. Muito organizado, limpo, com piscina, café da manhã, um bar e restaurante super bonito e com áreas comuns bonitas e espaçosas. O preço está na faixa de outros hostels da Cidade do Panamá.
Transporte
Em Ciudad do Panamá, a melhor opção para se locomover é quase sempre táxi, pois são bem baratos. O único problema é que eles não têm taxímetro, então, é preciso negociar com os taxistas. Mas as corridas, em geral, custam entre 3 e 5 USD. Sempre antes pergunte no seu hotel ou hostel quanto custa, em média, o trecho que você pretende fazer. Uma opção mais econômica é fazer uso do táxi compartilhado, que significa que você irá dividir táxi com outros passageiros, que têm destinos diferentes. Nesse caso, nada de pressa.
Os ônibus também são uma opção, especialmente para longas distâncias em que os táxis podem sair caros. Existem dois tipos de ônibus. Os tradicionais, chamados de Diablos Rojos, que são ônibus antigos no modelo “escolar”, só que todo enfeitado e colorido. Normalmente, os cobradores ficam gritando o destino, que também está escrito no parabrisas, para disputar passageiros com os outros ônibus. Nos Diablos Rojos é possível pagar em dinheiro. As tarifas custam 0,25 USD.
Os ônibus modernos são o Metrobus, novíssimos e confortáveis. Mas para circular neles é preciso ter um cartão. Um macete é pedir a alguém para passar o cartão por você e você paga a pessoa em dinheiro.
As tarifas do Metrobus começam a partir de 0,25 a 1,25 USD.
Segurança
Cidade do Panamá é bastante segura, especialmente nas áreas turísticas. Dá para caminhar, inclusive, à noite com bastante segurança, tendo claro, os cuidados básicos de ter atenção aos seus pertences para evitar furto e também evitar áreas escuras.
O que fazer
O Casco Viejo é um dos lugares mais visitados da cidade. É uma região antiga, construída depois de 1671, com casas coloniais, igrejas, praças, museus, centros de artesanato. Lá também está o Palácio Nacional, mas que não é aberto a visitas. Os principais lugares a serem visitados no Casco Viejo são a Catedral, o Palácio Presidencial (só é possível ver de fora e um pouco distante), Plaza de la Independencia, Teatro Nacional, Paseo de las Bovedas, Plaza Francia, Iglesia de San José, Plaza Bolívar, Ruínas da Companhia de Jesus, Teatro Nacional e o Convento Santo Domingo.
No Casco Viejo também há vários bares e restaurantes. Ideal passear por lá num fim de tarde e aproveitar as promoções de happy hour.
Para quem tem mais tempo na cidade e gosta de sítios arqueológicos, pode visitar também Panamá Viejo, que são as ruínas da primeira cidade, que foi destruída em 1671 pelo corsário Henry Morgan. Declarado como Patrimônio Mundial da Unesco, hoje restam as ruínas da catedral, do convento Santo Domingo, igreja de San José, hospital San Juan de Dios e da prefeitura. Há também um museu, que explica um pouco da história da Ciudad do Panamá e como a velha cidade foi destruída.
A visita a Panamá Viejo está aberta de terça a domingo, das 8h30 às 16h30. A entrada do Museu, parque e mirador custa 7,00 USD. É possível chegar a Panamá Viejo de ônibus. A parada é Centro de Visitação Turística.
O lugar mais visitado de Cidade de Panamá é, sem dúvida, o Canal do Panamá. O lock mais próximo é o Miraflores, cerca de 30 minutos de distância, e é possível fazer um passeio de meio dia para conhecer o canal. Depois publicarei um post explicando melhor como fazer essa visita.
Cidade do Panamá tem mar, mas não tem praia. Mas tem uma orla bem bonita, ao longo da avenida Balboa, com diversos espaços para a prática de atividades físicas, que vale a pena a caminhada ou alugar uma bicicleta.
Compras
Cidade do Panamá é um ótimo destino para quem quer fazer compras. A cidade tem muitos shoppings, com grifes famosas, e oferece preços bastante competitivos, quase iguais aos praticados nos Estados Unidos.
Os shoppings que merecem uma visita são: Multiplaza Pacific Mall, Multicentro, Albrook Mall. Esse último é gigantesco e garante ser o maior shopping da América Latina.
Atenção: a moeda do Panamá é o Balboa, mas na verdade existem apenas moedas de Balboa, as notas usadas são de dólar americano e a cotação do Balboa é sempre igual a da moeda americana.
Para onde ir depois…
Depois de Cidade do Panamá, explore as belíssimas praias panamenhas. O arquipélago de San Blas é imperdível. Nós fizemos o tour saindo da Colômbia. Mas da Cidade do Panamá é possível fazer em uma ou duas noites. Várias agências oferecem este tour.
Também não deixe de ir ao arquipélago de Bocas del Toro. É possível chegar lá em ônibus noturno, saindo da estação de Albrook, + barco, que é a opção mais econômica, ou em pequenos aviões.
Mais próximo a Cidade do Panamá também há outras belas praias, tanto do lado do Pacífico, quanto do Caribe.
Para quem curte ecoturismo, o destino mais famoso é Boquete (é esse nome mesmo! haha).