Roteiro – Dia 3
East Side Gallery
É a parte mais famosa do Muro de Berlim, onde as paredes foram pintadas com diversos painéis. A East Side Gallery é a maior galeria a céu aberto do mundo, com 1.316 metros. Os painéis foram pintados entre fevereiro e setembro de 1990, após a derrubada do muro e renovados em 2009. No total são 101 imagens que foram pintadas para comemorar a queda do muro e algumas delas fazem protestos.
http://www.eastsidegallery-berlin.de/
Brandenburg Tor
O portão Brandemburgo é o símbolo mais famoso de Berlim, construído entre 1788 e 1791. Durante o período do muro de Berlim, foi símbolo da divisão da cidade e hoje é símbolo de unidade.
O projeto do Brandemburgo foi baseado no Propylaea, da Acrópole de Atenas, em estilo neoclássico. A escultura no alto do portão foi colocada em 1793 e ao longo dos anos já foi derrubada por três vezes. Após a derrota da Prússia em 1806, Napoleão a levou para Paris. Mas com a vitória da Aliança, foi recuperada 8 anos depois.
O interessante é visitar o portão durante o dia e voltar à noite também para vê-lo iluminado.
Memorial dos Judeus Mortos na Europa (Memorial do Holocausto)
Próximo ao portão de Brandenburgo está o impressionante Memorial dos Judeus Mortos na Europa, conhecido como Mermorial do Holocausto. É um dos lugares mais emocionantes de Berlim. Uma área de 19 mil metros quadrados aberta com 2.711 blocos de concreto, de 2,38m de comprimento por 0,95m de largura e altura variada desde 0,2m até 4,8m, que representam os judeus mortos durante a segunda guerra.
O memorial, no entanto, não é apenas a escultura de blocos. Embaixo dos blocos está o memorial propriamente, um museu, chamado de centro de informação. São 900 metros quadrados de exposição e nele está, inclusive, uma sala com os nomes de todos os judeus mortos pelo nazismo.
A visita é gratuita, mas existem tours com guias pagos.
Horário: De abril-setembro, de terça a domingo, das 10h às 20h. Outubro a Março, de terça a domingo, das 10h às 19h. Última admissão 45 minutos antes do horário de fechamento. Fechado de 24 a 26 de dezembro.
http://www.stiftung-denkmal.de/startseite.html
Avenida Unter den Linden
O portão de Brandenburgo fica na avenida Unter den linden, que é a principal de Berlim-leste. Também ficam nesta rua a Ópera Estatal, a embaixada Russa, o museu histórico, a Universidade Humboldt, o museu Guggenheim de Berlim e o Berliner Dom.
A avenida vale ser visitada de dia e à noite também.
Kurfürstendamm (Kudamm)
Já a Kurfürstendamm ou Kudamm é a avenida principal de Berlim oeste, uma rua comercial que se desenvolveu no século 19 e no início do século 20. No período da divisão de Berlim, o centro de Berlim Oeste funcionava nesta região.
Nesta avenida estão lojas de marcas de luxo e também populares.
Além de arquitetura, arte e história, Berlim tem um vida cultural rica e uma das noites mais famosas da Europa. Em uma das nossas saídas à noite, conhecemos a Soda Berlin.
Os dias que ficamos em Berlim não foram o bastante para conhecer tudo o que gostaríamos, mas foram suficientes para criarmos um forte envolvimento com a cidade, que merece muitas visitas.
Post atualizado em 29 de junho de 2017.
Compre ingressos com desconto para as principais atrações de Berlim e não perca tempo em filas.
Viaje tranquilo! Para isso, é imprescindível fazer um seguro viagem. Faça sua cotação com a Mondial Assistance.
Viaje com internet ilimitada com o plano de dados da EasySim4u, que funciona em até 140 países.
Quer uma viagem sob medida? Contrate nosso roteiro personalizado!
* O Compartilhe Viagens se mantém com as comissões que recebemos dos programas de afiliados dos quais somos parceiros,como o Booking.com, a Rentalcars.com, Ticketbar, Mondial Assistance, Real Seguros.Você contrata o serviço desejado com empresas de confiança, sem pagar nada mais por isso, e ainda ajuda ao blog.